CaféEMPRESASNOTÍCIAS

Condições climáticas extremas exigem cuidados redobrados dos cafeicultores

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Em 2020, o país produziu mais 60 milhões de sacas e bateu seu recorde de exportações da cultura. No País destaca-se a produção das variedades Arábia e Robusta. O Arábia, tem como principal produtor o estado de Minas Gerais, apresenta sabor cativante e aroma inconfundível, características que podem variar de acordo com fatores como altitude, clima, tipo de solo, incidência de sol, tipo de colheita e pós-colheita. Já o Robusta, produzido principalmente no Espírito Santo, possui também a maior área de café irrigada do mundo, com sabor marcante e presente nos melhores e mais renomados blends do mercado nacional e internacional.

Por ser uma cultura perene, os ciclos do café se renovam a cada estação, exigindo constantes investimentos por parte do produtor. No período de término da colheita, a planta encontra-se estressada e vulnerável a diversas doenças e, portanto, é de extrema importância que o produtor esteja atento tanto à proteção contra os patógenos quanto à nutrição. Esse momento torna-se ainda mais delicado já que em julho de 2020, segundo o Ministério da Agricultura, foi registrada a pior geada em 19 anos, causando uma perda de aproximadamente 20% das produções de café, sendo que mais de 200 mil hectares da cultura foram atingidos em Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Para apoiar o produtor nessa fase primordial para o ciclo, a Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, disponibiliza um amplo portfólio de soluções tecnológicas que melhoram a qualidade do cafezal e aumentam sua longevidade. “Com o início da fase de floração, etapa que define o potencial produtivo da lavoura, é fundamental que o produtor utilize as melhores soluções e tecnologias disponíveis para potencializar sua produtividade”, comenta Rodrigo Gomes, gerente regional da Ubyfol. “Nosso objetivo é auxiliar o produtor em sua busca por resultados e caminhos para uma produção agrícola rentável e sustentável”, completa o executivo.

Nesse sentido, é necessário que o cafeicultor utilize soluções preventivas e de alta performance, sempre atento em suprir a demanda nutricional, mas também em ativar as principais rotas metabólicas, garantindo maior eficiência vegetativa e fisiológicas.

O Kymon Plus, solução oferecida pela Ubyfol para ser utilizada no pós-colheita, é responsável por acelerar o metabolismo e o desenvolvimento da planta. A tecnologia é um bioestimulante, com atuação fisiológica, que proporciona uma maior tolerância ao stress, fazendo com que a planta mantenha sua eficiência fotossintética por mais tempo. Dessa forma, a lavoura desenvolve maior resistência a situações climáticas e garante melhor crescimento vegetativo.

Já o Aminofosfito de Cobre possui formulação exclusiva com cobre, aminoácidos e fosfito, para atuar quando o cafezal está mais exposto a patógenos, que se aproveitam das fissuras e ferimentos deixados após a colheita. A solução atua de maneira única em três espectros: ação curativa, auxiliando a planta a cicatrizar as fissuras de forma mais eficiente; de maneira fisiológica, devido à carga de aminoácidos que fornece maior eficiência vegetativa a cultura; e proteção, pois o fosfito presente na formulação é um poderoso indutor de resistência e, com a grande mobilidade que possui na planta, torna a cultura mais resistente à chegada de novos patógenos.

O manejo correto, com o uso de soluções de alta performance, garante ao cafezal maior eficiência, auxiliando a cultura em momentos de stress e oferecendo maior poder vegetativo, melhora na indução e desenvolvimento floral e garantindo maior qualidade dos frutos. Nesse sentido, o produtor que segue pode esperar plantas ainda mais fortes e tolerantes a doenças.

Sobre a Ubyfol
A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes.

FONTE: Ketchum – Patrick Nunes – patrick.nunes@ketchum.com.br

Related posts

Fertiláqua lança tecnologia para aumentar eficiência de defesa da planta

Mario

[Marcelo Fraga Moreira] – Mercado do Café – “Rumo aos 330 C/LB?”

carlos

Vanusia Nogueira será 1ª mulher a liderar a Organização Internacional do Café

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais