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Indicações Geográficas de Café terão Instituto para alavancar comércio no Brasil e no exterior

Iniciativa é resultado do encontro entre 14 associações que participam do projeto de desenvolvimento da plataforma de Digitalização das IGs, integrado pelo Sebrae.

Promover, valorizar e reposicionar o café especial que possui origem controlada no mercado local e externo. Este é o objetivo do Instituto das Regiões Produtoras de Café do Brasil com Indicação Geográfica (IGs), que foi lançado na sexta-feira (31), em Franca (SP). A iniciativa é resultado do encontro de 14 associações no projeto Digitalização das IGs de Café, plataforma que está sendo desenvolvida com o apoio do Sebrae, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto CNA.

Atualmente, as regiões produtoras com origem controlada estão em cinco estados, envolvem 411 municípios e quase 100 mil produtores, que em sua maioria são pequenos negócios.

Jean Vilhena Faleiros, produtor de café da família Eldorado, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, foi eleito o presidente do Instituto pelos próximos três anos e explica como pretende trabalhar. “O objetivo é nos voltarmos para a cadeia inicial, para o produtor de café das regiões de origem controlada”, disse.

O cafeicultor e empresário Jean Vilhena Faleiros, eleito presidente da AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região da Alta Mogiana) e também do Instituto das Regiões Produtoras de Café do Brasil com Indicação Geográfica (IGs)

Plataforma Digitalização das IGs

Em breve, a ferramenta vai reunir as informações sobre os sabores e as características singulares dos cafés especiais com origem controlada: procedência, aroma, cultura, terroir, qualidade, região de produção, se o produtor tem preocupações sociais e ambientais, além de possibilitar a rastreabilidade dos produtos. A empresa Agtrace foi a empresa selecionada para desenvolver o sistema da plataforma de rastreabilidade das IGs de café.

“As IGs serão as protagonistas do Instituto. Será um movimento que engloba toda a cadeia, nacional e internacional para a comercialização dos produtos diretamente para outras empresas e para o consumidor, engajando todos os elos da cadeia na utilização e reconhecimento da origem controlada. A partir de agora, eles terão um processo que envolve comunicação, estratégia, educação e governança”, afirmou Hulda Giesbrecht, analista de inovação do Sebrae.

Hulda Giesbrecht, analista de inovação do Sebrae

“A nossa união não poderia acabar somente com o projeto de Digitalização, porque a gente conseguiu, através dessa união, vários benefícios como a participação em feiras internacionais, mais representatividade. Devido à força do nosso grupo, estamos nos organizando como Instituto que represente o produtor de café do Brasil, para que possamos nos fortalecer”, disse Jean Vilhena Faleiros, produtor de café da família Eldorado

Indicações Geográficas

As Indicações Geográficas (IG) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas possuem duas funções principais: agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

O sistema de Indicações Geográficas promove os produtos e sua herança histórico-cultural, que é intransferível. Essa herança abrange vários aspectos relevantes: área de produção definida, tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Tudo isso confere uma notoriedade exclusiva aos produtores da área delimitada.

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