ARTIGOSCafé

[Wanderley Cintra Ferreira] – “Securitização das Dívidas – 1993-2023”

WANDERLEY CINTRA FERREIRA
Cafeicultor, ex-Presidente do Sindicato Rural de Franca (SP),
ex-Presidente da COCAPEC e ex-Presidente da CREDICOCAPEC

Neste ano (2023), os cafeicultores estarão liquidando a última parcela dos financiamentos de Custeio e Investimentos, que foram prorrogados em 1993, por um período de 30 anos, a juros de 3% ao ano.

Esta conquista só foi possível, graças ao esforço e dedicação das Cooperativas (Conselho Nacional do Café) e Sindicatos Rurais, num momento em que eram cobrados juros abusivos devido a uma inflação muito alta e os preços do café praticados na época, não cobriam os custos de produção. 

Foi um período muito difícil para o setor produtivo, visto que o endividamento crescia de uma maneira incontrolável, deixando todos na agonia de continuar ou não nesta atividade.

Foram muitas viagens à Brasília, de duas a três vezes ao mês, em reuniões demoradas, cansativas e muito desgastante para todos.

Finalmente, após muito trabalho de convencimento, mostrando documentação da real situação do setor, conseguimos sensibilizar o governo para a seriedade do problema.

Importante destacar o brilhante trabalho e empenho de Sueli Amarante, Presidente da Cooperativa de Poços de Caldas e Presidente do CONSELHO NACIONAL DO CAFÉ, e Dr. Isaac Ferreira Leite, Presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé. Fundamental, também, foi a participação e esforço do Sr. Ricardo Conceição, representante da União, na elaboração deste documento.

Foram verdadeiros guerreiros na defesa dos Cafeicultores, não medindo esforços para a aprovação da PROPOSTA DE SECURITIZAÇÃO DAS DÍVIDAS, pois, sabíamos que seria a única solução para evitar a falência do Setor.

Related posts

EXPOCAFÉ 2023 tem abertura programada para esta quarta-feira (17)

Mario

3ª ALTA CAFÉ: Comissão Organizadora intensifica comercialização das áreas de exposição da feira

Mario

[Markestrat] – Atitudes Inteligentes para Negócios de Valor

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais