fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café NOTÍCIAS

Vanusia Nogueira será 1ª mulher a liderar a Organização Internacional do Café

Os países membros da OIC (Organização Internacional do Café), principal órgão intergovernamental que trata das questões globais do produto agrícola, elegeram hoje (10) a cafeicultora brasileira Vanusia Nogueira como a nova diretora-executiva, a primeira mulher a liderar a entidade.

A posse de Vanusia Nogueira na Organização Internacional do Café acontece à medida que aumenta a pressão na indústria global de café, bem como em outros setores de processamento de alimentos, como o cacau, por um ambiente mais sustentável e justo, principalmente no que diz respeito aos agricultores.

Os cafeicultores de todo o mundo vêm sofrendo pressão nos últimos anos devido ao retorno financeiro insuficiente da atividade, o que tem causado o abandono de fazendas em lugares como a América Central, aumentando os fluxos de imigração ilegal para os Estados Unidos.

Mas os preços subiram para um pico de 10 anos nas últimas semanas, depois que o clima severo prejudicou a produção no maior produtor do Brasil no ano passado.

Nogueira substituirá outro brasileiro, José Sette, que estava à frente da organização desde 2017.

Ela disse em um comunicado que está ciente dos desafios que o setor enfrenta. “Vamos buscar a coordenação setorial para trabalhar em questões prioritárias como renda próspera e bem-estar para cobrir custos e possibilitar uma vida digna aos produtores”, disse ela.

A nova líder afirmou que espera trabalhar para ampliar a transparência do mercado, propor e implementar políticas globais de financiamento, com foco na produção e fornecimento sustentáveis, bem como no consumo responsável.

Nogueira vem de uma família tradicional produtora de café no Brasil e já dirigiu a BSCA (Associação de Cafés Especiais do Brasil). Ela também esteve entre os organizadores do Fórum Mundial de Produtores de Café (WCPF), sem fins lucrativos.

FONTE: Revista Forbes

Related posts

7º Prêmio Região do Cerrado Mineiro abre inscrições e revelará os melhores cafés da safra 2019

Revista Attalea Agronegócios

Governo de São Paulo pretende “fechar” 574 Casas de Agricultura e metade dos EDR, diz APAER

Revista Attalea Agronegócios

Oeste da Bahia abre mão de R$ 6,5 bilhões em favor da vegetação nativa da reserva legal

Deixe um comentário