Image default
Café

Tecnologia agiliza o processo de classificação do café

Batizada de CoffeeClass, ferramenta desenvolvida pela Embrapa analisa a qualidade global do grão de café

Em entrevista ao canal Brasil Rural, Ednaldo Ferreira, pesquisador da EMBRAPA Instrumentação, falou sobre a tecnologia usada para agilizar o processo de classificação do café.

De acordo com o pesquisador, a CoffeClass é uma ferramenta que analisa a qualidade global do café. “O que o CoffeeClass faz é imitar o processo que a Associação Brasileira da Indústria do Café tem feito, que é dividir a qualidade do café em classes: gourmet, para café de altíssima qualidade; superior; tradicional ou extraforte; e cafés não recomendados para consumo. O que o Coffee Class faz hoje é, a partir do pó, atribuir essa classe de qualidade. Estamos tentando evoluir a tecnologia para que se aproxime mais do degustador.”

Segundo ele, a tecnologia vai auxiliar nas diversas etapas do café em que o profissional não pode estar presente, desde a produção até o consumidor. Por exemplo, quando o grão sai do campo, o produtor pode saber da qualidade do café usando o coffe class, para testar a qualidade da produção e saber se o café é de alto padrão. E, na outra ponta, o consumidor que está em uma cafeteria ou em uma loja especializada, pode saber se o produto que está adquirindo tem qualidade.

Related posts

MAPA divulga representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café

Mario

ENCOFFEE: Gestão do ‘Agronegócio Café’ é tema central de encontro de cafeicultores em Uberlândia (MG)

Mario

[Marcelo Fraga Moreira] – Utilizem as ferramentas que o mercado disponibiliza a seu favor

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais