fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Agricultura Natural HortiFruti NOTÍCIAS

ISLA Sementes e EMBRAPA lançam cenoura “BRS Paranoá” desenvolvida exclusivamente para cultivo orgânico

A Embrapa e a empresa ISLA Sementes lançam, em parceria, a cenoura “BRS Paranoá”, primeira cultivar nacional desenvolvida e validada exclusivamente para sistemas orgânicos de produção.

Desde 2006, a “BRS Paranoá” foi avaliada em testes de validação no sistema orgânico de produção em diferentes localidades do Brasil, se destacando por sua produtividade e estabilidade.

A cultivar é recomendada para plantio no período do verão, época de entressafra das cultivares convencionais, o que abre uma janela valiosa de mercado. Mesmo diante de temperatura elevada e excesso de chuvas, condições típicas do verão, as raízes atingem o tamanho comercial desejável no momento da colheita, sem destruição da área foliar.

De acordo com o pesquisador Agnaldo Carvalho, da Embrapa Hortaliças, a cenoura “BRS Paranoá” destaca-se pela coloração alaranjada intensa, diâmetro médio de 3 cm, comprimento entre 16 e 20 cm. Além disso, seu padrão de raízes lisas e retas propiciam maior rendimento agronômico se comparada com materiais convencionais de cenoura. As raízes ainda se destacam pela ótima qualidade em termos de doçura e ótima aparência.

Seus principais diferenciais estão relacionados à rusticidade, ao potencial produtivo e à adaptação em diferentes tipos de cultivo. Além disso, suas principais características são resistência às doenças do complexo da queima-das-folhas e colheita que se inicia após 90 dias de semeada e se estende até 120 dias. 

A live para lançamento da cenoura BRS Paranoá, promovida pela Isla com a Embrapa Hortaliças, acontecerá no YouTube, no Canal do Horticultor, no próximo dia 26 de abril (segunda-feira), às 18h (https://www.youtube.com/results?search_query=canal+do+horticultor).

Related posts

Tereza Cristina quer novos mercados para exportar frutas do Brasil

Revista Attalea Agronegócios

Relatório semestral mostra a dimensão da Citricultura do Estado de São Paulo

Revista Attalea Agronegócios

Controle do bicho mineiro é essencial para manter a produtividade nos cafezais

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário