Bovinos de LeiteNOTÍCIASPolítica Agrícola

São Paulo se prepara para a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

A Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no estado de São Paulo terá início no dia 1º de maio, se estendendo até o dia 31. Atendendo ao Ofício Circular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com objetivo de garantir a oferta oportuna de vacina, foi invertido o calendário de vacinação, sendo que nesta primeira etapa da campanha em 2022 devem ser vacinados aproximadamente 5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idades. O Estado tem hoje um total de 10,8 milhões de bovídeos cadastrados no Sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

Mesmo antes do início da campanha de vacinação contra Febre Aftosa, as equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária percorrem os estabelecimentos que comercializam a vacina para verificar, além do estoque existente, as condições de armazenamento e temperatura. Durante o mês da campanha vão a campo fiscalizar, de modo amostral, as vacinações. Nesse procedimento realizam a verificação da documentação de compra das vacinas, a conservação do produto, do número de animais, a aplicação da vacina e as boas práticas de manejo.

Na realização de atividades externas, a atenção dos médicos-veterinários da Defesa Agropecuária estará focada na investigação epidemiológica para certificar a ausência de qualquer sinal de doenças em animais suscetíveis à febre aftosa. Da mesma forma o criador deve inspecionar seus animais e informar imediatamente o serviço veterinário oficial a ocorrência de qualqu er enfermidade no rebanho.

A vacinação contra a febre aftosa de outros animais é proibida. O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio e o produtor tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho de bovinos e bubalinos e demais espécies (suínos, caprinos, ovinos, equinos e outros) através do sistema Gedave.

Related posts

Curso de Podadora garante produtividade do café no sul de Minas

Mario

Janela aberta para o leite na China, se consolidada, todos ganham.

Mario

Transformações no varejo agrícola brasileiro e seus impactos no mercado de fertilizantes

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais