ENTIDADES DE CLASSEEVENTOS - DESTAQUES

Sebrae-SP realiza 1º Fórum Cidade Empreendedora para a região de Franca

Fórum Cidade Empreendedora discutiu a merenda escolar e a agricultura familiar e as oportunidades para os pequenos produtores da região.

Na manhã desta sexta-feira (9), o Sebrae-SP realizou o 1º Fórum Cidade Empreendedora em Franca, no auditório da Uni-Facef – Unidade II. O objetivo do encontro foi promover o diálogo entre gestores públicos, pequenos produtores da região, educadores, nutricionistas do PNAE e comunidade local sobre os desafios e as oportunidades na integração da agricultura familiar à merenda escolar. O evento foi realizado em parceria com a própria Uni-Facef e o sistema Faesp-Senar/SP.

O tema deste primeiro encontro foi definido com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e nas oportunidades que eles oferecem à agricultura familiar local. O evento contou com a abertura do programa Cidade Empreendedora, gerido pela unidade de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Sebrae-SP, passando ainda por temas como as exigências legais para compra da agricultura familiar; como operacionalizar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Agroecologia; um talk show entre Faesp/Senar-SP, Coorganica, Uni-Facef e Sebrae-SP; além de cases de sucesso.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, esteve presente no evento e discorreu sobre a importância da gestão municipal e o papel do Sebrae que vai muito além de apoiar os pequenos negócios, uma vez que também promove a educação empreendedora e fortalece a governança regional por meio de programas de políticas públicas empreendedoras.

“O programa Cidade Empreendedora tem vários eixos de atuação, mas a agenda transformadora do dia é trabalhar as compras públicas. Quanto mais o orçamento municipal comprar de fornecedores locais, mais o dinheiro fica na região, se multiplica e se torna um fator agregador gigantesco. Essa é a grande oportunidade”, comenta.

Destacando as compras públicas dentro da realidade da merenda escolar e da agricultura familiar, Nelson destaca que o estado de São Paulo possui mais de 75% de produtores rurais enquadráveis como agricultura familiar e enfatiza a necessidade de preparar esses produtores para que eles tenham os produtos ou equivalentes necessários para compor a merenda escolar, além de trabalhar lado a lado com a área de nutrição e compras para que seja produzido um cardápio compatível com a produção da região.

“Esse encontro de quem compra e de quem vende é muito importante, pois a gente acessa mercado para o produtor rural e eliminamos vários elos da cadeia, uma vez que conseguimos um preço melhor no produto e os produtores podem vender sua produção para a Secretaria Municipal de Educação compor a merenda que o próprio filho desse produtor vai comer na escola”, explica.

Para o diretor do Sebrae-SP, existe um aspecto muito profundo dentro do programa Cidade Empreendedora em fortalecer a agricultura familiar, trabalhar os pequenos produtores e fazer os responsáveis pela montagem do cardápio o façam de uma forma compatível com a produção da região. “Essa é uma oportunidade maravilhosa para ajudarmos os pequenos produtores a se desenvolverem, melhorarem a renda, crescerem e girarmos a economia localmente. Assim fortalecemos esse ativo gigantesco que a gente tem que é o valor da nossa terra, da nossa região e a nossa capacidade de produção”, conclui.

Para a secretária municipal de inovação e desenvolvimento de Franca, Lucimara Prado, é muito importante receber esse fórum em Franca, pois ele conecta o pequeno agricultor para ser fornecedor do município. “Esse fórum traz ferramentas para que a gente possa, enquanto gestão pública, melhorar os chamamentos e os critérios do PNAE. Para nós, o desafio é mapear os pequenos agricultores para que eles possam ser qualificados através do Sebrae e do Senar e consigam fornecer para a prefeitura. Assim o dinheiro permanece dentro do município e a gente pode promover esse desenvolvimento e giro econômico dentro da região trazendo qualidade alimentar para as nossas crianças.”

Quem também comemora a realização deste evento é o vice-reitor da Uni-Facef, João Comparini. “Eu vejo esse evento de hoje com muitos bons olhos, pois para os municípios da região, ele acaba conectando duas coisas que interferem na vida das prefeituras e do poder público municipal: o empreendedorismo e a assistência. Estou muito feliz de a Uni-Facef estar junto com o Sebrae em mais essa parceria.”

Marcelo Gasparini, gerente regional do Senar/SP, também esteve presente no evento e compartilhou sua alegria em participar desse encontro em Franca. “Em nome do Senar e do nosso presidente Tirso Meirelles, gostaria de parabenizar o Sebrae de Franca pela iniciativa de conglomerar todo o ecossistema da macrorregião de Franca no sentido de fomentar cada vez mais a agricultura familiar. O Senar está atento em todas as oportunidades de estar presente para trazer sempre mais conhecimento e técnicas que possam ser implementadas no campo; auxiliar o pequeno e o médio produtor rural com assistência técnica gerencial trazendo a gestão no campo, com cursos profissionalizantes fomentando conhecimento e sabedoria rural para todos os produtores.”

Quem também esteve presente no 1º Fórum Cidade Empreendedora foi o presidente do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça. “Estamos aqui hoje representando a agricultura familiar. O Sindicato Rural de Franca, junto à Faesp e ao Senar, vem trazendo desenvolvimento, tecnologia e aprendizagem aos produtores que são tão importantes para a nossa região. A agricultura familiar nas escolas é extremamente essencial para o nosso desenvolvimento e das nossas crianças, atendendo bem todo o setor da nossa região.”

Produtora rural de orgânicos e presidente da Coorgânica, Sabrina Caris comenta que o evento é muito importante para a agricultura familiar, já que essa era uma pauta há muito tempo pleiteada pelos produtores. “Queríamos esse contato junto aos gestores públicos e nutricionistas e agradecemos ao Sebrae por essa oportunidade. A nossa cooperativa nasceu por conta do PNAE. As mulheres se uniram na necessidade de fornecer alimentos para as escolas e aqui na região de Franca é fundamental. Trazemos alimentos saudáveis, produzidos de forma sustentável, ecológica, onde a criança que receber esse alimento vai se alimentar com produtos de melhor valor nutricional.”

Para a gerente regional do Sebrae-SP em Franca, Iroá Arantes, esse fórum é uma forma de trazer investimentos do Governo Federal, na merenda escolar e depositar esse dinheiro na região, dentro da economia local. “Isso beneficia não apenas o produtor da agricultura familiar, mas também o comércio, a indústria e o serviço, já que esse agricultor vai consumir depois na região, localmente também”, explica.

Iroá ainda destaca que essa é uma forma de fortalecer o desenvolvimento regional por meio de uma política pública que pode ser gradativamente aumentada. “Atualmente, o mínimo de compra da merenda escolar da agricultura familiar, exigido por lei, é de 30%, mas isso pode chegar a 100%. Acredito muito que esses recursos fortalecem todos os setores da economia regional. E o Sebrae-SP está trabalhando muito forte essa temática, mas também a inovação, o ecossistema de startups e o atendimento aos MEIs da região de Franca, tudo isso unindo para que a região se fortaleça”, conclui.

Related posts

Bahia Farm Show: Linha de escarificadores é aposta da Piccin para a agricultura baiana

Mario

FEMEC 2019: Sindicato Rural de Uberlândia projeta 55 mil visitantes

Mario

FIIB 2018: Netafim lança sistema inovador de irrigação digital

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais