Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES Tecnologia

Expodireto 2019: Trimble destaca sistema de pulverização seletiva que economiza 90% dos gastos em herbicidas

Empresa apresenta ao produtor da região novidades que reduzem os custos da operação ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade.

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para agricultura de precisão, destaca na Expodireto Cotrijal, que acontece entre os dias 11 e 15 de março em Não-Me-Toque (RS), um conjunto de soluções tecnológicas de fácil manuseio, capazes de reduzir os custos de produção e aumentar a produtividade.  

Um dos principais destaques é o WeedSeeker, o sistema de pulverização seletiva que aplica defensivos agrícolas onde se encontram as plantas invasoras, identificadas por meio de sensores. Eficiente contra plantas daninhas resistentes, a economia de insumos pode chegar a até 90%. A tecnologia ainda conta com a exclusiva aplicação verde sobre verde, que permite controlar as plantas daninhas mesmo sobre outras culturas já plantadas. Além disso, como o volume de defensivos agrícolas aplicado é menor, o transporte de água e a quantidade de embalagens usados para o descarte diminuem, impactando diretamente na economia de tempo, logística e combustível em toda a operação.

O novo monitor GFX-750™, uma das principais novidades da Trimble na feira, tem comunicação ISOBUS, ambiente Android, facilidade de operação, possibilidade de manobra de cabeceira automática NextSwath™ e conectividade aprimorada, que permite ao agricultor potencializar a operação na lavoura. Além disso, conta com o controlador NAV-900, que acompanha o produto, possibilita a transferência de uma máquina para outra de forma rápida e fácil.

Já o EZ-Pilot® Pro garante o alinhamento perfeito da máquina na linha. As soluções Field-IQ ISOBUS faz interface com o GFX-750™ e outras telas que têm comunicação ISOBUS. Além disso, faz o controle de taxa para produtos que são aplicados no campo, propiciando uma aplicação mais uniforme, reduzindo desperdícios e aumentando a produção.

A Trimble também leva para a Expodireto as soluções de plantio Field-IQ e a Balança S 1100. A solução propicia que o operador tenha informações sobre o peso carregado na máquina e, com isso, tome decisões estratégicas durante a operação.

NOVIDADES NA COTRIJAL 2019

Para ajudar o agricultor a entender como as tecnologias funcionam na prática, a Trimble preparou uma série de simuladores nas bancadas do estande. Segundo José Carlos Bueno, gerente regional de Distribuição da Trimble, o objetivo é que o visitante possa interagir com as soluções, buscar orientações técnicas e consultoria. “Queremos que o agricultor se sinta à vontade para sanar quaisquer dúvidas em relação à adoção de tecnologias, investimentos, retornos ou qualquer outra questão que possamos auxiliar”, explica.

A empresa apresenta um conjunto completo de hardwares e softwares ao agricultor:

SOLUÇÕES DE PLANTIO

Controlador de Taxa Field-IQ –  Promove a eficiência nos processos de plantio, adubação e pulverização, possibilitando economia de 10% nos gastos de insumos para estes fins. A solução permite controlar e ajustar a população de sementes e a taxa de fertilizantes de uma só vez, em taxa fixa e/ou variável, fazendo com que o plantio da cultura seja feito no local indicado e com a população ideal. Para melhorar o aproveitamento de solo, a solução permite, ainda, carregar mapas de semeadura com informações de grande valia para o operador.

Monitoramento de sementes – A Trimble também oferece a ferramenta de monitoramento de sementes, que, além de contar com as funcionalidades básicas de alerta de falhas e população, grava a operação para ser visualizada na tela ou no escritório, possibilitando ajuste em campo antes da fase da colheita.

LINHA DE MONITORES TRIMBLE

EZ-Guide® 250 – Monitor mais acessível da marca, oferece recursos de orientação manual e assistida. Ideal para agricultores que procuram funcionalidades básicas de agricultura de precisão para operações que não exijam altas precisões. Principais benefícios: orientação e mapeamento manual, compatibilidade com o sistema de direcionamento Trimble® EZ-Steer® e receptor integrado de GPS de alto desempenho. Também permite mapear as áreas e pontos de interesse.

CFX-750™ – É um monitor para orientação acessível e multifuncional que oferece as principais funcionalidades da agricultura de precisão. Fácil de usar, a solução aumenta a capacidade da operação e produtividade. Principais benefícios: orientação e mapeamento manual ou automáticos, compatibilidade com o sistema de direcionamento Trimble, controle de aplicação de taxa fixa e/ou variável de até dois produtos, controle de seção automático, e troca de dados sem fio entre o escritório e o campo.

TMX-2050™ – Com ambiente Android, é um monitor fácil de usar, que apresenta uma tela de 12.1”, sensível ao toque e de alta resolução (HD), para atender necessidades agrícolas específicas, como por exemplo o manejo da água ou direcionamento do implemento.

Além disso, o monitor também conta com a tecnologia de manobra automática de cabeceira NextSwath™, que calcula e executa automaticamente o melhor trajeto para veículo e implemento durante a manobra de cabeceira, mantendo a uniformidade da área e evitando falhas do início ao fim da linha.

Principais benefícios: orientação e mapeamento automático, compatibilidade com o sistema de direcionamento Trimble, monitoramento de sementes, controle de aplicação de taxa fixa e/ou variável para multiprodutos, controle de seção automático, monitoramento de produtividade, troca de dados sem fio entre o escritório e o campo, ambiente Android, compatibilidade com solução de manejo da água e com manobra automática de cabeceira NextSwath™.

SOLUÇÕES TRIMBLE PARA MANEJO DA ÁGUA

Softwares e equipamentos possibilitam o controle de água, corrigindo áreas com maior deficiência ou acúmulo de líquido, ao mesmo tempo que diminuem significativamente a movimentação de solo, promovendo a uniformização das áreas e, ainda, reduzindo os custos da operação. Já utilizadas pela Embrapa, trazem benefícios para multiculturas e possibilitam alcançar uma economia de até 30% no uso de água na propriedade.

NOVIDADES ISOBUS

O ISOBUS é um protocolo de comunicação capaz de padronizar as configurações de controle, permitindo que marcas com diferentes soluções se conectem. Durante a Expodireto haverá um espaço dedicado à informações sobre funcionamento e novidades do ISOBUS. Além disso, a Trimble também apresenta uma estação climática que oferece ao operador informações meteorológicas, em tempo real, que auxiliam na tomada de decisões.

O hardware Trimble ISOBUS pode ser instalado em qualquer tela que tenha o protocolo. A solução vem do desenvolvimento em conjunto com a Müller, empresa alemã e que é uma das grandes precursoras do ISOBUS no mundo, e que foi comprada pela Trimble em 2016.

A Trimble participa pela segunda vez consecutiva com estande próprio da Expodireto Cotrijal. Para Bueno, a feira é uma vitrine tecnológica para todo o setor, sendo assim, de extrema importância para a marca. “Estamos plenamente satisfeitos em, mais uma vez, trazer ao agricultor do sul do País o que há de mais inovador em agricultura de precisão no mundo. Temos excelentes expectativas”, afirma.

SERVIÇO
Expodireto Cotrijal
Data: 11 a 15 de março de 2019
Local: Não-Me-Toque (RS)
Estande da Trimble: 264

FONTE: Val Machado – PG1 COMUNICAÇÃO
val@pg1com.com

Powered by Rock Convert

Related posts

2º Workshop em Produtividade Apícola e Polinização: temas importantes para apicultores e cafeicultores

Revista Attalea Agronegócios

Lucia Maria da Silva Dias (São Sebastião da Grama/SP) conquista o 17º Concurso Estadual de Qualidade do Café de SP

Revista Attalea Agronegócios

Congresso Brasileiro do Agronegócio debateu formas do Brasil se adaptar ao cenário mundial marcado por uma guerra comercial

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário