ARTIGOSMeio AmbientePolítica Agrícola

[Evaristo de Miranda] – Histórico Florestal da Terra!

EVARISTO DE MIRANDA
Pesquisador e Diretor da EMBRAPA Territorial

Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Hoje, o País detém 28,3%. Dos 64 milhões de km2 de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas primárias já desapareceram. Com exceção de parte das Américas, todos os continentes desmataram, e muito, segundo estudo da EMBRAPA Monitoramento por Satélite sobre a evolução das florestas mundiais.

A Europa, sem a Rússia, detinha mais de 7% das florestas do planeta e hoje tem apenas 0,1%. A África possuía quase 11% e agora tem 3,4%. A Ásia já deteve quase um quarto das florestas mundiais, 23,6%, agora possui 5,5% e segue desmatando. No sentido inverso, a América do Sul, que detinha 18,2% das florestas, agora detém 41,4%, e o grande responsável por esses remanescentes, cuja representatividade cresce ano a ano, é o Brasil.

Se o desflorestamento mundial prosseguir no ritmo atual, o Brasil – por ser um dos que menos desmatou – deverá deter, em breve, quase metade das florestas primárias do planeta. O paradoxo é que, ao invés de ser reconhecido pelo seu histórico de manutenção da cobertura florestal, o País é severamente criticado pelos campeões do desmatamento e alijado da própria memória.”

Related posts

Agricultura 4.0 é uma realidade que veio para ficar

Mario

Entidades organizam “tratoraço” contra o aumento dos impostos de Doria em SP

Mario

[Davi Moscadini] – Adubação nitrogenada de inverno, uma abordagem científica.

Mario

2 comments

PAULO CABRAL 23/09/2021 at 13:38

Seria interessante saber o percentual das florestas mundiais a partir de 1500 😉

Reply
PAULO CABRAL 23/09/2021 at 13:40

Seria interessante conhecer o percentual das florestas mundiais a partir do ano de 1500. 😉

Reply

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais