Image default
EMPRESASNOTÍCIAS

Premix anuncia parceria técnico-científica com a UNIFRAN – Universidade de Franca

A Premix firmou mais um contrato de parceria técnico-científica, desta vez com a UNIFRAN – Universidade de Franca, cujo objetivo é fortalecer o setor de pesquisa de ativos naturais com atividade antimicrobiana para o desenvolvimento de aditivo nutricional de ruminantes e monogástricos.

O acordo busca estabelecer uma aliança estratégica nos campos acadêmico e empresarial, com o objetivo de, através de mútua assistência e cooperação, desenvolver atividades específicas relacionadas com pesquisas e estudos científicos.

Entre os objetivos, estão a padronização de metodologias a partir de ensaios microbiológicos, químicos ou bioquímicos. Esta prática culminará na comprovação da eficácia e segurança do uso de compostos bioativos extraídos de espécies vegetais ou coprodutos para o desenvolvimento de aditivos a serem incluídos na dieta de ruminantes.

Também será realizado o desenvolvimento de processos biotecnológicos para avaliação da dinâmica da flora microbiota ruminal através de ensaios de biologia molecular, a partir de amostras biológicas (líquido ruminal) coletadas de bovinos sob tratados com diferentes compostos bioativos.

Com a parceria, a Premix também terá a possibilidade de firmar contratos pontuais (aditivos) para desenvolvimento de produtos inovadores e patenteáveis.

A reitora da UNIFRAN, Profa. Katia Jorge Ciuffi, enfatiza a importância da parceria para a instituição. “A relação universidade-empresa é bem cultivada por nós e tem sido uma de nossas missões, pois sabemos, por meio de vários indicadores, que nossos cursos de graduação, pós-graduação e extensão têm amplo potencial para gerar ciência de qualidade. No entanto, para que possamos exercer completamente nosso papel social, é preciso aliar os conhecimentos por nós gerados às necessidades dos micro e macro ambientes nos quais nos inserimos”, destaca.

Segundo ela, existe no País uma forte demanda do setor produtivo que, para tornar-se competitivo, precisa inovar na produção ou gestão de seus negócios. Há também uma grande pressão do mercado quanto à geração de resultados ante a escassez de recursos financeiros e ambientais. “A UNIFRAN sairá ganhando muito com esta colaboração, pois ao nos aproximarmos das empresas, passamos a formar nossos alunos de maneira inovadora. A aproximação da instituição com uma empresa tão idônea como a Premix, com certeza será a garantia de sucesso para ambas”, ressalta.

Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Premix, Lauriston Bertelli explica que, na primeira etapa, a empresa está desenvolvendo a técnica de extração de princípios ativos vegetais e avaliação microbiana dessas substâncias.

Lauriston também destaca a participação de uma discente no projeto. “Essa fase corresponde a uma tese de doutorado da aluna Elisa D’Aurea, da UNIFRAN. Estamos cedendo espaço para ela desenvolver o seu trabalho e, em contrapartida, a universidade nos ensinará o conhecimento do processo de extração e controle de qualidade dessas substâncias”, explica.

Segundo ele, o convênio prevê uma ampliação de troca de conhecimento através de outros canais. “A partir de agora iremos traçar metas de interações tecnológicas e trocas mais amplas, não só de plantas, mas de outros antimicrobianos naturais que possam ser utilizados no sistema de produção de bovinos, equinos e ovinos”, conclui.

A Premix, que completa 40 anos em 2018, já conta com uma parceria similar firmada com a UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 40 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Rio Verde (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

Sobre a UNIFRAN

Com mais de 40 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 47 mil alunos, entre cursos de graduação, especializações, mestrado e doutorado, presenciais e a distância, que abrangem todas as áreas do conhecimento.

A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul – RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br

 

Fonte: Thell de Castro – NEWSPRIME

thell@newsprime.com.br

Related posts

Pesquisa identifica genes potencialmente responsáveis por resistência da cana a pragas, frio ou seca

Mario

Dia de campo digital discute trigo como opção rentável e fortaleza agronômica

Mario

Doença de Newcastle: MAPA declara emergência zoossanitária no RS

carlos

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais