Cana de AçúcarTecnologia

Sistema TEMPOCAMPO projeta aumento da safra de Cana-de-Açúcar em 2022

As primeiras estimativas do SISTEMA TEMPOCAMPO, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq /USP), para a safra 22/23 de cana-de-açúcar no Centro-Sul apontam para uma recuperação da produção de cana-de-açúcar no centro sul brasileiro, em relação à safra 21/22, com valores variando entre 530 milhões e 578 milhões de toneladas entre os cenários pessimista e otimista respectivamente. Na safra passada, a produção de cana variou entre 516 milhões e 520 milhões de toneladas reportadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (ÚNICA). 

Depois de uma safra de grandes desafios para o setor sucroenergético brasileiro, com seca prolongada e geadas severas no Centro-Sul, as condições para a próxima safra apresentam uma tendência climática diferente. Vale destacar que na safra 21/22 foram registrados três eventos consecutivos de geada na cultura, que resultaram negativamente na produção de cana-de-açúcar, sobretudo para as regiões do PR, SP e MS. 

Tais previsões otimistas na produtividade estão ligadas a uma melhora climática para a safra atual, com volumes de chuva bem distribuídos e consideravelmente superiores em relação à safra passada, que teve déficit hídrico elevado entre abril e setembro de 2020. Os meses de outubro, novembro e dezembro de 2021, em contrapartida, registraram volumes de chuva superiores em relação ao ano passado, em praticamente todo o centro-sul, e as simulações probabilísticas realizadas pelo TEMPOCAMPO destacam uma boa chance de termos condições mais favoráveis em relação à safra anterior. 

O fenômeno La Niña deve trazer chuvas abaixo da média para o Sul do Brasil, mas até o momento o Centro-Sul, que está em uma região de transição climática, não foi impactado pela falta de chuvas. As condições do tempo no verão de 2022 serão fundamentais para a consolidação deste número, mas mesmo num cenário pessimista a projeção é de uma produção maior no próximo ano, indicando para a recuperação dos canaviais impulsionada pelo clima na safra do próximo ano. 

Mais informações em: https://tempocampo.org/ 

FONTE: Comunicação ESALQ

Related posts

TIM reforça rede 4G em áreas que beneficiam o agronegócio

Mario

Agrishow 2022: xarvio® oferece eficiência de recursos aos agricultores

Mario

Em Uberaba (MG), ministra defende aperfeiçoamento do programa RenovaBio

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais