Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Café

Tecnologia agiliza o processo de classificação do café

Batizada de CoffeeClass, ferramenta desenvolvida pela Embrapa analisa a qualidade global do grão de café

Em entrevista ao canal Brasil Rural, Ednaldo Ferreira, pesquisador da EMBRAPA Instrumentação, falou sobre a tecnologia usada para agilizar o processo de classificação do café.

De acordo com o pesquisador, a CoffeClass é uma ferramenta que analisa a qualidade global do café. “O que o CoffeeClass faz é imitar o processo que a Associação Brasileira da Indústria do Café tem feito, que é dividir a qualidade do café em classes: gourmet, para café de altíssima qualidade; superior; tradicional ou extraforte; e cafés não recomendados para consumo. O que o Coffee Class faz hoje é, a partir do pó, atribuir essa classe de qualidade. Estamos tentando evoluir a tecnologia para que se aproxime mais do degustador.”

Segundo ele, a tecnologia vai auxiliar nas diversas etapas do café em que o profissional não pode estar presente, desde a produção até o consumidor. Por exemplo, quando o grão sai do campo, o produtor pode saber da qualidade do café usando o coffe class, para testar a qualidade da produção e saber se o café é de alto padrão. E, na outra ponta, o consumidor que está em uma cafeteria ou em uma loja especializada, pode saber se o produto que está adquirindo tem qualidade.

Powered by Rock Convert

Related posts

Encontro de Gestão de Cafeicultores começa amanhã em Uberlândia (MG)

Palinialves promove dia de campo em Muzambinho (MG) no dia 18/06

[Silas Brasileiro] – Balanço Semanal do CNC — 29/01 a 02/02/2018

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário