fbpx
Revista Attalea Agronegócios
AgroQuímicos AgroRevendas EVENTOS - DESTAQUES NOTÍCIAS

Yara Brasil realiza em Franca (SP) o 4º Fórum de Nutrição do Café da Alta Mogiana

Com a proposta de difundir informações atualizadas sobre o mercado de fertilizantes em nível Brasil e Mundo, incluindo as perspectivas para 2022, bem como uniformizar conhecimentos junto às revendas agropecuárias da Região da Alta Mogiana acerca da eficiência das diferentes fontes de fertilizantes, a equipe da Yara Brasil promoveu nos dias 15 e 16 de dezembro o 4º Fórum de Nutrição do Café da Alta Mogiana.

Organizado pelo Engº Carlos Mair Santos (CTC Yara Brasil), o evento foi realizado no Hotel Dan Inn, em Franca (SP) e contou com a participação de cafeicultores e representantes das principais revendas agropecuárias da região, incluindo Bolsa Agronegócios e Casa das Sementes.

A primeira palestra foi conduzida pelo Engº Agrº Bruno Martinelli Braga, gerente comercial da Yara Brasil, que abordou com uma riqueza imensa de informações o mercado de fertilizantes em todo o mundo. A proposta foi mostrar ao cafeicultor e ao empresário a importância de se tomar a decisão pode adquirir fertilizantes na época correta, tomando por base:

1)- a “concorrência” por fertilizantes das demais culturas agrícolas brasileiras, como soja, milho (safrinha e verão), cana de açúcar, silvicultura e pastagem em determinadas épocas do ano agrícola;

2)- a “concorrência” de países como a Índia, que passou a comprar fertilizantes em grandes quantidades e acaba provocando fortes elevações de preços no mercado mundial;

3)- os problemas críticos de logística do setor, incluindo os prazos elásticos de importação das matérias primas do Canadá, Rússia, China ou Bielorússia, passando pelas regras rígidas de descarregamento de produtos nos portos que acabam comprometendo sobremaneira os prazos de compra e venda das indústrias e, por fim, nos próprios gargalos logísticos de chegada nos portos, deslocamento até às indústrias, distribuição às revendas agropecuárias e chegada nas propriedades rurais.

Engº Agrº Bruno Martinelli Braga, gerente comercial da Yara Brasil. (Créditos: Revista Attalea Agronegócios)

Na segunda palestra, o Engº Agrº Carlos Mair mostrou ao cafeicultor a importância de se conhecer profundamente a qualidade dos fertilizantes ofertados no mercado brasileiro. Principalmente em não se basear, apenas, na questão financeira. Mas, acima de tudo, na certeza de que este adquiriu um produto com formulação capaz de “entregar o que prometeu”, com as quantidades corretas de macro e micronutrientes, na granulometria adequada que contribui para a melhor distribuição na linha de plantio. Alertou, ainda, para a questão dos organominerais.

Engº Agrº Carlos Mair (CTC Yara Brasil). (Créditos: Revista Attalea Agronegócios).

Na terceira palestra, o Engº Agrº Douglas Ramos Guelfi, Professor Doutor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), abordou o tema: “Tecnologias de Fertilizantes Nitrogenados para Adubação do Cafeeiro”.

No segundo dia do evento foi realizado uma Mesa Redonda com os representantes das principais revendas agropecuárias da Região da Alta Mogiana, abordando o tema: “Fertilizantes NPK: Quais opções temos, como e quando utilizar?” Participaram o Profº Drº Douglas Ramos Guelfi, o CTC Carlos Mair, o EDMs Aislan Aguiar e Lucas Franco.

Engº Agrº Douglas Ramos Guelfi, professor doutor da UFLA. (Créditos: Revista Attalea Agronegócios)

Related posts

Mapa publica IN sobre novos procedimentos de registro de estabelecimentos

Topseed Premium lança 11 novas sementes para horticultura profissional na Hortitec

Revista Attalea Agronegócios

Simpósio de avicultura discutirá qualidade na produção de matrizes

Deixe um comentário