fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Leite NOTÍCIAS Política Agrícola

São Paulo se prepara para a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

A Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no estado de São Paulo terá início no dia 1º de maio, se estendendo até o dia 31. Atendendo ao Ofício Circular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com objetivo de garantir a oferta oportuna de vacina, foi invertido o calendário de vacinação, sendo que nesta primeira etapa da campanha em 2022 devem ser vacinados aproximadamente 5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idades. O Estado tem hoje um total de 10,8 milhões de bovídeos cadastrados no Sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

Mesmo antes do início da campanha de vacinação contra Febre Aftosa, as equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária percorrem os estabelecimentos que comercializam a vacina para verificar, além do estoque existente, as condições de armazenamento e temperatura. Durante o mês da campanha vão a campo fiscalizar, de modo amostral, as vacinações. Nesse procedimento realizam a verificação da documentação de compra das vacinas, a conservação do produto, do número de animais, a aplicação da vacina e as boas práticas de manejo.

Na realização de atividades externas, a atenção dos médicos-veterinários da Defesa Agropecuária estará focada na investigação epidemiológica para certificar a ausência de qualquer sinal de doenças em animais suscetíveis à febre aftosa. Da mesma forma o criador deve inspecionar seus animais e informar imediatamente o serviço veterinário oficial a ocorrência de qualqu er enfermidade no rebanho.

A vacinação contra a febre aftosa de outros animais é proibida. O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio e o produtor tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho de bovinos e bubalinos e demais espécies (suínos, caprinos, ovinos, equinos e outros) através do sistema Gedave.

Related posts

CAIXA firma parceria com o INCRA para ofertar crédito e educação financeira aos produtores rurais

Revista Attalea Agronegócios

DSM recebe a primeira autorização de mercado completa para o aditivo para rações redutor de metano Bovaer® para carne bovina e laticínios no Brasil e no Chile

Revista Attalea Agronegócios

Blavity®: Agricultores ganham um novo aliado no manejo das lavouras de soja

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário