Empresário Jorge Félix Donadeli almeja movimentar a região com a ampliação da produção de vinhos para comercialização e fomento da economia e turismo.
Minas Gerais é o primeiro lugar que surge na mente de qualquer brasileiro quando se fala em queijo e doce-de-leite. Mas, quando um município mineiro é reconhecido com a melhor produção de vinhos de qualidade, é uma novidade. É o que aconteceu neste ano de 2022 no município de Sacramento (MG), Região do Triângulo Mineiro.
Há 3 anos, o conhecido empresário do setor calçadista em Franca (SP), Jorge Félix Donadelli, plantou 1 hectare de uvas no Vinhedo São Miguel, no distrito de Desemboque, município de Sacramento (MG), Região do Triângulo Mineiro, com a proposta de “movimentar a economia da região”. E com muito estudo e profissionalismo, a Sacramento Vinifer conquistou neste ano dois prêmios importantes. Donadelli é um entusiasta em movimentar a economia da região e vem se dedicando na instalação definitiva da sua vinícola. “Contamos com parceria com a EBV VINHOS – Empresa Brasileira Vinificações, do enólogo uruguaiano, Alejandro Cardozo.
Graças a essa parceria, Donadelli enviou no ano passado as uvas Shiraz da primeira safra de 2021 para Caxias do Sul (RS), de onde foi produzido o primeiro vinho, o “Sabina”. Tanto o vinho tinto quanto o rosé foram premiados no ‘Guia Descorchados 2021’ (leia mais abaixo) disputando e sendo avaliados por mais de 500 vinhos nacionais e outros vindos do Chile, Argentina e Uruguai. O tinto conquistou o 1º lugar de destaque de melhor vinho tinto vinífera; enquanto o rosé conquistou o prêmio revelação. “Feliz e realizado com esse fato histórico em ter a nossa primeira safra mesmo que precoce com uma classificação tão importante. Motivo de orgulho e de saber que estamos no caminho certo de transformar Sacramento na terra do vinho”, destacou Donadelli.

Jorge é membro da APROVIN – Associação dos Produtores de Vinhos de Inverno e por isso sempre buscou mais conhecimento nas informações técnicas da produção e do transporte da sua cultura. Devido ao investimento alto para o processo de vinificação – conservação e acondicionamento para transformação de uvas nos diferentes tipos de vinhos, ele optou por essa terceirização em que consistiu no transporte para o Rio Grande do Sul através de câmeras frias, que segundo ele, chegam refrigeradas na temperatura ideal para a confecção do vinho “Sabina”. De lá, passa-se pelo processo final da escolha do rótulo e a vinificação em grande escala pronta para a comercialização, que será implantada em breve através de uma plataforma e-commerce.
Surpreso com o resultado da sua primeira safra já produzir um vinho que agradou o paladar de quem realmente é expert do assunto, Donadelli já garantiu que a safra deste início de 2022 também será enviada em julho para o sul para a produção de mais rótulos.

GUIA DESCORCHADOS 2022
A edição de março de 2022 do Guia Descorchados, do jornalista chileno Patricio Tapia, foram apreciados mais de 4 mil vinhos, vindos de 230 vinícolas argentinas, 223 chilenas, 35 vinícolas uruguaias e 35 brasileiras. O Brasil, aliás, chegou ao Guia com uma quebra de hegemonia que promete chamar a atenção: o vinho brasileiro mais bem pontuado não foi gaúcho!
“O vinho, que recebeu 93 pontos na avaliação do Guia Descorchados, é o SACRAMENTOS SABINA SYRAH 2021, da Vinícola Sacramentos Vinifer, cujos vinhedos estão na Serra da Canastra (MG). Ele ilustra muito bem os movimentos que a moderna vitivinicultura brasileira está executando na busca pela consolidação da qualidade. A empresa familiar é de São Paulo, mas escolheu cultivar seus vinhedos em Minas Gerais (onde o sistema de dupla poda e colheita de inverno está bem consolidado), as uvas são levadas para o Rio Grande do Sul para a vinificação pelas mãos de um enólogo uruguaio. Simples não é, certo? É o falso simples em mais de um sentido”, descreveu o enólogo Alejandro Cardozo em entrevista à jornalista Silvia Mascella Rosa, da Revista Adega.

“É o falso simples em mais de um sentido” diz o enólogo Alejandro Cardozo, proprietário da EBV- Urban Winery em Caxias do Sul (RS). A logística incluiu um caminhão refrigerado e dois motoristas, para que as uvas chegassem o mais rápido possível na vinícola. Em 2021 a temperatura externa também ajudou, pois a carga chegou na EBV sob a neve de julho na Serra Gaúcha.
Alejandro contou que o mérito do produto começou no direcionamento dado pelos proprietários da Vinifer, que vieram, ao longo dos anos em que aguardaram o vinhedo ser implantado e produzir, degustando centenas de garrafas de Syrah de todas as partes do mundo, até elegerem um estilo que lhes agradava e conversarem com o enólogo para saber se era possível fazer um vinho assim. “Para conseguir o que eles queriam, precisamos colher as uvas não pelo grau de açúcar, como usualmente se faz, mas sim pelo equilíbrio entre a acidez e o pH. E isso enfrentou a resistência de algumas pessoas, que preferiam deixar a uva no campo por mais tempo. Eu bati o pé e disse que para conseguir o estilo que queriam, a uva não poderia passar do ponto”, apontou Alejandro.
DECANTER WORLD WINE AWARDS
No início deste mês de julho de 2022, os produtores de vinhos de todo o Brasil comemoraram as posições alcançadas pelo país em um dos prêmios mais importantes do mundo: o Decanter World Wine Awards, a maior e mais influente competição da bebida. A Decanter, revista inglesa fundada em 1975, é uma espécie de “Bíblia” global do vinho.
Do total das medalhas conquistadas pelo Brasil, os destaques foram os vinhos produzidos pelas vinícolas Sacramento Vinifer, com 92 pontos (a maior pontuação), e Casa Geraldo, ambas localizadas no sudeste.

“Estamos muito felizes com estes dois importantes reconhecimentos do nosso trabalho. Consideramos que o sistema de dupla poda realizado na vinícola é o que faz a total diferença, pois preserva as uvas e confere equilíbrio entre a acidez e o pH”, comemora Jorgito Donadelli.
“Pode-se dizer que ao vinho Sacramentos Sabina Syrah 2021 veio para quebrar paradigmas: desbancou os famosos rótulos chilenos e também as vinícolas gaúchas, geralmente as mais premiadas no Brasil. Um orgulho e tanto para nós sacramentanos”, destacou Wesley de Santi de Melo, prefeito de Sacramento (MG).
FONTE: Portal Agora Sacramento; Jornal da Franca; Prefeitura de Sacramento; Decanter