fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Leite

Roupas próprias para bezerros e lâmpadas de aquecimento: alternativas para enfrentar a onda de frio

As ondas de frio intenso e a aproximação do início do inverno acende o alerta para os cuidados para aquecimento dos animais, em especial aqueles mais jovens. Buscar formas de proteção é o que recomendam os técnicos para evitar que as baixas temperaturas possam causar problemas.

Alternativa para os bezerros de leite, principalmente, são as roupas protetoras feitas nas medidas para esses animais, fabricadas oxford ou ripstop. Principalmente para os animais recém-nascidos elas são essenciais para aquecimento, contribuindo para o melhor bem-estar.

Produtores podem valer-se ainda de lâmpadas de aquecimento, em especial para bezerreiros fechados ou em casinhas. A técnica muito comum para aves e suínos ainda é pouco difundida em bovinos, porém está sendo uma alternativa para enfrentar os dias mais frios do ano previstos pela meteorologia.

“Os bezerros com até 15 dias de vida merecem atenção especial, pois a camada de gordura ainda não possui espessura suficiente para proteção contra o frio e pode desencadear deficiências na imunidade”, alerta a veterinária Joana Meireles, técnica nacional da Agrozootec.

Ela explica que o aquecimento por meio de lâmpadas já praticado pelos criadores de aves e suínos é recomendado para os bezerros, inclusive utilizando as mesmas lâmpadas. “A luz vermelha é mais suave e promove maior conforto, já que a luminosidade é menos intensa”. Existem ainda lâmpadas de cerâmica que produzem calor, porém, sem emitir luz. “Essas alternativas emergenciais estão a mão do produtor, pois podem-se encontrar lâmpadas próprias para aquecimento de animais em agropecuárias e cooperativas, com custo acessível e a potência pode variar entre 60 W até 250 W ”. Joana faz o alerta que as lâmpadas de led, muito comuns atualmente, não servem para aquecimento; apenas para iluminação.

A veterinária ressalta que buscar alternativas de aquecimento durante períodos de frio intenso é importante, pois o “estresse térmico também pode ocorrer em situações de baixas temperaturas, principalmente em animais jovens e/ou malnutridos, sendo estes mais susceptíveis aos efeitos da hipotermia podendo ocorrer até mortalidade”. Animais em pastagens devem ter locais com proteção e abrigo. É importante estar atento e proteger o rebanho.

A AGROZOOTEC, com sede em Itu (SP), é uma indústria e importadora de equipamentos da Europa, América e Ásia para atender as cadeias produtivas de corte, leite, suínos, aves, equinos, ovinos e caprinos possuindo em seu portfólio mais de 2.200 itens, os produtos podem ser encontrados em distribuidores, cooperativas e lojas especializadas em produtos agropecuários.

FONTE: Fernanda Barros – FLATONIN
(11) 99952-2411 – imprensa@flatonin.com.br

Related posts

Secretaria de Agricultura e Abastecimento quer ampliar produção paulista de leite A2

Produtores de leite supereficientes distanciam-se em produtividade diante da média do setor no país

Revista Attalea Agronegócios

31 de julho é o prazo final para declarar a vacinação contra a Febre Aftosa em São Paulo

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário