WANDERLEY CINTRA FERREIRA
Cafeicultor, ex-Presidente do Sindicato Rural de Franca (SP),
ex-Presidente da COCAPEC e ex-Presidente da CREDICOCAPEC
Neste ano (2023), os cafeicultores estarão liquidando a última parcela dos financiamentos de Custeio e Investimentos, que foram prorrogados em 1993, por um período de 30 anos, a juros de 3% ao ano.
Esta conquista só foi possível, graças ao esforço e dedicação das Cooperativas (Conselho Nacional do Café) e Sindicatos Rurais, num momento em que eram cobrados juros abusivos devido a uma inflação muito alta e os preços do café praticados na época, não cobriam os custos de produção.
Foi um período muito difícil para o setor produtivo, visto que o endividamento crescia de uma maneira incontrolável, deixando todos na agonia de continuar ou não nesta atividade.
Foram muitas viagens à Brasília, de duas a três vezes ao mês, em reuniões demoradas, cansativas e muito desgastante para todos.
Finalmente, após muito trabalho de convencimento, mostrando documentação da real situação do setor, conseguimos sensibilizar o governo para a seriedade do problema.
Importante destacar o brilhante trabalho e empenho de Sueli Amarante, Presidente da Cooperativa de Poços de Caldas e Presidente do CONSELHO NACIONAL DO CAFÉ, e Dr. Isaac Ferreira Leite, Presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé. Fundamental, também, foi a participação e esforço do Sr. Ricardo Conceição, representante da União, na elaboração deste documento.
Foram verdadeiros guerreiros na defesa dos Cafeicultores, não medindo esforços para a aprovação da PROPOSTA DE SECURITIZAÇÃO DAS DÍVIDAS, pois, sabíamos que seria a única solução para evitar a falência do Setor.