Cafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

2º ICAFEST: Evento reúne especialistas em manejo da lavoura e venda de cafés especiais

A programação do ICAFEST vai levar ao público palestras que vão desde o manejo da lavoura até a precificação dos cafés na hora de exportar. O evento acontecerá de 28 a 30 de setembro, em Ibiraci (MG), na região da Alta Mogiana.

Especialistas da lavoura à comercialização vão levar informação aos cafeicultores no ICAFEST – Festival do Café de Ibiraci. O evento está em sua segunda edição e vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na cidade mineira que faz parte da região cafeeira da Alta Mogiana. O festival visa reunir todos os elos da cadeia produtiva do café, e terá programação totalmente gratuita, incluindo palestras e workshops com temas atuais da cafeicultura.

Na quinta-feira (28) a abertura do evento será feita pelo prefeito de Ibiraci (MG), Ismael Silva Cândido. Na sequência, o engenheiro agrônomo Marcelo Jordão, pesquisador da Fundação Procafé, dará uma palestra sobre Manejo da Lavoura para as condições no município. “Vou falar quais são as particularidades do município que requerem a atenção do produtor para alcançar bons resultados”, explicou Jordão.

Ainda focando nos tratos culturais no campo, o pesquisador e consultor em cafeicultura Felipe Santinato abordará o tema do Aumento da Produção. Santinato é engenheiro agrônomo doutor em Produção Vegetal e pós-doutorando em Agronomia pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O profissional atua há 10 anos na Santinato & Santinato Cafés.

No segundo dia de evento, a abertura ficará por conta da cerimonialista e especialista em cafés, Mariana Proença. A jornalista e comunicadora estará presente em todos os dias do evento, fazendo também participações com uma dinâmica e na abertura do sábado (30).

Ainda na sexta-feira (29), Danilo Pucci e Saulo Carvalho falarão sobre Certificação para o Futuro. O tema é essencial para comprovar a excelência da produção ao consumidor. Pucci é gerente geral da trader Volcafé no Brasil e Saulo Carvalho é diretor vice-presidente da Cocapec, onde trabalha com foco na gestão, acesso e estratégia de mercado na cooperativa.

Outro tema muito importante para os produtores será também debatido na sexta-feira e envolve a venda de cafés especiais. A palestra Precificação da Exportação vai ser apresentada por Gabriel Lancha, produtor na Fazenda Labareda, e Sandra Moraes, gerente de Cafés Especiais na Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, a Expocacer.

Outro ponto alto na programação deste ano é que pela primeira vez o Icafest receberá pela primeira vez uma das fases do Concurso de Qualidade de Cafés da Alta Mogiana. O Concurso está em sua 21ª edição e vai avaliar cafés inscritos em três categorias: natural, cereja descascado e fermentação controlada.

Os conteúdos do evento seguem no sábado (30), quando acontecerá a Premiação Icafest na Escola, e o anúncio do resultado do Concurso do Café Municipal de Ibiraci, além de contar, ainda, com a Rainha do Café 2023. Para concluir as atividades ligadas ao festival, no domingo, dia 01 de outubro, acontece a Corrida Icafest 2023, que contará com premiação.

Sobre o ICAFEST

O festival espera receber um público 10% superior em comparação com o ano anterior, destacou Edgard Bressani, presidente da Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), organizadora do evento.

O Icafest criado a partir de uma iniciativa da Prefeitura local, idealizado para criar oportunidades para os cafeicultores do município e do seu entorno. “Esse festival veio promover os cafés especiais produzidos em Ibiraci, mas vai além. No Icafest mostramos o que já temos feito em termos de qualidade e ainda ampliamos o horizonte dos cafeicultores ibiracienses com palestras, conteúdos e uma feira com equipamentos e inovações”, afirmou o prefeito do município, Ismael Silva Cândido.

Sobre a região da Alta Mogiana

A Alta Mogiana é uma região que possui Indicação de Procedência do Café. A certificação é conferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e atesta que os grãos produzidos ali têm características e uma história exclusiva da região. Neste ano, mais sete municípios foram incluídos na IP da Alta Mogiana, que agora abrange 23 municípios.

Serviço 
ICAFEST – Festival do Café de Ibiraci
Quando: Dias 28, 29 e 30 de setembro, 2023, das 12h às 20h
Onde: R. Pres. Getúlio Vargas, 315-475, Ibiraci (MG), Região da Alta Mogiana 
Mais informações: https://www.instagram.com/icafest.ibiraci/

FONTE: PROENÇA COMUNICAÇÃO
comunicacao@marianaproenca.com.br

FOTOS: Créditos – Igor do Vale

Related posts

Dia de campo digital discute trigo como opção rentável e fortaleza agronômica

Mario

Expodireto Cotrijal atrai 32,5 mil pessoas no primeiro dia

Mario

Cooxupé lidera ranking ESG entre cooperativas de todo o Brasil

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais