CaféNOTÍCIAS

“Café sem Grãos”: criação da startup Atomo Coffee acusa produtores de Arábica pelo aquecimento global

Lançamento do “Café sem Grãos” aconteceu durante o Festival do Café de Nova York

Publicamos a seguir, na íntegra (apenas acrescentamos as fotos) de uma reportagem da Reuters

Uma startup com sede em Seattle, apoiada por alguns dos investidores por trás da Beyond Meat BYND.O [reuters://REALTIME/Verb=FullQuote/ric=BYND.O] , está lançando o primeiro café sem grãos do mundo esta semana, em uma tentativa de reduzir o impacto ambiental da popular bebida.

 A inovação chamou a atenção dos investidores, que investiram 51,6 milhões de dólares na Atomo Coffee na esperança de que a sua bebida – que utiliza superalimentos e ingredientes reciclados para imitar a estrutura molecular do café – seja um sucesso entre os consumidores.

 À medida que o clima mundial aquece, as explorações de café, especificamente aquelas que cultivam a variedade mais delicada de Arábica, preferida pelos baristas, estão a subir colinas, destruindo florestas ao longo do caminho, na procura de climas mais frescos.

 O desmatamento é a segunda principal causa das mudanças climáticas, depois da queima de combustíveis fósseis. Estudos mostram que, até 2050, cerca de metade das terras atualmente utilizadas para cultivar café poderão ser improdutivas graças às alterações climáticas.

 O café está causando desmatamento em um ritmo bastante alarmante – quase dez Central Parks (de Nova York) por dia”, disse o CEO e cofundador da Atomo, Andy Kleitsch, antes do lançamento do café sem grãos da empresa no Festival de Café de Nova York, na sexta-feira.

 “Estamos a falar de uma máquina, de uma máquina de café que nunca para, está sempre à procura de mais terreno, e é isso que estamos a tentar evitar”, afirmou.

 A Atomo diz que seu café inicial sem grãos, “prova de conceito”, causou 93% menos emissões de carbono e usou 94% menos água do que o café normal. Time Magazine [https://time.com/collection/best-inventions-2022/6225194/atomo-coffee-molecular-cold-brew/] a nomeou uma das 200 melhores invenções de 2022.

 A empresa espera ver números semelhantes para o seu novo café quente sem grãos, que também é feito principalmente com ingredientes reciclados, como sementes de tâmaras, que tendem a ser descartadas no processo de produção comercial.

 A Atomo está inicialmente visando cafeterias em vez de lojas e redes de supermercados, já que seu café torrado será vendido no atacado por US$ 20,99 por libra, contra os US$ 10-14 por libra pagos pela cafeteria média dos EUA.

 Após um rápido crescimento inicial, alguns fabricantes de alternativas à carne têm enfrentado dificuldades mais recentemente, [reuters://REALTIME/verb=NewsStory/ric=nL4N39O43G] à medida que os consumidores, atingidos pela inflação, reduziram os seus produtos, muitas vezes mais caros.

 No entanto, a Atomo diz que está em negociações com a maioria das principais empresas de café do mundo sobre como poderá expandi-las e fornecê-las.

 “Todos eles (grandes produtores de café) sabem que têm um problema com a disponibilidade de café nos próximos 20 a 30 anos e estão tentando se antecipar ao problema”, disse Kleitsch.

 (LONDRES (Reuters) – Reportagem de Maytaal Angel /  Edição de Mark Potter)

Related posts

Balanço anual das ações da Secretaria de Agricultura de MG é apresentado na Assembleia Legislativa

Mario

Começa hoje o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras em Franca (SP).

Mario

Cultivo consorciado de café com macadâmia é 215% mais produtivo e 3,2 vezes mais rentável do que sistema tradicional

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais