CaféCafé e Mercado

Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã

Os preços têm sido mais influenciados por movimentos especulativos do que por mudanças nos fundamentos do mercado, com queda de aproximadamente 15% em relação aos picos anteriores.

Na semana passada, os preços do café permaneceram em queda, acompanhando outras commodities softs. Os preços também seguiram outras referências, como o petróleo: os preços do primeiro contrato do WTI caíram aproximadamente 8% desde meados de abril, e enquanto o café reagiu de maneira mais agressiva (cerca de -15%), permaneceu no meio do caminho entre o açúcar e o cacau (aproximadamente -10% e -30%, respectivamente, considerando os picos anteriores).

Segundo Natália Gandolphi, analista de Café da Hedgepoint Global Markets, “no momento, as quedas de preços estão mais correlacionadas a movimentos especulativos do que a fatores fundamentais. Por exemplo, em nossa análise mensal, temos observado a vulnerabilidade implícita às posições especulativas em recorde (Figura 1). É importante notar, no entanto, que, de acordo com a correlação entre preços e posição especulativa, havia mais espaço para correção, em direção a 202-209 c/lb, considerando uma regressão linear dos últimos 70 períodos, desde janeiro de 2023 e a série de 5 anos – nível que o primeiro contrato está atualmente testando (Figura 2)”.

“Outros pontos também têm sido observados pelo mercado, apesar de não alterarem, no momento, o equilíbrio global de oferta e demanda: os resultados dos roasters mostraram uma desaceleração no primeiro trimestre, especialmente nos resultados que refletem mais o consumo em casa. KDP, por exemplo, registrou uma variação de -0,3% nas vendas de volume de café nos EUA no 1T/24, e uma queda de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado”, observa.

“No entanto, como mencionado anteriormente, a correção não reflete os fundamentos que estavam sendo observados mais de perto pelo mercado e oferecendo suporte – especialmente aos preços do robusta em LN. Nomeadamente, preocupações com as fases iniciais de desenvolvimento no Vietnã”, pontua.

Embora as previsões continuem a sugerir um aumento nos níveis de chuva nas próximas semanas – com previsões de 2 semanas indicando de 90% a 150% dos volumes normais, em comparação com os atuais 0% a 20% – essas previsões ainda não se traduziram efetivamente em uma recuperação. A Figura 4 mostra os níveis cumulativos de precipitação para 2024 na região do Planalto Central, acompanhados pelas previsões EC e GFS.

Ao mesmo tempo, as temperaturas ainda não baixaram de seus níveis históricos: de acordo com dados da Refinitiv, a região registrou temperaturas de 29,9 °C nos últimos dias, enquanto a média esperada para o período seria em torno de 25 °C. Nesse sentido, não são apenas os padrões irregulares de chuva que ameaçam a umidade do solo neste momento, e, consequentemente, o desenvolvimento da safra de 24/25.

Em resumo, os preços do café continuaram a cair na última semana, em linha com outras commodities softs, como açúcar e cacau. A queda nos preços do café parece estar mais relacionada a movimentos especulativos do que a fatores fundamentais de mercado. Havia potencial para uma correção adicional de preço com base em uma análise de regressão linear, buscando cerca de 202-209 c/lb, nível que está sendo atualmente testado.

Apesar de algumas perspectivas positivas para o aumento das chuvas no Vietnã, as previsões ainda não resultaram em uma recuperação clara, já que a região está enfrentando temperaturas acima da média. Além disso, os roasters registraram uma leve desaceleração no primeiro trimestre, com foco em padrões de consumo doméstico. No entanto, os resultados não são consistentes em todas as categorias, o que limita a pressão de baixa.

Related posts

Catálogo reúne informações sobre cultivares de café arábica registradas no RNC

Mario

[Marco Antônio Jacob] – Não é utopia: Perdas de 16 milhões de sacas de arábicas

Mario

2ª Semana Nacional de Cafeicultura Moderna: Sucesso de Público e de Organização

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais