fbpx
Revista Attalea Agronegócios
NOTÍCIAS

ILLYCAFFÈ anuncia rentável 2020 com crescimento no consumo doméstico (+21%) e no E-commerce (+39%) mitigando o impacto da pandemia na indústria de alimentação

A assembleia de acionistas da illycaffè SpA aprovou o Relatório Anual de 2020, apresentando lucros em um ano ao todo considerado positivo, apesar da pandemia da COVID-19 e das medidas de contenção associadas.

As vendas relacionadas ao consumo doméstico e ao comércio eletrônico compensaram parcialmente a redução nas vendas por conta da pandemia no segmento fora de casa (out-of-home), que sofreu com o fechamento de muitos bares e restaurantes na Itália e ao redor do mundo durante a maior parte do ano.

Em 2020, as vendas nos supermercados italianos aumentaram 30%, também graças ao excelente desempenho das cápsulas de alumínio compatíveis, com um crescimento de mercado de 10%. A transformação digital da empresa e de seus negócios avança em ritmo acelerado, juntamente com a intensificação das atividades relacionadas à sustentabilidade.

Num ano tão fortemente afetado pela pandemia, com o consumo fora de casa – bares, restaurantes, hotéis e escritórios – severamente limitado, o crescimento do consumo doméstico, principalmente através do e-commerce e modernos canais de distribuição, permitiu à illycaffè obter receitas de € 446,5 milhões, uma diminuição de apenas 14% em relação ao ano anterior.

A composição do negócio em 2020 mudou para os canais de consumo doméstico, que representaram 56% da receita total (contra 40% em 2019). Este crescimento significativo foi verificado tanto nos sistemas de café porcionado, que incluem cápsulas Iperespresso, cápsulas compatíveis e os sachês de papel compostável ESE (este último apoiado pelo lançamento de duas novas máquinas de café), quanto nos setores de café moído e em grãos de café, com a icônica lata illy.

Em 2020, a transformação digital lançada nos anos anteriores permitiu à illycaffè estar preparada para enfrentar o desafio da pandemia, garantindo o aumento das vendas online e captando o crescimento adicional deste setor desencadeado pela ampliação do consumo doméstico. O processo de transformação digital continuou assim ao longo de toda a cadeia de valor, com um crescimento de 39% no canal de e-commerce face a 2019, graças a um modelo de negócio cada vez mais centrado no consumidor, evidenciado pela taxa de aquisição de clientes e suportado pela tendência da procura por marcas premium facilitada pela pandemia.

As tendências de negócios nos vários mercados refletiram a evolução da pandemia, com os Estados Unidos entre as áreas mais afetadas e a Ásia já em fase de recuperação avançada, tendo a Coreia do Sul em particular apresentado um crescimento significativo.

Junto com todos os demais setores fora de casa, a rede illy Caffè – incluindo tanto as lojas operadas diretamente como as franqueadas – foi atingida pelos fechamentos causados ​​pela COVID-19. No final de 2020, havia 225 pontos de venda illy de marca única, incluindo 186 illy Caffè (dos quais 16 são operados diretamente) e 39 illy Shop (dos quais 11 estão sob gestão direta).

“Enfrentamos a pandemia com fundamentos sólidos, uma visão clara do valor de nossa marca e um forte compromisso com a digitalização de nosso negócio”, comentou Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè. “Enquanto nossos resultados de 2020 foram inibidos por resultados limitados ao consumo doméstico, eles confirmam a força de nossa marca, a eficácia das ações que implementamos para mitigar o impacto da pandemia e nossa capacidade de responder às mudanças nas necessidades dos consumidores. Nosso compromisso incessante com a sustentabilidade, que sempre foi um dos valores fundamentais da illycaffè, foi ainda mais impulsionado pela obtenção da certificação B Corp, outro marco em nosso caminho para a melhoria contínua. Olhamos para o futuro com otimismo. À medida que a campanha internacional de vacinas se acelera e a pandemia é gradualmente controlada, consumidores e empresas voltarão a uma nova normalidade, com mais oportunidades de crescimento”, complementou.

Embora o EBITDA (sigla em inglês para Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ou LAJIDA, em português) ajustado tenha caído face a 2019, ainda ascendeu a € 57,7 milhões, com uma incidência de 13% das receitas, confirmando a eficácia das ações adotadas para conter o impacto da pandemia, e garantindo a progressão das iniciativas estratégicas a longo prazo.

Apesar da fraqueza contínua dos canais de consumo fora do domicílio ao longo de 2020, o lucro líquido totalizou € 5 milhões. Este resultado leva em consideração a continuação das múltiplas iniciativas já lançadas em apoio às áreas de desenvolvimento estratégico (sustentabilidade e transformação digital em primeiro lugar), a implementação de um conjunto de ações para garantir a continuidade segura da produção e a saúde dos nossos colaboradores, e doações relacionadas à pandemia (incluindo uma que permitiu ao Hospital Cattinara de Trieste abrir uma nova enfermaria para COVID-19) por meio das quais a illycaffè queria mostrar sua solidariedade à população local.

A posição financeira líquida foi negativa em € 103,3 milhões, uma melhoria de € 10,7 milhões em comparação com o ano anterior.

Recentemente, a illycaffè, já uma empresa Benefit (Società Benefit) de acordo com a legislação italiana desde 2019, tornou-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação B Corp, emitida por um órgão internacional competente exclusivamente para empresas que operam de acordo com as normas sociais e sustentáveis ​​mais rigorosas e, portanto, podem se considerar sustentáveis. Não mais do que 3% das empresas que se candidatam à certificação a obtêm, e somente ao final de um processo muito complexo. Existem menos de 400 B Corps em todo o mundo e apenas 120 na Itália. No ano passado, a illycaffè foi confirmada, pelo 9º ano consecutivo, uma das Empresas Mais Éticas do Mundo; é a única empresa italiana reconhecida como tal.

Em novembro de 2020, a illycaffè anunciou a escolha da Rhône Capital, uma empresa global de private equity focada em investimentos em empresas com presença pan-europeia, norte-americana ou transatlântica, como investidora de capital e parceira estratégica. A Rhône foi escolhida por sua capacidade de ajudar a illycaffè em sua expansão internacional, especialmente nos Estados Unidos, bem como por sua experiência de investimento e capacidade para impulsionar a estratégia de crescimento da companhia.

Sobre a illycaffè  
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional.

FONTE: ADS Comunicação Corporativa – Bruno Pessa – brunop@adsbrasil.com.br

Related posts

IAC obtém patente de invenção de máquina de poda e pré-poda da videira

Revista Attalea Agronegócios

“Mais Alimentos Internacional”: Agritech conclui entregas de máquinas agrícolas à Gana

Revista Attalea Agronegócios

SP Ventures anuncia investimento na agtech canadense Verge Ag

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário