fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Cafés Especiais EVENTOS - DESTAQUES

II Concurso COOPMAC de Qualidade de Café destaca produção de cafés finos no Planalto da Conquista

Buscando valorizar a produção de cafés finos na região do Planalto da Conquista, a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda. realizou na manhã desta sexta-feira (24), a primeira etapa do II Concurso COOPMAC de Qualidade de Café. As provas aconteceram na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mais uma vez parceira da Cooperativa, com uma estrutura própria para a competição, além de uma equipe técnica qualificada sob o comando da professora Sylvana Naomi Matsumoto – Representante do Consórcio Pesquisa Café/Uesb.

A Cooperativa seguiu todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde do Estado e Município. Estiveram presentes no local, o Diretor Executivo da COOPMAC, além dos árbitros e representantes do Laboratório de Classificação e Degustação de Café da UESB.

Foram julgados os grãos da espécie Coffea arabica – através da Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association) – à nível de fragrância, sabor, acidez, corpo e uniformidade. No acontecimento, a professora Sylvana Matsumoto  afirmou que o Concurso é um movimento que valoriza a identidade do café do Planalto da Conquista.

Em entrevista, Isaac Figueira, Diretor Executivo da empresa, relatou que o principal objetivo desse evento é mostrar o potencial dos grãos dos produtores e através dessa qualidade, tão almejada, um mercado novo e cheio de possibilidades: “É a forma que temos de contribuir com o trabalho dos nossos produtores, valorizando nosso principal produto e agregando valor à ele.” afirma.

A avaliação dos cafés foi feita por 6 degustadores profissionais (Q-graders): Luciano Gomes da Silva (OLAM Agrícola Ltda); Iury Mares Barros (JC Café); Gustavo Borges da Hora (Café Grãos da Hora); Anderson Dias da Silva (Fábrica do Sabor); e Alberto Vieira de Novaes (JR Café), sendo presidida pelo sr. Carlos Novaes (JC Café).  A apreciação seguiu o modelo praticado pelo Concurso Internacional Cup Of Excellence, que estabelece uma nota de corte onde o café para ser considerado especial, deve atingir um mínimo de 80 pontos numa escala de 100.

Dentre os concorrentes, 20 seguem para a segunda fase do torneio. Os finalistas terão entre os dias 27 de setembro ao dia 15 de outubro para depositar seus lotes no armazém da COOPMAC; no dia 12 de novembro acontecerá uma nova prova (fase final), de onde – certamente – sairão os 10 melhores cafés do Planalto da Conquista.

Related posts

Presidente da ACIAM participa de evento de cafés em Alto Caparaó (MG)

Revista Attalea Agronegócios

Grandes players do agronegócio trazem discussões ao espaço “Time for a Break” do 6º CNMA

Revista Attalea Agronegócios

UPL foca em culturas de inverno no CPAgro da COPACOL, em Cafelândia (PR)

Deixe um comentário