fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Café NOTÍCIAS

OIC revisa novo Acordo Internacional do Café 2022

A Organização Internacional do Café (OIC) anunciou uma minuta do novo Acordo Internacional do Café 2022 após a 132ª Sessão do Conselho Internacional do Café. Realizada virtualmente, a sessão foi concluída após uma reunião de dois dias, de 31 de março a 1º de abril.

O novo acordo foi revisado para melhorar a cooperação internacional entre todas as partes interessadas no café, tanto no nível público quanto no privado, de modo a alcançar um setor cafeeiro sustentável e resiliente, com foco específico nos meios de subsistência dos cafeicultores.

A estrutura revisada reconhece a necessidade de aprimorar o diálogo e construir novas parcerias com o setor privado e a sociedade civil para enfrentar conjuntamente desafios comuns, como as mudanças climáticas e a repercussão negativa da pandemia de Covid-19.

Espera-se, também, a introdução de um novo sistema de cálculo de votos e contribuições que melhor reflita a realidade da cadeia de valor global do café para promover uma distribuição mais justa dos compromissos financeiros entre os membros e aumentar a sustentabilidade financeira da OIC.

O Conselho decidiu realizar uma Sessão Especial em 8 e 9 de junho deste ano para considerar a adoção do novo Acordo. Os membros também nomearam Massimiliano Fabian, da Itália, como o novo vice-presidente do Conselho Internacional do Café, e Zoltan Agai, da Comissão Europeia, como presidente do Comitê de Finanças e Administração para o ano cafeeiro de 2021/22.

Os Membros da OIC e a Secretaria expressaram sua gratidão a José Sette por seus cinco anos de serviço (2017-2022) como diretor-executivo da OIC e pelas realizações obtidas em benefício do setor cafeeiro global sob sua liderança.

A brasileira Vanusia Nogueira, que assumirá a presidência da OIC a partir de 1º de maio de 2022.

Em 1 de maio de 2022, a brasileira Vanúsia Nogueira sucederá José Sette, tornando-se a primeira mulher a liderar a Organização Internacional do Café desde a sua criação. 

O Conselho retomará as reuniões presenciais a partir da última sessão do ano cafeeiro de 2021/22, que será realizada em Bogotá, de 3 a 7 de outubro de 2022, após a oferta feita pelo Governo da Colômbia para sediar a 134ª Sessão do Conselho.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

Related posts

Logística: Custo Brasil vai “desabar” em cinco anos, diz ministro da Infraestrutura em live com Tereza Cristina

Revista Attalea Agronegócios

TIM reforça rede 4G em áreas que beneficiam o agronegócio

Revista Attalea Agronegócios

Ford Ranger assume a liderança das picapes e tem a maior participação da história

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário