AgroindústriasNOTÍCIAS

Começa a temporada de concursos dos Queijos Artesanais de Minas Gerais

Dos concursos municipais sairão os classificados para as etapas regionais e delas para o Concurso Estadual dos Queijos Artesanais.

O queijo Minas Artesanal vem ganhando cada vez mais projeção nacional e também internacional, com premiações no exterior e a candidatura do Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA) como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Mas o sucesso dessa iguaria mineira se inicia em fazendas e pequenos municípios. No mês de maio, serão realizados sete concursos municipais, que buscam valorizar a produção local e selecionar os melhores produtores para concorrer nas etapas regionais, nas quais serão escolhidos os queijos que participaram do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, previsto para ocorrer em setembro.

A temporada de concursos municipais de Queijo Minas Artesanal inicia no próximo sábado (dia 20 de maio) em Vargem Bonita (MG), na Serra da Canastra. O evento, realizado pela Emater-MG e a Prefeitura Municipal, vai ocorrer em clima de festa, com diversas atrações como a queima do alho, cavalgada, apresentações de artistas locais e regionais e praça de alimentação com pratos típicos. “Os concursos municipais são importantes não só pela valorização da produção local, mas também são um atrativo turístico importante em muitos municípios produtores de queijo”, comenta a coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

Concursos no Serro

Na próxima semana será a vez de municípios da região do Serro promoverem concursos municipais de queijo Minas Artesanal. Na quarta-feira (dia 24), haverá concursos em Materlândia e em Alvorada de Minas. Na sexta-feira (dia 26), a disputa será entre os produtores de queijo de Paulistas, e no sábado (dia 27) é a vez do município do Serro realizar o seu concurso municipal. Também estão programados concursos de queijo em Dom Joaquim, no dia 30, e em Sabinópolis, no dia 31.

“Esses concursos municipais são uma etapa importante do Concurso Estadual, pois é neles que se definem os concorrentes dos concursos regionais, cujos finalistas vão para a competição estadual”, explica Maria Edinice. A coordenadora esclarece ainda que nas regiões onde não houver concurso, será feita uma seleção de queijos de empreendimentos legalizados junto ao IMA ou serviços oficiais de inspeção para participar do concurso estadual.

Nos concursos municipais, os jurados farão avaliações de aspectos internos e externos de cada uma das peças. Externamente são avaliados aspectos como apresentação (formato e acabamento) e cor (uniforme ou manchada). Após partidos, são analisadas a textura (olhaduras e granulação), a consistência (dureza e untuosidade) e o paladar e o olfato (sabor e aroma) dos queijos.

Em julho, a programação prossegue com o Concurso Municipal do Queijo Minas Artesanal de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, no dia 10. A disputa deve ser bastante acirrada com a participação de cerca de 18 produtores. Ao longo do ano, outros concursos municipais deverão ocorrer e as datas serão divulgadas. Atualmente, estão marcados ainda os concursos em Delfinópolis (dia 1 de julho) e Medeiros (16 de setembro), ambos na Serra da Canastra.

Todos esses concursos municipais de queijos artesanais terão a participação da Emater-MG. O Concurso Estadual dos Queijos Artesanais é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

CALENDÁRIO DE CONCURSOS MUNICIPAIS DE QUEIJOS ARTESANAIS DE MG:

MAIO

20/05/23 Vargem Bonita
24/05/23 Materlândia
24/05/23 Alvorada de Minas
26/05/23 Paulistas
27/05/23 Serro
30/05/23 Dom Joaquim
31/05/23 Sabinópolis

JUNHO

10/06/23 São Roque de Minas

JULHO

01/07/23 Delfinópolis

SETEMBRO

16/09/23 Medeiros

* Calendário sujeito a alterações.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Related posts

Santa Catarina responde por 58% das exportações brasileiras de carne suína

Mario

BNDES apoia expansão de cooperativas agrícolas do Paraná

Mario

EMATER-MG lança cartilha com orientações de prevenção ao coronavírus durante a colheita do café

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais