fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café EVENTOS - DESTAQUES Máquinas e Implementos

1ª ALTA CAFÉ: temas diferenciados e pesquisadores renomados no Workshop

A Comissão Organizadora divulgou, na último sexta-feira (21/02) a Programação Oficial do Workshop: Tecnologia e Inovação na Produção Cafeeira, evento de difusão de informação da grade de atividades da 1ª ALTA CAFÉ – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana, que acontecerá de 03 a 05 de março de 2020, no Villa Eventos, em Franca (SP).

“Buscamos organizar um workshop diferenciado, com a participação de palestrantes e pesquisadores de renome, mas com temas mais atuais, tecnológicos, totalmente diferenciados dos que já acontecem tradicionalmente”, explicou José Henrique Mendonça, presidente da AEAGRO (Associação dos Empreendedores do Agronegócio de Franca e região) e do Sindicato Rural de Franca, instituições realizadores do evento.

Outro diferencial do workshop está no formato do workshop. “A Comissão Organizadora considerou que todos os 10 profissionais participantes do workshop deveriam realizar apresentações, não uma palestra. Assim, serão abordagens rápidas, com no máximo 20-30 minutos. Queremos uma interação maior do público (do cafeicultor visitante) para com o palestrante. Mas também para com a feira. A Comissão Organizadora não fará um workshop em que o público fique preso numa sala enquanto a feira acontece numa outra área”, explicou Carlos Arantes, gerente institucional da 1ª ALTA CAFÉ.

CAFÉ E ÁREA DE CONVIVÊNCIA

A integração das atividades a serem realizadas durante a feira é um dos pontos importantes do evento. Mesmo sendo atividades diferenciadas, as apresentações do workshop estarão integradas com os estandes dos expositores num local específico: o Café e a Área de Convivência.

“Idealizamos um espaço diferenciado na feira, com 300 metros quadrados, onde reuniremos marcas de cafés da Região da Mogiana e muitas mesas e cadeiras, que além de promover as suas marcas, contemplarão o encontro dos palestrantes com os cafeicultores visitantes. É neste espaço que as perguntas serão feitas, as dúvidas serão resolvidas e os encontros serão organizados. Tudo regado aos melhores cafés de nossa região”, afirmou José Henrique Mendonça.

Confira toda a programação do Workshop:

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CAFEEIRA

PAINEL 1 – DIA 03/03/2020 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

MANHÃ
[1] – 9h00 às 9h20 = NEXDRONES = GUILHERME RIBEIRO SANTOS
PERFIL = Engenheiro Agrônomo, formado pela Unipinhal, em 2006, trabalha como Consultor do Grupo Tonin Agropecuária e empresas como BASF, Ihara e Siga Agrosoluções.
TEMA = Tecnologias para a Cafeicultura Sustentável de Alta Produtividade
BREVE DESCRIÇÃO = Utilização do drone para análises de saúde vegetal, pulverização com drone e liberação de biológicos, bem como a utilização de produtos biológicos associados ao manejo químico visando a melhoria da performance do controle de pragas e doenças.

[2] – 9h20 às 9h40 = AGRO OZÔNIO = CELINA MARTINS RAMALHO e CYBELE SILVA
PERFIL =
– Celina Ramalho: doutora em Economia pela EESP-FGV. Diretora da Semear Consultoria. Atua no setor agropecuário há 27 anos, dentro da porteira e em análise setorial.
– Cybele Silva: Economista pela Universidade Mackenzie. Especialista em Relações Internacionais. Consultora Política em projetos de impacto ambiental por 20 anos.
TEMA = Ozônio na Cultura Cafeeira: maior produtividade com sustentabilidade, do plantio à armazenagem.
BREVE DESCRIÇÃO = Apresentar as técnicas e os efeitos do uso do gás ozônio no cultivo do café, desde o plantio até a armazenagem. Por ser o ozônio um gás oxidativo, controla os fungos e bactérias nas etapas de desenvolvimento da raiz do cafeeiro, no controle das pragas do cultivo e no preparo pós-colheita para o armazenamento. Os custos são acessíveis pela substituição dos agrotóxicos e o resultado é sustentável, uma vez que o ozônio é um gás natural.

[3] – 9h40 às 10h = AGRICULTURA DE PRECISÃO = MURILO BETTARELLO
PERFIL = Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/UPS, sócio da ViaVerde Consultoria agropecuária em sistemas tropicais. Fundador do aplicativo IZagro e Presidente da Nuffield Brasil.
TEMA = “Como o Produtor pode iniciar a jornada em Agricultura de Digital”
BREVE DESCRIÇÃO DA APRESENTAÇÃO = Com sua experiência em consultoria e pesquisas sobre uso de tecnologia na agricultura. Murilo irá compartilhar formas do produtor e consultor iniciar a adoção de ferramentas digitais para ajudar em seu manejo do dia a dia.

[4] – 11h às 11h30 = IURI SANTOS
PERFIL = Engenheiro Agrônomo pela Unesp Campus Ilha Solteira, Especialista Agronômico Netafim Brasil.
TEMA = “Tecnologias de manejo e monitoramento da irrigação em Café Arábica”
BREVE DESCRIÇÃO = Ferramentas de monitoramento do clima e umidade do solo são imprescindíveis para decidir quanto e quando irrigar. Atualmente essas ferramentas podem estar aliadas a plataformas digitais e dispositivos móveis trazendo assertividade e celeridade na tomada de decisão.

TARDE
[5] – 14h às 14h30 = OLIVEIRO GUERREIRO FILHO
PERFIL = Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia de Pinhal (1981), Mestre em Genética pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutor em Ciências pela École Nationale Supérieure Argonomique de Montpellier, França (1994). Pesquisador Científico do Centro de Café Alcides Carvalho, Instituto Agronômico (IAC), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo – Estado). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Experiência em Genética e Melhoramento de Plantas. Atua principalmente nas áreas de Resistência de Plantas a Agentes Bióticos; Gestão de Recursos Genéticos; Genética e Melhoramento do Cafeeiro.
TEMA = “Clones de Cafeeiros com Resistência Múltipla a Nematoides do Gênero Meloidogyne”
BREVE DESCRIÇÃO = O palestrante discorrerá sobre o desenvolvimento e as características de uma nova cultivar porta-enxerto constituída por clones de clones de cafeeiros com resistência simultânea aos nematoides Meloidogyne exigua, M. incognita e M. paranaensis.

PAINEL 2 – DIA 04/03/2020 – MANEJOS DIFERENCIADOS PARA A CAFEICULTURA

MANHÃ
[6] – 9h às 9h30 = ALESSANDRO GUIEIRO
PERFIL = Consultor Agronômico. Especialista em fertilidade do solo e nutrição de plantas. Especialista em microbiologia do solo.
TEMA = “Solo Vivo – A Importância de se ter o Mapa Biológico do Solo”
BREVE DESCRIÇÃO = Nosso trabalho é, mapear a vida microbiológica do solo, entender a sua atividade e como ela está interferindo nas produtividades; conter de forma equilibrada micro-organismos patogênicos. Estes, por sua vez, são grandes inimigos invisíveis do cafeeiro, pois atuam destruindo as raízes deixando a planta sem condições de absorver água e sais minerais em volumes suficientes para suprir a demanda, tornando a planta mal nutrida e mais sensível às pragas e doenças. Trabalhamos repovoando o solo criando uma condição favorável à biodiversidade do solo, e isso só possível tendo em mãos o Mapa Biológico.

[7] – 11h às 11h30 = CARLOS AUGUSTO PIMENTEL MENDES
PERFIL = Engenheiro Agrônomo formado pela UFV com especialização em manejo de solos ESALQ/USP. Diretor da Biomix, fundou e presidiu a Abisolo de 2003 a 2006.  Fundador e presidente da INPAS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSUMOS PARA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL de 2012 a 2014. Atualmente é Diretor de Fertilizantes Orgânicos, Organominerais e Biofertilizantes da INPAS.
TEMA = “Insumos e Tecnologias para Produção Sustentável de Café”
BREVE DESCRIÇÃO = A produção do café com qualidade e rastreabilidade se inicia no uso de mudas de procedência e livres de contaminantes, integrado ao manejo conservacionista de solo, com uso de fertilizantes organominerais

TARDE
[8] – 14h às 14h30 = RONALDO CABRERA
PERFIL = Engenheiro Agrônomo pela UFLA – Lavras (MG) em 1994, Mestre e Doutor em Agronomia pelo CENA/ESALQ – Piracicaba (SP). Consultor de empresas.
TEMA = “Manejo Integrado do Perfil do Solo para Altas Produtividades”
BREVE DESCRIÇÃO = A integração de várias técnicas de aprofundamento do sistema radicular das plantas permite o aumento da produtividade. Isso envolve o manejo físico, químico e biológico do solo.

PANEIL 3 – DIA 05/03/2020 – MERCADO

MANHÃ
[9] – 9h às 9h40 = MARCO ANTONIO JACOB
PERFIL = Diretor da Associação dos Cafeicultores do Brasil – SINCAL
TEMA = “OCAFÉ – Organização dos Países Produtores de Café”. O café deve ser tratado com a importância devida, pois é uma ferramenta de inclusão social.
BREVE DESCRIÇÃO = A OCAFÉ e Agenda 2030 da ONU. Aprendendo com a OPEP. O maior aliado dos cafeicultores, os consumidores. Inteligência, basta de cultuar a pobreza.
A Associação dos Cafeicultores do Brasil está empenhada em trazer valor digno ao café, valorizando os cafeicultores do Mundo. Assim sendo, queremos levar ao conhecimento de todos que a cafeicultura tem solução e é uma excelente ferramenta de distribuição de renda. Nós entendemos que o atual sistema é cruel e injusto, e podemos mudar. Propomos uma “Sugestão de uma Política Cafeeira Mundial”, onde já entregamos à várias autoridades, inclusive pessoalmente em audiência com o Vice-Presidente da República, General Mourão, na data de 8 de Maio de 2019.

[10] – 11h às 11h30 = HÉLIO CASALE
PERFIL = Engenheiro Agrônomo desde 1961, formado pela ESALQ – USP,  com especialidade em adubação e nutrição de plantas  e treinamento técnico de homens de campo. Ex-Delegado Regional da Secretaria da Agricultura em Catanduva (SP). Atualmente, consultor autônomo.
TEMA = “Perfil do Profissional de Agronomia”
BREVE DESCRIÇÃO = Como o Profissional de Agronomia deve proceder no convívio do dia a dia na atividade agropecuária. Apresentação das principais legislações, regras e princípios que o profissional deve obedecer, seja qual for a atividade. Abordagem sobre a evolução da população mundial e nossa responsabilidade do Profissional de Agronomia em orientar o agricultor em oferecer comida evitando disputas e guerras.

Serviço:
🗓 Data: 03 a 05 de Março de 2020
⏰ Horário: das 8h as 17h
📍 Local: Villa Eventos – (Rodovia Engenheiro Ronan Rocha, Km 29) – Franca (SP)
💻 Site www.altacafe.com.br
Entrada e estacionamentos gratuitos

Related posts

1ª ALTA CAFÉ: A.Alves destaca na feira os tratores da Série T3F New Holland

Neste domingo (28), Logan da Di Genio será leiloado durante a Expozebu

Revista Attalea Agronegócios

Congresso ANDAV incentiva as melhores práticas de gestão pelo distribuidor de insumos agrícolas

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário