fbpx
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES Ovinos e Caprinos

Semiárido Show traz lançamento de tecnologia e capacitações para caprinocultura e ovinocultura

Produtores, técnicos e demais públicos interessados na produção de caprinos e ovinos terão programação com lançamento de tecnologias, minicursos, palestras e um dia de campo virtual na programação do Semiárido Show 2021, que neste ano acontecerá, pela primeira vez, em formato on-line, entre 23 e 25 de novembro.

Os eventos serão conduzidos pelas equipes da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) e Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), na programação da Tenda do Conhecimento no Semiárido Show, espaço que trará discussões e troca de experiências para avanço do conhecimento tecnológico e sustentável do Semiárido brasileiro.

A programação voltada para estas atividades começa na terça-feira (23), às 9 horas, com o lançamento do SGR Mobile, aplicativo para celulares ou tablets que pode facilitar a coleta de dados zootécnicos em campo, para fins de gerenciamento de rebanhos e de melhoramento genético animal. Desenvolvido para sistemas Android e de download gratuito, o aplicativo tem a vantagem de não necessitar de conexão com a Internet para a inserção dos dados em campo. A conexão só é necessária para a instalação do aplicativo, credenciamento do usuário e para posterior upload das informações coletadas durante o manejo. 

Com o aplicativo, os criadores podem dispensar o uso de fichas ou planilhas impressas para registro e acompanhamento de dados zootécnicos. Estes dados podem ser usados para tomadas de decisão para seleção de animais e acasalamentos, favorecendo o surgimento de animais mais adaptados às características desejadas pelos criadores, como melhor produção de leite ou de carne, sob orientação de programas de melhoramento genético, como o CAPRAGENE e o GENECOC, também desenvolvidos pela Embrapa. O aplicativo será apresentado, no dia 23, por seu criador, o pesquisador Raimundo Lôbo, da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Às 11 horas, o pesquisador Daniel Nogueira, da Embrapa Semiárido, apresentará palestra sobre suplementação alimentar de curta duração para aumentar o número de ovulações em cabras e ovelhas. Ele abordará as estratégias para aumentar o aporte de nutrientes e estimular a atividade reprodutiva nas fêmeas, no momento em que as cabras e ovelhas estarão prontas para serem colocadas com os reprodutores ou serem submetidas à inseminação artificial.

Também na terça-feira (23), o analista Alexandre Monteiro, da Embrapa Caprinos e Ovinos, apresentará o minicurso “Estação de monta: ferramenta de importância para lucrarmos na propriedade”, às 16 horas. Em discussão, estratégias para potencializar resultados por meio do manejo reprodutivo na propriedade rural. No mesmo horário, o pesquisador Tadeu Voltolini, da Embrapa Semiárido, apresentará palestra sobre alternativas forrageiras para os rebanhos do Semiárido brasileiro.

Na quarta-feira (24), a programação de interesse para caprinocultura e ovinocultura começa às 8 horas, com um dia de campo virtual que apresentará a Vitrine Tecnológica da Embrapa Caprinos e Ovinos. O analista Weliton Lima, juntamente com equipe de pesquisadores e analistas da Unidade, apresentará as potencialidades de diversas espécies forrageiras para o Semiárido brasileiro.

Às 10 horas, será a vez do minicurso “Boas Práticas para a prevenção da mastite caprina”. A pesquisadora Viviane Souza, da Embrapa Caprinos e Ovinos, falará sobre recomendações de manejo para evitar a doença nas diferentes etapas de produção de leite de cabra, que provoca impacto negativo sobre os rebanhos de caprinos leiteiros. 

Também na quarta-feira, às 16 horas, será a vez do minicurso “Centro de Inteligência e mercado: uso da plataforma por produtores e técnicos da caprinocultura e ovinocultura”. O analista Cícero Lucena, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, abordará como estes públicos podem usar as informações do Centro de Inteligência – plataforma que reúne informações como quantitativos de rebanhos, cotações de preços, análises de mercado – para suas atividades produtivas.

Na quinta-feira (25), a programação da Tenda do Conhecimento também terá três eventos voltados para caprinocultura e ovinocultura. Às 8 horas, Ana Clara Cavalcante, chefe adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos, conduzirá minicurso sobre uso do cardápio forrageiro para aumentar a oferta de forragem em propriedades do Semiárido. A pesquisadora falará sobre a estratégia de combinar espécies diversas para diversificar a oferta de alimentos e assegurar a segurança alimentar de rebanhos.

Às 10 horas, acontecerá a vez do minicurso “Terminação de cordeiros: estratégia para melhorar a oferta e qualidade das carcaças para o mercado”. O pesquisador Fernando Henrique Albuquerque, da Embrapa Caprinos e Ovinos, apresentará orientações para procedimentos de preparação de animais para o abate, visando melhor adaptação às exigências do mercado consumidor para os padrões da carne ovina.

Ainda na quinta-feira, o pesquisador Rafael Tonucci, também da Embrapa Caprinos e Ovinos, apresentará a palestra “Uso de sistemas integrados em faixas no Nordeste brasileiro”, às 11 horas. Serão apresentados resultados de pesquisas sobre a inovação do uso das faixas em sistemas de produção de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Caatinga, que pode garantir melhor oferta de alimentos aos rebanhos, com produção agropecuária sustentável e adaptável à realidade de pequenos produtores.

Toda a programação da Tenda do Conhecimento do Semiárido Show está disponível em: https://semiaridoshow.online/programacao.php. Os links de acesso serão encaminhados aos inscritos no evento. A inscrição para o evento pode ser feita pelo sitehttps://semiaridoshow.online/index.php.

Semiárido Show 2021

Na edição de 2021, a Embrapa vai oferecer ao público mais de 60 eventos on-line e gratuitos durante a realização do Semiárido Show. A feira, coordenada pela Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), com participação de outras unidades da Embrapa, é voltada para a agricultura familiar da região, mas tem programação para todos os gostos: para quem trabalha no campo, para quem formula políticas públicas ou mesmo para quem consome e tem interesse nos produtos locais, em turismo ou gastronomia.

Para participar do Semiárido Show, basta ter um equipamento, como celular, computador ou tablet, com acesso à internet e sem necessidade de baixar aplicativo. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição (disponível em https://semiaridoshow.online/index.php) e, durante os dias do evento, receberão os links para acessar a programação.

Em sua nona edição, o Semiárido Show terá como tema “Desenvolvimento Regional: Um olhar para o futuro”. Realizada a cada dois anos, a feira tem como objetivo possibilitar e facilitar o acesso aos conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras.

FONTE: Adilson Nóbrega – Embrapa Caprinos e Ovinos
caprinos-e-ovinos.imprensa@embrapa.br

Related posts

FENICAFÉ: “Endividamento quebra produtores, não preços baixos”, diz Lúcio Dias

26ª FENASUCRO & AGROCANA: conhecimento na prática com visitas técnicas em Planta de Etanol do SENAI

Revista Attalea Agronegócios

11º SIMCAFÉ – Simpósio do Agronegócio Café inicia terça-feira, dia 09 de abril

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário