CaféCafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

5ª ALTA CAFÉ: Cadeia Produtiva do Café se reunirá de 08 a 10 de abril no Clube de Campo da Franca

Com muitas novidades para este ano, feira reunirá as principais empresas do Agronegócio Café do Brasil.

De 08 a 10 de abril de 2025, toda a Cadeia Produtiva do Agronegócio Café se reunirá no Clube de Campo da Franca durante a 5ª ALTA CAFÉ – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana.

Em pouco mais de cinco anos de existência a ALTA CAFÉ já se tornou referência no setor. “Desde a sua criação, a nossa proposta é a de proporcionar aos visitantes cafeicultores a facilidade de encontrar, em um único espaço de negócios, as principais empresas da cadeia produtiva da cafeicultura, que trabalham em cada uma das etapas da produção, desde a semente até a xícara. Ressaltamos, ainda, a liberdade de negociação das empresas expositoras”, afirmou José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca e presidente da AEAGRO – Associação dos Empreendedores do Agronegócio de Franca e Região, entidades realizadoras da feira.

Em foto de 2024, os diretores da AEAGRO: Danilo Pereira Lima (AGROPL/YTO), Giovaine Patrick (OLIMÁQUINAS/LS TRACTOR), Guilhermy Pessoa (TRACAN/CASE iH), o presidente José Henrique Mendonça (SINDICATO RURAL DE FRANCA), Antônio Silva (A.ALVES/NEW HOLLAND), o vice-presidente José Augusto Freixes, Fernando Machado (OIMASA/MASSEY FERGUSON) e Sami El Jurdi (SAMI MÁQUINAS/AGRITECH e ROBUSTA TRATORES/YANMAR). (Créditos: Marcos Limonti/ALTA CAFÉ).

EXPOSITORES CONFIRMADOS
Os visitantes da 5ª ALTA CAFÉ poderão conhecer de perto as principais tecnologias para a sua lavoura de café, desde máquinas (Tratores, Colheitadeiras, Adubadeiras, Roçadeiras, Trituradoras, Podadoras, Arruadoras, Carretas, Guinchos, Pás-Carregadeiras, Recolhedoras, Abanadoras, Sopradoras, Classificadores, Descascadores, Despolpadores, Lavadores e Secadores); irrigação (sistemas, motores, bombas); agricultura de precisão (startups, agricultura digital, drones, mapeamentos, agrimensura, geotecnologia, aplicativos, segurança eletrônica); insumos (agroquímicos, agrobiológicos, consultorias); financiamentos e mercado futuro (instituições financeiras, tradings, fintechs); e energia solar.

Já garantiram presença na 5ª ALTA CAFÉ as principais empresas do setor de máquinas e implementos
do Agronegócio Café: A.Alves (New Holland), AgroPL (YTO), Oimasa (Massey Ferguson), Olimáquinas (LS Tractor), Robusta Tratores (Yanmar Solis), Sami Máquinas (Agritech), Tracan Máquinas (Case iH), Trevo (Lovol), VN Máquinas, AWZ Máquinas, SWZ Máquinas, Kamaq, Vicon, Minami, MIAC Colombo, Marispan, Pinhalense, Jacto, HM Agro, Agro MA Pulverizadores, Tritucap, Agrimec Implementos, Crimaq, Amazon Motors, Tuzzi e Agroleite.

Muitas novidades e lançamentos também na secagem dos grãos, com as empresas Coolseed (Santa Tereza do Oeste/SC), Redivo (Orleans/SC), Dryeration (Cachoeirinha/RS) e TMSA (Porto Alegre/RS).

Sami El Jurdi (diretor da SAMI MÁQUINAS/AGRITECH). (Créditos: Marcos Limonti/ALTA CAFÉ)
Fernando Machado (diretor da OIMASA/MASSEY FERGUSON). (Créditos: Marcos Limonti/ALTA CAFÉ)
Danilo Pereira Lima (diretor da AGROPL/YTO). (Créditos: Marcos Limonti/ALTA CAFÉ)
O diretor Antônio Silva e sua equipe da A.ALVES/NEW HOLLAND. (Créditos: Marcos Limonti/ALTA CAFÉ)
Francinaldo Alves (gerente comercial da ROBUSTA TRATORES/YANMAR). (Créditos: Marcos Limonti/ALTA CAFÉ)
Guilhermy Pessoa (diretor de marketing da CASE iH/TRACAN). (Créditos: Marcos Limonti/ALTA CAFÉ)
Equipe da OLIMÁQUINAS/LS TRACTOR. (Créditos: Marcos Limonti/ALTA CAFÉ)

Dentre as cooperativas, Coopercitrus, Cooalta, Sicoob Credicitrus, Sicoob Credimogiana, Cresol e Sicredi já confirmaram presença. O Banco do Brasil também participará com sua tradicional carreta.

Complementam a lista de participantes confirmados quatro revendas de produtos agroquímicos e agrobiológicos (Bolsa Agronegócios, Casa do Café, Nutrien, Santamelia Agropecuária e Dedeagro). Destaque também para as empresas de insumos com opções e soluções para todas as etapas da lavoura de café (Valence, Adfert, Eurochem, Yara Brasil, Agrichem, Bience Agriscience, Agroplanta, Agrobiotech, ECS Consultoria e Viveiro de Mudas, Gecal Agronegócios, Pleno Pot e Lubrax).

Em virtude das condições climáticas dos últimos anos, as empresas de irrigação serão muito procuradas na feira, com destaque para: Bolsa Irriga, Netafim, Nutrygotas e Terra Campo). Dentre as empresas de energia solar, destaque para Fortiori Energia Solar e Sol Energy BR).

NOVIDADES
Para 2025, a Comissão Organizadora intensificou a formalização de parcerias institucionais com entidades do setor, como o Sistema FAESP/Senar-SP e o Sebrae-SP. “Destacamos, também, a concretização de parcerias importantes com o Sistema OCB – Organização das Cooperativas do Brasil e com a AMSC – Região da Alta Mogiana, o que proporcionará a organização de dois novos espaços na feira: a Arena Café: “Experiência Alta Mogiana” e a Arena “Café & Tecnologia””, explicou o Engº Agrº Carlos Arantes Corrêa, coordenador da 5ª ALTA CAFÉ.

“Contabilizamos para esta próxima edição um aumento considerável de novas empresas na feira, desde empresas de insumos como também de máquinas e implementos. A organização das duas arenas na feira foi uma forma que encontramos de destacar e privilegiar as empresas de tecnologia, assim como dar maior ênfase também para o público consumidor final, com ações voltadas para as marcas de café”, afirmou José Henrique Mendonça.

Equipe do Sindicato Rural de Franca, entidade que realiza a ALTA CAFÉ e representa o Sistema FAESP/Senar-SP na região.
Parceria renovada com o Escritório Regional do Sebrae-SP: na foto, a diretora Iroá Arantes e a equipe que trabalhou durante a 4ª ALTA CAFÉ.

ARENA CAFÉ: “EXPERIÊNCIA ALTA MOGIANA”
Um foco trabalhado pela Comissão Organizadora para este ano é a promoção do produto final. Para isto, foi formalizada parceria institucional com o Escritório Regional do Sebrae-SP e com a AMSC – Região da Alta Mogiana, entidade gestora da Indicação de Procedência de cafés especiais da Alta Mogiana.

“Realizar uma feira cujo tema principal é o café e não contar com uma área específica para promover a qualidade dos cafés aqui produzidos seria um despropósito. Será um espaço diferenciado, com estandes de marcas e cafeterias, mas também com apresentações, atividades interativas e experiência sensoriais para os visitantes”, disse o coordenador.

ARENA “CAFÉ & TECNOLOGIA”
Para a 5ª ALTA CAFÉ, o Sindicato Rural de Franca formalizou parceria com o Sistema OCB – Organização das Cooperativas do Brasil na organização de uma área totalmente dedicada à Tecnologia e Inovação. “Criamos um espaço que abrigará e promoverá tecnologias desenvolvidas por Empresas e também Startups (AgTechs) do Agronegócio Café, que trabalham no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades da cafeicultura moderna, aumentando a produtividade e aprimorando etapas da cadeia produtiva, desde o cultivo até o café pronto para consumo”, ressaltou Carlos Arantes.

“O mundo hoje é tecnológico. Aprimorar o processo produtivo na cafeicultura de forma a garantir melhoria na produtividade na lavoura é fator primordial para a lucratividade da atividade. A proposta da Comissão Organizadora da ALTA CAFÉ é trazer muitas novidades sobre este tema para a feira”, destacou.

Na Arena “Café & Tecnologia”, os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto máquinas, equipamentos e sistemas voltados para a classificação do grão; sistemas de gerenciamento da propriedade; agricultura de precisão; sistemas inteligentes para irrigação; inteligência artificial e nanotecnologias para controle de pragas e doenças.

“São startups que estavam ou estão incubados nos principais hubs de tecnologia do Brasil, como o TecnoParq (Viçosa/MG), o LavrasTec (Lavras/MG), o Parque Científico e Tecnológico da UNICAMP (Campinas/SP) e o Supera Parque (Ribeirão Preto/SP). Além de empresas já estabelecidas no setor, de Franca (SP) e Porto Alegre (RS)”, explicou.

REPRESENTATIVIDADE
Assim como foi nas quatro edições anteriores, onde a ALTA CAFÉ contou com a presença de muitas autoridades políticas e setoriais, para a edição 2025 já estão confirmadas a presença de Guilherme Campos (Secretário de Políticas Agrícolas/MAPA); Ricardo Domingos Pereira (Coordenador da CATI/SAA-SP); Alexandre Grassi (Diretor do Departamento de Extensão Rural/SAA/SP); José Carlos de Faria Júnior (Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas/SAA-SP) e Geraldo Nascimento Junior (diretor do EDR-Franca/SAA-SP).

“Vamos intensificar o convite para que outras autoridades importantes para a Cadeia Produtiva do Café estejam presentes”, finalizou José Henrique Mendonça.

Confirmada a presença da Secretaria de Agricultura do Estado de SP: Geral-do Nascimento (diretor do EDR-Franca), Ricardo Pereira (Coordenador da CATI), Alexandre Grassi (Diretor do Departamento de Extensão Rural) e José Carlos de Faria Júnior (Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas).
José Henrique Mendonça confirmou a presença de Guilherme Campos (Secretário Nacional de Política Agrícola do MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo)
Tirso Meirelles, presidente do Sistema FAESP/Senar-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo)

COMERCIALIZAÇÃO DAS ÁREAS
Grande parte das áreas disponíveis para exposição já foram comercializadas. Mas ainda há espaços disponíveis. “Estamos com 89% das áreas disponíveis já comercializadas. Nos últimos dias tem-se intensificada a procura por parte das empresas. Os interessados devem acessar nossas Redes Sociais e sinalizar o interesse”, finalizou Carlos Arantes.

INFORMAÇÕES
LOCAL: Clube de Campo da Franca (Rod. Cândido Portinari, km 383, zona rural, município de Restinga/SP)
DATA: 08 a 10 de Abril de 2025
HORÁRIO: 08 às 17 horas
ENTRADA: gratuita
ESTACIONAMENTO: gratuito
OBJETIVO: criar um ambiente diferenciado de negócios voltado principalmente aos cafeicultores da Região da Alta Mogiana, mostrando a importância econômica do Agronegócio Café da “Semente à Xícara”, abrangendo desde as propriedades rurais, até à indústria, comércio, serviços e turismo de negócios.

REALIZAÇÃO: Sindicato Rural de Franca
ORGANIZAÇÃO: AEAGRO – Associação dos Empreendedores do Agronegócio de Franca e Região

PATROCINADORES:
Jacto, Sicoob Credimogiana, EPTV, Dedeagro e Banco do Brasil

PARCEIROS INSTITUCIONAIS:
Sistema FAESP/Senar-SP, Sebrae-SP, Sistema OCB, AMSC-Região da Alta Mogiana e Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA-SP)

MÍDIA OFICIAL: EPTV e Revista Attalea Agronegócios

ÁREA TOTAL DA FEIRA: 16.000m²
ÁREA COBERTA: 5.640m²
ÁREAS COMERCIAIS: 150 áreas
PREVISÃO DE NEGÓCIOS: R$ 220 milhões

NOVIDADES:

  1. Arena Café: “Experiência Alta Mogiana”
    área totalmente dedicada à promoção da qualidade do café da Região da Alta Mogiana, com exposição de marcas, cafeterias e apresentações de experiências sensoriais com o público visitante
  2. Arena “Café & Tecnologia”
    área totalmente dedicada à Tecnologia e Inovação que abrigará e promoverá tecnologias desenvolvidas por Empresas e AgTechs (Startups) do Agronegócio Café, que trabalham no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades da cafeicultura moderna, aumentando a produtividade, aprimorando etapas da cadeia produtiva, desde o cultivo até o café pronto para consumo.

Related posts

Megaleite 2019 terá lançamento de plataforma on-line para venda de embriões

Mario

41ª EXPOINTER: Massey Ferguson investe na ampliação de portifólio

Mario

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe promete ser uma edição histórica

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais