A COMAMO – Cooperativa Mista Agroindustrial de Machadinho do Oeste (RO) promove no dia 28 de junho, no Campo Experimental da EMBRAPA do município, o 9º Dia Especial do Café com Leite e Floresta. “A proposta do evento é focada na qualidade do café e difusão de conhecimento por meio da participação de especialistas de diversas partes do Brasil, tratando de assuntos pertinentes à consolidação das estratégias e políticas de sustentabilidade socioeconômica ambiental,” destaca o tecnólogo da Idaron, Ivo Bulhões.
O destaque desta edição será do engenheiro agrônomo e presidente da SINCAL – Associação dos Cafeicultores do Brasil, Armando Matiello, com mais de 40 anos de experiência na cafeicultura nacional, atuando em diversos trabalhos de aperfeiçoamento da qualidade do café, través do manejo e cuidados no pós-colheita, e falará sobre o foco na qualidade e rentabilidade do café. “O produtor de café de Rondônia pode agregar valor e obter um maior rendimento financeiro com sua produção, quando bem orientado, bastando empregar as técnicas corretas de manejo e condução”, explica Matiello.
Para o secretário de estado da Agricultura (Seagri), José Paulo Gonçales, o evento se firma como um importante ponto de difusão de tecnologias na cultura do café para a região de Marchadinho do Oeste. “O governo do estado vem apoiando o desenvolvimento sustentável da cafeicultura com a inserção de cultivares de alto poder produtivo e de novas tecnologias de manejo, por meio de dias de campo, feiras de agronegócio, fóruns, caravanas e concurso de qualidade de café no âmbito regional e nacional”, finalizou Gonçales.
Ele disse, ainda, que a estimativa da CONAB para a safra 2018 é de que a produtividade média alcance 30,54 scs/ha, superando em 17% a safra passada. Com uma área plantada de café em produção de 71.605 hectares, ou seja, 3,6% menor em relação aos 74.255 hectares plantados na safra passada. Para a área em formação, na sua totalidade, constituída com mudas clonais, houve um incremento de 29,2% em relação à safra 2017, passando de 9.084 hectares para os atuais 11.734 mil hectares.
Entretanto, a área total de 83.339 hectares ocupada com a cultura de café, permanece a mesma em relação à safra anterior. No tocante à produção, a estimativa atual é de 2.186,8 mil sacas, representando um incremento de 12,8% em relação às 1.938,2 mil sacas colhidas na safra anterior.
O evento
O 9º Dia Especial do Café com Leite e Floresta é realizado pela cooperativa COMAMO com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri); Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO); Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-RO); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Ifsuldeminas); Fundação de Apoio a Tecnologia Cafeeira (Procafé); Superintendência Federal de Agricultura do Estado de Rondônia (SFA-RO/MAPA); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO) e da Secretaria Municipal de Agricultura de Machadinho D’Oeste(Semagri).
Programação:
Segundo o coordernador do evento, Ivo Bulhões, as estações serão fixas com as palestras sendo iniciadas simultaneamente a cada 40 minutos.
Manejo de solo em sistema agroecológico na agricultura familiar
Pesquisador Francisco da Chagas Leônidas – EMBRAPA/RO
Qualidade do café e a força de mercado
Classificador e degustador de café Benedito Alves – EMATER/RO
Gestão da propriedade e produtividade na atividade leiteira
Pesquisador Paulo Moreira – EMBRAPA/RO
O foco na qualidade e rentabilidade do café
Engº Agrônomo Armando Matiello – SINCAL/MG
Os desafios da governança corporativa e gestão compartilhada
Professora Mariluce Paes de Souza – UNIR
Sanidade nas mudas de café e riscos da clandestinidade
Tecnólogo Ivo Bulhões – IDARON
Adubação organomineral customizada
Professor e consultor Leslie Cruvinel – SEBRAE/MG