Image default
EMPRESASMáquinas e Implementos

CNH Industrial apresenta nova estrutura organizacional

A CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI/MI: CNHI), uma das maiores empresas de bens de capital do mundo, anunciou hoje sua nova estrutura para acelerar o crescimento e a lucratividade, alterando o seu formato organizacional e fortalecendo o Comitê Executivo Global (GEC), anteriormente chamado de “Conselho Executivo do Grupo”. O GEC é o órgão de tomada de decisão operacional da CNH Industrial, responsável por revisar o desempenho operacional dos segmentos de atuação da companhia e tomar decisões sobre determinados assuntos operacionais.

“Nosso setor está experimentando uma aceleração e uma magnitude crescente de mudanças alimentadas por megatendências, como digitalização, automação, eletrificação e novos serviços. As empresas precisam se adaptar, mudar e revitalizar continuamente para responder a esses desafios de negócios e gerar valor a longo prazo com sucesso”, disse Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial.

Consequentemente, a liderança da CNH Industrial realizou uma análise detalhada sobre a forma como a empresa faz seus negócios. A avaliação incluiu, entre outras coisas, a obtenção de feedback de seus clientes e parceiros, revisão de processos e sistemas internos, bem como uma análise mais detalhada de sua estrutura e governança organizacional. “Embora tenhamos encontrado inúmeras áreas de excelência, conforme indicado por nosso sólido desempenho ano após ano, também identificamos oportunidades de melhoria, como a mudança para a nova estrutura organizacional apresentada hoje”, observou Mühlhäuser.

Por meio das mudanças organizacionais anunciadas hoje, a CNH Industrial busca ser:

  • Mais centrada no cliente, com o foco aprimorado em seus cinco fortes segmentos operacionais cuja missão será baseada em atender e superar as expectativas dos clientes.
  • Mais empreendedora, reduzindo a complexidade e capacitando esses segmentos operacionais, mantendo o nível certo de controle corporativo.
  • Mais enxuta e ágil, simplificando os processos de decisão e a estrutura organizacional.
  • Mais inovadora, permitindo inovações mais rápidas e focadas no mercado, tanto em termos de hardware e software quanto de novos modelos de negócios.

No geral, a organização da empresa será simplificada pelo fortalecimento de seus segmentos de atuação apoiados por funções globais modernizadas. A antiga estrutura regional (presente nos continentes) será em grande parte absorvida pelos segmentos operacionais, trazendo as marcas mais perto dos negócios de seus clientes e acelerando os processos de tomada de decisão.

Segmentos operacionais

Os cinco segmentos operacionais serão totalmente responsáveis pelo crescimento global e pelo desempenho de seus respectivos negócios, aumentando o foco e o compromisso. Cada segmento operacional terá líderes de linha de produto, líderes de marca e líderes de função de suporte.

  • Os líderes de linha de produto gerenciarão roteiros e apresentações de produtos globais, bem como custo e qualidade de produtos para garantir consistência global.
  • Os líderes de marca gerenciarão todos os aspectos comerciais e de lançamento no mercado, incluindo o posicionamento ideal de suas marcas líderes do setor.
  • Os líderes de função de suporte conduzirão processos e sistemas específicos do segmento, incluindo finanças, tecnologias da comunicação e informação, talentos (recursos humanos), entre outros.

Os cinco segmentos operacionais e os membros do GEC que os lideram são:

  • Agricultura: compreende as marcas agrícolas globais Case IH e New Holland Agriculture, juntamente com a marca regional da STEYR (presente unicamente na Europa). O segmento de agricultura será liderado por Derek Neilson, com o cargo de President Agriculture. Anteriormente ele foi COO da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), função que exerceu desde 2015.
  • Veículos comerciais e especiais: inclui veículos comerciais da marca IVECO, as marcas de ônibus IVECO e Heuliez Bus, veículos para fora de estrada e mineração da IVECO ASTRA, da marca de combate a incêndios Magirus e da Iveco Veículos de Defesa, marca que se concentra em veículos de segurança civil. O segmento de veículos comerciais e especiais será liderado por Gerrit Marx, com o cargo de President Commercial and Specialty Vehicles, que recentemente se integrou à CNH Industrial. Marx tem um sólido histórico no setor automotivo, incluindo veículos comerciais, com experiência profissional na Daimler Trucks e na Volkswagen em diferentes regiões do mundo.
  • Construção: inclui as marcas CASE Construction Equipment e New Holland Construction. O segmento de construção será liderado por Carl Gustaf Göransson, com o cargo de President Construction. Göransson já era o responsável pelo segmento de construção da empresa desde 2016.
  • Powertrain: concentra-se na marca FPT Industrial, produzindo motores, eixos e transmissões. O segmento de powertrain continuará a ser liderado por Annalisa Stupenengo, como President Powertrain, função que assumiu em 2015.
  • Serviços financeiros (Banco CNH Industrial): é um player global de serviços financeiros nos setores de equipamentos de agricultura, construção e veículos comerciais. O segmento de serviços financeiros continuará a ser liderado por Oddone Incisa, no cargo de President Financial Services, função que exerce desde 2013.

Novas funções

Dado o foco aprimorado dos cinco segmentos operacionais globais e a transferência relacionada de responsabilidade de negócios, o número e o tamanho das funções corporativas da CNH Industrial foram reduzidos e suas áreas de responsabilidade simplificadas.

No futuro, as funções corporativas se concentrarão nas principais tarefas da empresa, incluindo estratégias funcionais, controles, sistemas e processos, reduzindo as despesas gerais, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e assertiva e garantindo o controle e o equilíbrio adequado dessa nova organização. Ao mesmo tempo, recursos e fundos foram realocados, permitindo que a empresa acelere suas atividades nas áreas de automação, veículos elétricos, digitalização e de novos serviços, entre outras.

  • Finanças, fusões, aquisições e sustentabilidade supervisionarão o desempenho e controles financeiros consolidados, bem como o planejamento e análise financeira, impostos, tesouraria e gestão de riscos, relações com investidores, fusões e aquisições e as atividades de sustentabilidade da empresa.
  • Estratégia, talentos, digital e tecnologia da informação e comunicação gerenciarão a estratégia de toda a empresa, a comunicação interna com os stakeholders e as atividades de recursos humanos. Essa área também supervisionará a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da empresa, além de dirigir o desenvolvimento de processos, serviços e modelos de negócios conectados.
  • Tecnologia gerenciará os principais programas de inovação tecnológica da CNH Industrial, incluindo o foco maior da empresa nas áreas de automação e eletrificação.
  • Supply Chain coordenará as atividades de compras, fabricação e qualidade em toda a empresa, garantindo alavancagem de escala, compartilhamento de melhores práticas, otimização de network e aplicação contínua dos conceitos da Indústria 4.0.
  • Mercados de alto crescimento: Ásia, Oriente Médio e África (AMEA) e América do Sul gerenciarão e coordenarão as atividades regionais de vendas, distribuição e negócios em todos os segmentos para as regiões de alto crescimento e gerenciarão as joint ventures e as alianças estratégicas da empresa localmente.
  • Soluções de pós-venda assegurarão a excelência global em peças e serviços técnicos nos segmentos operacionais. Embora as responsabilidades principais pelos resultados continuem nos respectivos segmentos operacionais, assim como suas atividades comerciais, essa equipe garantirá o desenvolvimento acelerado e a implementação de conceitos inovadores de pós-venda.

Os líderes funcionais e membros do GEC são:

  • Finanças, sustentabilidade, fusões e aquisições – Max Chiara continuará atuando em suas funções anteriores de Chief Financial Officer, que exerce desde 2013, e Chief Sustainability Officer, que exerce desde 2016.
  • Estratégia, digital, talentos e tecnologia da informação e comunicação – Andreas Weishaar, executivo que se junta à empresa como Chief Strategy, Talent, ICT and Digital Officer, tem uma vasta experiência de trabalho na AGCO Corporation e Welbilt Inc. em funções similares. Weishaar iniciou sua carreira na Arthur D. Little.
  • Tecnologia – Alan Berger, que anteriormente era Chief Technical Officer, assumirá o cargo de Chief Technology Officer da empresa.
  • Supply chain – Tom Verbaeten, que era o Chief Manufacturing Officer, assumirá como Chief Supply Chain Officer.
  • Mercados de alto crescimento – AMEA – Stefano Pampalone, que era o Chief Operating Officer (COO) da região composta pela Ásia e pelo Pacífico, assumirá a função de General Manager AMEA (Ásia, Oriente Médio e África) e será responsável por todas as joint ventures e alianças estratégicas.
  • Mercados de alto crescimento – América do Sul – continuará com Vilmar Fistarol, que era o Chief Operating Officer (COO) da América Latina, na função de General Manager South America (América do Sul, Central e Caribe).
  • Soluções pós-venda — Luc Billiet, anteriormente o President Parts and Service, assume a função de General Manager Aftermarket Solutions.

O Comitê Executivo Global será apoiado, conforme apropriado, pelo departamento jurídico, de auditoria interna, compliance e de comunicação corporativa.

A implementação dessas mudanças organizacionais prosseguirá nos próximos meses e incluirá o desenvolvimento de um plano estratégico de negócios da CNH Industrial baseado na nova estrutura e direção da empresa.

 

FONTE: Jorge Görgen – Assessoria CNHI
jorge.gorgen@cnhind.com

Related posts

Grupo Vittia recebe primeiro registro do País de macrobiológico que combate sete pragas do campo

Mario

Agritech lança dois tratores para fruticultura na Hortitec

Mario

Grupo Vittia apresenta inoculante Biomax Azum para a cultura do trigo

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais