CaféNOTÍCIAS

OIC revisa novo Acordo Internacional do Café 2022

A Organização Internacional do Café (OIC) anunciou uma minuta do novo Acordo Internacional do Café 2022 após a 132ª Sessão do Conselho Internacional do Café. Realizada virtualmente, a sessão foi concluída após uma reunião de dois dias, de 31 de março a 1º de abril.

O novo acordo foi revisado para melhorar a cooperação internacional entre todas as partes interessadas no café, tanto no nível público quanto no privado, de modo a alcançar um setor cafeeiro sustentável e resiliente, com foco específico nos meios de subsistência dos cafeicultores.

A estrutura revisada reconhece a necessidade de aprimorar o diálogo e construir novas parcerias com o setor privado e a sociedade civil para enfrentar conjuntamente desafios comuns, como as mudanças climáticas e a repercussão negativa da pandemia de Covid-19.

Espera-se, também, a introdução de um novo sistema de cálculo de votos e contribuições que melhor reflita a realidade da cadeia de valor global do café para promover uma distribuição mais justa dos compromissos financeiros entre os membros e aumentar a sustentabilidade financeira da OIC.

O Conselho decidiu realizar uma Sessão Especial em 8 e 9 de junho deste ano para considerar a adoção do novo Acordo. Os membros também nomearam Massimiliano Fabian, da Itália, como o novo vice-presidente do Conselho Internacional do Café, e Zoltan Agai, da Comissão Europeia, como presidente do Comitê de Finanças e Administração para o ano cafeeiro de 2021/22.

Os Membros da OIC e a Secretaria expressaram sua gratidão a José Sette por seus cinco anos de serviço (2017-2022) como diretor-executivo da OIC e pelas realizações obtidas em benefício do setor cafeeiro global sob sua liderança.

A brasileira Vanusia Nogueira, que assumirá a presidência da OIC a partir de 1º de maio de 2022.

Em 1 de maio de 2022, a brasileira Vanúsia Nogueira sucederá José Sette, tornando-se a primeira mulher a liderar a Organização Internacional do Café desde a sua criação. 

O Conselho retomará as reuniões presenciais a partir da última sessão do ano cafeeiro de 2021/22, que será realizada em Bogotá, de 3 a 7 de outubro de 2022, após a oferta feita pelo Governo da Colômbia para sediar a 134ª Sessão do Conselho.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

Related posts

GIMA: Importante região produtora de café do Brasil realiza Projeto Social para celebrar história dos 100 anos do Rádio no país

Mario

CNC e Syngenta se reúnem para discutir mudanças no LMR propostas pela União Europeia

Mario

COOPAMA recebe estudantes chilenas em intercâmbio

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais