fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Image default
Comércio Exterior HortiFruti

AGRODAN, a maior produtora e exportadora de mangas ‘premium’ do Brasil

DO PORTAL – JOÃO ALBERTO (colunista social)

Em companhia de Paulo Dantas, um dos sócios e principal responsável pelo funcionamento da empresa, fui conhecer a AGRODAN – Agropecuária Dantas Roriz, em Belém do São Francisco (PE), no Vale do São Francisco. Confesso que fiquei deslumbrado com o que vi. Não é sem razão que a empresa é maior exportadora de mangas premium do Brasil e a maior produtora do mundo. Os resultados aparecem safra após safra. Neste ano a produção deve atingir 35 milhões de quilos de manga produzidos. Um resultado que reflete o trabalho correto ao longo dos 30 anos da empresa, prezando pela excelência do produto, desde o plantio até o consumidor final. Isso nos dá credibilidade no mercado e, consequentemente, o aumento de vendas.

O Packing House é uma verdadeira indústria em quem a mangas são preparadas e empacotadas, é o maior, mais moderno e mais automatizado do Brasil, o segundo mais moderno do mundo, atrás apenas de um de Israel, com processos que possuem diversos certificados internacionais e um alto índice de automação, inclusive utilizando robôs. As mangas, todas colhidas manualmente, chegam, são lavadas, enceradas e separadas eletronicamente, por faixa de peso, cor, tipo.

Da produção da AGRODAN, 95% é destinada à exportação especialmente para Portugal, Alemanha, Espanha, Holanda e Itália, mas existe um trabalho para atingir o mercado interno, com a meta de que 40% da produção seja consumida dentro do país. Já está presente em vários estados, encontradas especialmente em lojas premium. No Recife (PE), na Frutaria e Perine, entre outros.

Para conseguir produzir a melhor manga do mundo os investimentos da AGRODAN vão muito além da tecnologia. Lá, os resultados só interessam se eles forem atingidos prezando a segurança do colaborador, a segurança alimentar, o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade. É uma junção de todos esses fatores que fazem a manga da AGRODAN ser a melhor manga do mundo

As mangas produzidas pela Agrodan são dos tipos ‘Kent’, ‘Keitt’, ‘Palmer’ e ‘Tommy’, que se destacam por sua qualidade premium. Uma fruta diferenciada, que surpreende qualquer paladar. As variedades ‘Kent’, ‘Keitt’ e ‘Palmer’ não possuem fibra e são ideais até para comer de colher. São simplesmente maravilhosas, justificando o grande sucesso mundial.

Um detalhe que chamou muito minha atenção foi o lado humano. Além da mais moderna tecnologia, pude constatar funcionários mostrando alegria, mesmo em trabalhos duros, debaixo do sol inclemente da região. E Paulo Dantas faz questão de tratar todos com muito carinho e proporcionar a eles as melhores condições de trabalho.

Paulo Dantas, na linha de empacotamento – Créditos: Sheila Wanderley
O barco que transita entre as ilhas que produzem mangas. Créditos: Sheila Wanderley
A linha de produção. Créditos: Sheila Wanderley
As mangas. Créditos: Sheila Wanderley
Embalagem para exportação para a França. Créditos: Sheila Wanderley

Fonte: BLOG JOÃO ALBERTO

http://www.joaoalberto.com

Related posts

Hortaliças produzidas em Fazenda Vertical chegam ao mercado de São Paulo (SP)

Revista Attalea Agronegócios

Challenger, inovador bioinseticida aliado no controle do vetor do greening.

Revista Attalea Agronegócios

Congresso Brasileiro do Agronegócio debateu formas do Brasil se adaptar ao cenário mundial marcado por uma guerra comercial

Revista Attalea Agronegócios

1 Comentário

Idelvan Fagundes Teixeira outubro 21, 2019 at 3:17 pm

Serviço de excelente colaboração para cadeia produtiva .

Resposta

Deixe um comentário