Image default
Cafés Especiais

1º Concurso Florada Premiada­­­ supera expectativas com mais de 650 inscrições

Mulheres cafeicultoras, de diversas regiões produtoras de café arábica do Brasil, aguardam o resultado final do Concurso que acontecerá dia 9 de novembro, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, durante cerimônia em parceria com Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA)

Grupo 3corações, maior empresa de cafés do Brasil, lançou em março de 2018 o Projeto Florada, iniciativa que tem como principal objetivo valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres cafeicultoras brasileiras. Um dos principais pilares do Projeto é o Concurso Florada Premiada, que, em parceria com a BSCA premia cafés de altíssima qualidade e com representatividade de todas as regiões produtoras de cafés arábica do Brasil.

Em apenas seis meses após o seu lançamento, o concurso recebeu mais de 650 inscrições. O resultado da primeira fase será divulgado hoje, 5 de outubro, nos sites do Projeto Florada www.projetoflorada.com.br e da BSCA http://brazilcoffeenation.com.br/contest-edition/show/id/8.

“O Concurso 3 Corações Florada Premiada abrirá um espaço inclusivo de reconhecimento ao trabalho de mulheres com o café e de fomentação às suas conquistas. Além disso, o Projeto Florada cria uma importante plataforma de visibilidade para que as cafeicultoras também se conectem entre si e tenham acesso a informações sobre as melhores práticas na produção de cafés especiais”, diz Patrícia Carvalho, líder do Projeto Florada na 3corações.

A grande novidade do Concurso é que a qualidade das amostras dos cafés recebidos foi tão alta que o Grupo 3corações ampliou de 113 lotes previstos no regulamento para um total de 295 lotes a serem comprados pela Companhia. Vale destacar que as grandes campeãs de cada categoria (Via úmida e Via seca) receberão além da compra do lote pelo dobro da cotação de mercado o prêmio de R$25.000,00, as segundas colocadas R$15.000,00 e as terceiras R$10.000,00. Todos estes cafés surpreendentes serão disponibilizados ao consumidor pela linha Rituais Florada em 2019.

A próxima fase do Concurso, que será classificatória, acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro de 2018, para que as grandes vencedoras sejam anunciadas dia 09 de novembro do mesmo ano, durante a tradicional cerimônia do café da manhã oferecido em parceria com a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG)

Projeto Florada

O ponto de partida do Projeto Florada foi o lançamento da primeira edição limitada do Café Florada, cultivado pela produtora Jane Muniz na Fazenda Santa Tereza, localizada no Sul de Minas Gerais. Um café com aroma floral, sabor com notas de frutas amarelas e caramelo, doçura natural e que carrega em seu conceito a inspiração em uma das fases da produção cafeeira chamada de Florada, período em que a lavoura fica coberta com a beleza e perfume das flores.

Após a aproximação do Grupo 3corações com as cafeicultoras, o Projeto Florada foi tomando forma para cada vez mais cumprir com a missão de ser inclusivo e duradouro, criando laços genuínos e contribuindo de fato para o desenvolvimento da cafeicultura feminina. Com isso, o Projeto se estendeu além de um Café de Edição Limitada e passou a ter todas as suas iniciativas voltadas para oferecer visibilidade às cafeicultoras, promover conversa e relacionamento, oferecer capacitação, informação e reconhecimento.

Neste contexto, outra importante iniciativa foi o Florada Educa, plataforma exclusiva gratuita que conta com a coordenação de Silvio Leite – referência mundial em cafés especiais – criada para oferecer acesso as melhores práticas na produção de cafés especiais através de videoaulas publicadas no site do Projeto www.projetoflorada.com.br e também enviadas via mensagem de texto por aplicativo, diretamente para as cafeicultoras. Já foram publicados dois módulos, de um total de cinco, em que foram abordados os temas de Colheita, Pós Colheita, Qualidade do Café e também todos os detalhes sobre Lavoura. Ainda serão divulgadas videoaulas sobre Gestão (em fevereiro de 2019), Classificação, Degustação e Torra (em junho de 2019), além do Consumo da segunda bebida mais consumida no mundo (em novembro de 2019).

Conheça mais sobre o Projeto Florada em www.projetoflorada.com.br.

Sobre o Grupo 3corações

Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o Café Santa Clara. Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a companhia industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo, Cruzeiro, entre outras, e o cappuccino #Pronto. Também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, achocolatado, derivados de milho Claramil e temperos Dona Clara.

Em 2013, o grupo lançou a TRES, solução de café expresso e multibebidas com mais de 20 sabores de bebidas quentes. Com 25 Centros de Distribuição (CDs), seis Plantas Fabris (nove Unidades Industriais), duas Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa – Integradora (CE, SP e MG) – e a Escola de Serviços e Sabores, a empresa está presente em mais de 300 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial próprias. A empresa também exporta café de algumas de suas marcas para os principais mercados da América Latina e Estados Unidos.

FONTE: Nathália Chamon – RP1 COMUNICAÇÃO
3coracoes@rp1.com.br

Related posts

Minamihara: Lote de café especial é exportado para o Japão com rastreabilidade blockchain pela primeira vez.

Mario

9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro vende lote de café a R$ 55 mil

Mario

Cafés Especiais: Evento “Qualidade no Campo” discutiu fermentação, secagem e via-úmida

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais