Image default
EVENTOS - DESTAQUES

ESALQSHOW 2018: Reconhecido como case de inovação agrotecnológico, Agroclima PRO está presente no evento

Por meio da integração de estações meteorológicas e do uso de radares e ferramentas de última geração, serviço de agrometeorologia 4.0 da Climatempo oferece informações para aumentar a produtividade das fazendas

Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da Climatempo, é um dos destaques do Esalqshow 2018. O fórum, dedicado a estimular inovações e empreendedorismo na agricultura, acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, em Piracicaba (SP). A ferramenta conta com tecnologia de ponta para trazer aos usuários informações geolocalizadas, com alta acuracidade, capazes de impactar a produtividade das fazendas em todo o Brasil. A solução pioneira no mercado já é reconhecida como case de inovação, sendo um dos principais serviços de tecnologia integrada para o campo.

Agroclima PRO permite a integração de dados das estações meteorológicas localizadas nas propriedades rurais de todo país. Conectando essas informações àquelas recebidas por radares de última geração e outras inovações como Machine Learning e Inteligência Artificial, a ferramenta entrega previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses. Também é possível ter acesso a dados históricos, balanço hídrico e receber alertas fitossanitários.

“Construímos uma solução que tem como base a inteligência de dados. Por meio da interpretação de todos esses conteúdos coletados, nosso time de especialistas consegue ofertar informações mais precisas, ajudando a otimizar o dia a dia do agronegócio”, explica Patrícia Madeira, diretora de Produto da Climatempo.

Recentemente, a plataforma passou por uma atualização para oferecer navegação mais intuitiva ao usuário, com acesso mais rápido e fácil às informações. Além disso, passou a disponibilizar campos NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), imagens de satélite que tornam possível monitorar o desenvolvimento do vigor da plantação, evitando perdas na produtividade. Com esses índices em mãos, o produtor tem um diagnóstico da vegetação para compreender o comportamento da plantação e seus ciclos sazonais do cultivo.

Outra novidade é o Radar Agroclima PRO que auxilia no monitoramento em tempo real de chuva e queimadas, proporcionando a tomada de decisões de maneira mais rápida e assertiva. Com ele, é possível mapear as chuvas por talhão e ainda combater rapidamente qualquer foco de queimada na lavoura.  O serviço também tem investido em uma atuação multicanal, levando dados para os agricultores onde quer que eles estejam. A grande novidade é o Alerta WhatsApp Agroclima PRO, que possibilita aos assinantes receber as previsões para a semana, específicas por região e cultura, na tela do celular.

“O fator clima aparece nas mais diversas pesquisas feitas no setor de agribusiness como a principal preocupação do produtor em todo o país. Com o Agroclima PRO e todas as suas novidades, queremos promover e difundir o melhor uso das informações climáticas no Brasil, a fim de melhorar a produtividade e a rentabilidade no campo”, afirma Carlos Magno, presidente da Climatempo.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensalmente.

Em 2015, passou a investir ainda mais fortemente em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.

Atualmente, a Climatempo é a principal empresa de consultoria meteorológica do país e possui serviços especializados para atender mais de 22 segmentos da economia. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

 

FONTE: Tayane Scott – LINHAS COMUNICAÇÃO

tayane@linhascomunicacao.com.br

Related posts

Nelore Minas promove Expoinel 2023 em Uberaba (MG), com apoio da ACNB

Mario

Toledo do Brasil apresentou as novidades da linha MGR e do Guardian na Agrishow 2019

Mario

11º SIMCAFÉ – Simpósio do Agronegócio Café inicia terça-feira, dia 09 de abril

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais