Image default
EVENTOS - DESTAQUES

TOP FARMERS 2018: Na etapa final, especialistas respondem como será o amanhã

Marcando o encerramento de dois dias de muito trabalho, reflexão e desafios, previsões no campo da tecnologia, política e economia feitas por especialistas nos assuntos prenderam a atenção de mais de 300 produtores rurais de grande porte, em especial de soja, milho e algodão (propriedades acima de 5.000 hectares) e café (área de cultivo de 400 hectares ou mais).

A parte dedicada à tecnologia tratou do tema AGRICULTURA DIGITAL – REALIDADE DO PRESENTE E DO FUTURO, foi moderado por Leonardo Sologuren – CEO da Zeus – e teve participação de  da Bayer Crop Science – e Luis Tângari – CEO da Strider.

Após Sologuren apresentar o cenário em que a transformação digital é gestada – as startups ou agtechs –; Nogueira buscou fortalecer o interesse dos presentes pela agricultura digital e seus benefícios, que convergem para tomada de decisão assertiva e ágil com base nos dados gerados na própria propriedade e analisados com eficiência por sistemas de Inteligência Artificial. Ente os resultados efetivos – frisou o líder América do Sul Growth Ventures da Bayer Crop Science – está a possibilidade de gerir a empresa agrícola remotamente e transformar a lavoura em um “laboratório a céu aberto, tirando o melhor da digitalização”.

Entre os benefícios, Sologuren falou sobre a possibilidade de saber a velocidade de plantio, a população média de cada linha de plantio e detectar e resolver falhas de aplicação. “As ferramentas digitais contribuem na definição de metas e objetivos periódicos, vinculados aos ganhos esperados. A próxima evolução envolverá o uso de dados analíticos para tomada de decisões efetivas”, frisou.

Startup que desde maio trabalha em parceria com a Syngenta, a Strider trabalha com mais de 4 milhões de hectares distribuídos pela América Latina, com foco no controle fitossanitário e gestão de máquinas que se integram no sistema de gerenciamento da fazenda, conectando toda a fazenda e identificando os gargalos de operação.

“O software muda a forma de gerir a fazenda”, alertou Tângari, sinalizando que o futuro próximo já está em fase de testes pela empresa e envolve “planejamento de rota de monitoramento que dá o caminho ideal para a coleta de amostras, aumentando em até 30% o trajeto diário dos operadores. Outra solução em desenvolvimento trata da modelagem agronômica para detecção de população de pragas e indicação, pelo sistema, do momento ideal para agir no combate. É uma agricultura preditiva”, resumiu.

Os  CENÁRIOS E PERSPECTIVAS ECONÔMICAS NO CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS serão apresentados por Zeina Latif – economista-chefe da XP Investimentos; e coube ao jornalista William Waack a apresentação dos DESAFIOS DO PRESIDENTE ELEITO.

Juntos, Latif e Waack encerraram os dois dias do Top Farmers 2018.

Em sua apresentação, Latif discorreu sobre cenário nacional e internacional, incluindo comportamento de moedas e, principalmente, do dólar, definindo o cenário externo como desafiador; e alertou para a imprescindibilidade de reformas estruturais, como fiscal e da previdência. “Em um cenário benigno, com as reformas necessárias realizadas, outras agendas serão destravadas, como produtividade do trabalho”, comentou economista-chefe da XP Investimentos, abrindo espaço para a palestra de Waack.

Ressaltando a forma eleitoral com que o presidente eleito começará sua gestão, Waack falou sobre as dificuldades que serão enfrentadas por Jair Bolsonaro, com ênfase ao Congresso eleito, que traz em seu bojo problemas básicos: “Esse parlamento é mais fracionado, tem menos representatividade e há deterioração dos partidos”, resumiu, frisando que será necessário formar as maiorias, contexto em que “ele é refém do Legislativo e vice-versa, e o Legislativo esquece que o presidente pode legislar por Medida Provisória”.

“O que se espera é sabedoria política e uma capacidade muito grande de entendimento de que qualquer solução é impopular. Também será necessário conciliar interesses”,  afirmou ao se dizer “muito otimista com o que vem, avenidas se abriram, mas nada acontece sozinho: depende de todos nós”.

Comemorando os resultados, o Grupo Conecta – responsável pela organização e promoção do evento – garante a realização da edição 2019.

Related posts

YANMAR reúne na Agrishow 2024 portfólio de construção civil e produtos de força

carlos

Nelore leva à 90ª Expozebu mais de 1.148 animais, com 155 expositores de 16 estados

carlos

Coffee of The Year 2019: Inscrições vão até 18 de outubro

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais