Image default
ARTIGOS

[Coriolano Xavier] – Discutindo a comunicação do agro, sob ângulos diferentes

CORIOLANO XAVIER
Membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor da ESPM

www.agriculturasustentavel.org.br

Em janeiro próximo, de 21 a 23, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) realizará um curso voltado à Comunicação no Agro, dentro de sua programação de cursos de férias. “Ângulos Estratégicos de Comunicação e Outros Serviços de Marketing, no Agro”. Este é o nome do curso, que pretende discutir e refletir com os alunos sobre os principais desafios de comunicação que as cadeias produtivas do setor enfrentarão nos próximos anos.

O curso vai abordar questões relacionadas ao planejamento e formulação de estratégias de comunicação e de outros serviços de marketing (promoção, trade marketing, eventos, relacionamento com clientes), principalmente nos segmentos da indústria de insumos e da produção agropecuária. Sempre sob uma visão conceitual e sob um olhar prático do desenvolvimento das ações.

Outros detalhes do programa podem ser conferidos no site do curso*. Entre seus pontos de novidade, está a discussão das variáveis de ambiente mercadológico que se colocam para as marcas, em sua tarefa de construir confiança e conquistar licença social nas dimensões econômica, política e cultural da sociedade. Também a questão da hegemonia do marketing educativo, no setor.

O curso – sob minha organização – foi pensado para jovens profissionais do setor de insumos e serviços para o agro; por exemplo, aqueles de graduação recente e trabalhando como analista ou coordenação de marketing, assim como aqueles de primeira gerência, em amadurecimento. Também para empreendedores da produção agropecuária e seus quadros de gestão, e ainda profissionais de cooperativas, distribuição de insumos e serviços de tecnologia.

Sempre se fala que o agro não comunica bem. Neste curso os jovens profissionais da área terão um espaço para refletir e discutir sobre este recorrente e apaixonado tema. Será que o agro se comunica mal, mesmo sendo um dos setores bem-sucedidos da economia? Ou será que os cenários de comunicação estão a tal ponto disruptivos, que impedem a sedimentação das mensagens de marketing?

(*)https://www.espm.br/educacao_continuada/angulos-estrategicos-da-comunicacao-e-outros-servicos-de-marketing-no-agro/ O curso acontecerá à noite, das 19h30 às 22h30, em São Paulo/SP.

Related posts

[Glayk Humberto e Vânia Mirelle] – Nutrigenômica: a nova tendência da biotecnologia do genoma na nutrição animal

Mario

[Paulo Trani] – A CATI vai mudar para CDRS ? O que é isso, “Cara Pálida”?

Mario

[Roberta Zuge] – Acordo com a União Europeia: bem-estar animal em evidência

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais