Agricultura NaturalPolítica Agrícola

Projeto de Lei propõe preferência de produtos orgânicos nos processos licitatórios em órgãos da Administração Pública

O deputado Zé Vítor (PL-MG) apresentou, no último dia 13, o PL 4430/2019, que prevê a possibilidade de se estabelecer, nos processos de licitação em órgãos da Administração Pública, margem de preferência para produtos orgânicos, desde que estejam devidamente certificados de acordo com a Lei nº 10.831 de 23 de dezembro de 2003.

Para o autor do projeto, adotar políticas que incentivem a produção orgânica de alimentos, especialmente aquelas que facilitem a comercialização, é iniciativa de interesse público. “Precisamos destacar a forte presença de agricultores familiares nos sistemas de produção orgânica. Esses produtores enfrentam mais dificuldades para vender suas safras por preços justos”.

Zé Vítor destacou também que o projeto se adequa a um dos objetivos previstos na lei de licitações, que é promover o desenvolvimento nacional sustentável, por meio da compra de produtos que adotem critérios e práticas que preservam o meio ambiente.

De acordo com ele, a sociedade é beneficiada de diversas formas pela adoção de sistemas orgânicos, que produzem alimentos mais saudáveis e empregam grande quantidade de mão de obra, sobretudo na agricultura familiar. “A produção orgânica proporciona um produto diferenciado, que carrega em si todo o cuidado com o seu cultivo, desde a fertilidade e nutrição do solo à diversidade das culturas e o respeito socioambiental”.

O deputado defendeu a qualidade dos alimentos produzidos no Brasil e ressaltou que o país pode aumentar as vendas de orgânicos, inclusive para o mercado mundial. “Se é possível exportarmos, por que não proporcionar aos produtores a preferência dos seus produtos nos processos licitatórios em órgãos da Administração Pública do nosso país?”, questionou.

 

FONTE: Agência FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária

Related posts

Greening: Governo de SP retira mais de 9 mil mudas irregulares de circulação

carlos

Agrishow: Defesa Agropecuária de São Paulo lança aplicativo para monitorar defensivos agrícolas

Mario

[Ana Maria Primavesi] – Profundidade de Plantio (ou: maneira de plantar as mudas)

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais