fbpx
Revista Attalea Agronegócios
NOTÍCIAS

ILLYCAFFÈ anuncia rentável 2020 com crescimento no consumo doméstico (+21%) e no E-commerce (+39%) mitigando o impacto da pandemia na indústria de alimentação

A assembleia de acionistas da illycaffè SpA aprovou o Relatório Anual de 2020, apresentando lucros em um ano ao todo considerado positivo, apesar da pandemia da COVID-19 e das medidas de contenção associadas.

As vendas relacionadas ao consumo doméstico e ao comércio eletrônico compensaram parcialmente a redução nas vendas por conta da pandemia no segmento fora de casa (out-of-home), que sofreu com o fechamento de muitos bares e restaurantes na Itália e ao redor do mundo durante a maior parte do ano.

Em 2020, as vendas nos supermercados italianos aumentaram 30%, também graças ao excelente desempenho das cápsulas de alumínio compatíveis, com um crescimento de mercado de 10%. A transformação digital da empresa e de seus negócios avança em ritmo acelerado, juntamente com a intensificação das atividades relacionadas à sustentabilidade.

Num ano tão fortemente afetado pela pandemia, com o consumo fora de casa – bares, restaurantes, hotéis e escritórios – severamente limitado, o crescimento do consumo doméstico, principalmente através do e-commerce e modernos canais de distribuição, permitiu à illycaffè obter receitas de € 446,5 milhões, uma diminuição de apenas 14% em relação ao ano anterior.

A composição do negócio em 2020 mudou para os canais de consumo doméstico, que representaram 56% da receita total (contra 40% em 2019). Este crescimento significativo foi verificado tanto nos sistemas de café porcionado, que incluem cápsulas Iperespresso, cápsulas compatíveis e os sachês de papel compostável ESE (este último apoiado pelo lançamento de duas novas máquinas de café), quanto nos setores de café moído e em grãos de café, com a icônica lata illy.

Em 2020, a transformação digital lançada nos anos anteriores permitiu à illycaffè estar preparada para enfrentar o desafio da pandemia, garantindo o aumento das vendas online e captando o crescimento adicional deste setor desencadeado pela ampliação do consumo doméstico. O processo de transformação digital continuou assim ao longo de toda a cadeia de valor, com um crescimento de 39% no canal de e-commerce face a 2019, graças a um modelo de negócio cada vez mais centrado no consumidor, evidenciado pela taxa de aquisição de clientes e suportado pela tendência da procura por marcas premium facilitada pela pandemia.

As tendências de negócios nos vários mercados refletiram a evolução da pandemia, com os Estados Unidos entre as áreas mais afetadas e a Ásia já em fase de recuperação avançada, tendo a Coreia do Sul em particular apresentado um crescimento significativo.

Junto com todos os demais setores fora de casa, a rede illy Caffè – incluindo tanto as lojas operadas diretamente como as franqueadas – foi atingida pelos fechamentos causados ​​pela COVID-19. No final de 2020, havia 225 pontos de venda illy de marca única, incluindo 186 illy Caffè (dos quais 16 são operados diretamente) e 39 illy Shop (dos quais 11 estão sob gestão direta).

“Enfrentamos a pandemia com fundamentos sólidos, uma visão clara do valor de nossa marca e um forte compromisso com a digitalização de nosso negócio”, comentou Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè. “Enquanto nossos resultados de 2020 foram inibidos por resultados limitados ao consumo doméstico, eles confirmam a força de nossa marca, a eficácia das ações que implementamos para mitigar o impacto da pandemia e nossa capacidade de responder às mudanças nas necessidades dos consumidores. Nosso compromisso incessante com a sustentabilidade, que sempre foi um dos valores fundamentais da illycaffè, foi ainda mais impulsionado pela obtenção da certificação B Corp, outro marco em nosso caminho para a melhoria contínua. Olhamos para o futuro com otimismo. À medida que a campanha internacional de vacinas se acelera e a pandemia é gradualmente controlada, consumidores e empresas voltarão a uma nova normalidade, com mais oportunidades de crescimento”, complementou.

Embora o EBITDA (sigla em inglês para Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ou LAJIDA, em português) ajustado tenha caído face a 2019, ainda ascendeu a € 57,7 milhões, com uma incidência de 13% das receitas, confirmando a eficácia das ações adotadas para conter o impacto da pandemia, e garantindo a progressão das iniciativas estratégicas a longo prazo.

Apesar da fraqueza contínua dos canais de consumo fora do domicílio ao longo de 2020, o lucro líquido totalizou € 5 milhões. Este resultado leva em consideração a continuação das múltiplas iniciativas já lançadas em apoio às áreas de desenvolvimento estratégico (sustentabilidade e transformação digital em primeiro lugar), a implementação de um conjunto de ações para garantir a continuidade segura da produção e a saúde dos nossos colaboradores, e doações relacionadas à pandemia (incluindo uma que permitiu ao Hospital Cattinara de Trieste abrir uma nova enfermaria para COVID-19) por meio das quais a illycaffè queria mostrar sua solidariedade à população local.

A posição financeira líquida foi negativa em € 103,3 milhões, uma melhoria de € 10,7 milhões em comparação com o ano anterior.

Recentemente, a illycaffè, já uma empresa Benefit (Società Benefit) de acordo com a legislação italiana desde 2019, tornou-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação B Corp, emitida por um órgão internacional competente exclusivamente para empresas que operam de acordo com as normas sociais e sustentáveis ​​mais rigorosas e, portanto, podem se considerar sustentáveis. Não mais do que 3% das empresas que se candidatam à certificação a obtêm, e somente ao final de um processo muito complexo. Existem menos de 400 B Corps em todo o mundo e apenas 120 na Itália. No ano passado, a illycaffè foi confirmada, pelo 9º ano consecutivo, uma das Empresas Mais Éticas do Mundo; é a única empresa italiana reconhecida como tal.

Em novembro de 2020, a illycaffè anunciou a escolha da Rhône Capital, uma empresa global de private equity focada em investimentos em empresas com presença pan-europeia, norte-americana ou transatlântica, como investidora de capital e parceira estratégica. A Rhône foi escolhida por sua capacidade de ajudar a illycaffè em sua expansão internacional, especialmente nos Estados Unidos, bem como por sua experiência de investimento e capacidade para impulsionar a estratégia de crescimento da companhia.

Sobre a illycaffè  
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional.

FONTE: ADS Comunicação Corporativa – Bruno Pessa – brunop@adsbrasil.com.br

Related posts

Consórcio Nacional realiza sequenciamento genético completo de Abelha Sem Ferrão

Revista Attalea Agronegócios

Frete mínimo e crédito rural retornam à pauta da Frente Parlamentar de Agropecuária

Revista Attalea Agronegócios

Final do Tour DSM de Confinamento divulga dados de mais um ano de resultados positivos para confinadores

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário