Cafés Especiais

Manhumirim (MG) realiza com sucesso a Noite dos Cafés Especiais

Manhumirim (MG) promoveu no dia 15 de março um evento de valorização da cafeicultura: a Noite dos Cafés Especiais. A ação foi na praça Padre Júlio Maria, no espaço do Mercado Coisas da Terra.

Segundo o Secretário de Indústria e Comércio, Eleci Teles, o evento teve o objetivo de incentivar a cultura cafeeira, dando valor aos cafés especiais produzidos em Manhumirim e na região “Acredito que atingimos o objetivo. O evento serviu para incentivar e atrair consumidores e divulgar esses cafés que estão se destacando em sabor e aroma. Os cafés especiais possuem maior valor agregado devido a todo o processo de colheita que é totalmente selecionado e colhido manualmente, no processo artesanal”.

Vários produtores estiveram expondo suas marcas e histórias de cafés especiais. A ideia é fazer o evento mais vezes ao longo do ano. “Trouxe turistas, pessoas de outras cidades e gerou um intercâmbio interessante. Mostrou que temos cafés de qualidade produzidos em Manhumirim e que precisam dessa vitrine”, destacou o secretário.

O presidente da Associação Comercial de Manhumirim, Pedro Oscar Benfica, também elogiou a iniciativa. “É um evento interessante para o setor cafeeiro, mas também para a economia em geral. Faz uma diferença também para o turismo, criando um atrativo a mais para o mercado Coisas da Terra e para a nossa cidade”.

O cafeicultor Ari de Oliveira é um dos pioneiros no município de Manhumirim (MG) no trabalho com cafés especiais. Ele levou sua marca – Minas Speciale – que é uma seleção de café com notas 85 acima.

“Esse evento é muito importante, pois esse mundo do café especial ainda é muito recente. Um encontro como esse vem mostrar para o nosso povo o que é um café de qualidade. De modo geral, o brasileiro toma café de péssima qualidade. Muitos cafés de supermercado são formados por muitas misturas e até impureza. A maioria não conhece um café especial, com qualidade superior. Quando você trabalha com um café especial, você está lidando diretamente com o produtor, com aquilo que é feito com todo carinho com a família. É um café artesanal. E o nosso café, além de tudo isso, tem o selo de origem das Matas de Minas que atesta a qualidade dele. É um café único”.

O representante da Emater, Rodrigo, considera que a Noite dos Cafés Especiais integra um conjunto de trabalhos feitos com os produtores, como a participação dos cafeicultores na Feira do Comércio e o Concurso Municipal de Qualidade de Café. “É uma satisfação enorme ver esse evento em Manhumirim. A Emater acompanha todo o tempo e aqui vemos o resultado do trabalho do dia a dia do produtor.  Nós trabalhamos com esse apoio para que consigam produtividade e qualidade para o seu produto. Esse evento veio premiar isso tudo”.

FONTE: Portal Caparaó

Related posts

Minasul embarca cafés especiais para a Ásia

Mario

4º Concurso 3 Corações Florada Premiada conquista recorde com mais de 1.000 inscrições

Mario

UFLA: pesquisa comprova que Concursos de Qualidade foram fundamentais para o desenvolver mercado de Cafés Especiais

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais