fbpx
Revista Attalea Agronegócios
ARTIGOS Café

[Renato Aurélio] – Tratamento nutricional biológico da AGRO ALTA gera produtividade significativa para o produtor

RENATO AURÉLIO
Engenheiro Agrônomo da AGRO ALTA. Formado em Agronomia pela UFU com Pós-Graduação
em Agricultura e Informações Geoespaciais e Mestre em Sistemas
Integrados de Produção Vegetal.

Devido as instabilidades climáticas ocorridas no período da safra (20/21), muitos produtores vêm enfrentando inúmeras dificuldades em suas lavouras. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional do Abastecimento (CONAB, 2021), realizado em maio de 2021, a queda nas produtividades é evidenciada devido ao baixo volume de chuvas, aliado as elevadas temperaturas médias registradas no período. Estes fatores intensificaram o processo de evapotranspiração e submeteram as plantas de cafeeiros à uma intensa condição de estresse. Sendo que, as maiores variações no rendimento foram observadas na região da Alta Mogiana, onde se encontra as principais propriedades cafeicultoras do estado de São Paulo.

Neste sentido, a empresa AGRO ALTA, juntamente com sua equipe técnica de consultores está presente no campo para auxiliar os produtores. O objetivo é trazer soluções sustentáveis para proporcionar maiores incrementos produtivos para as lavouras cafeeiras, tantos nos períodos climáticos “normais”, quanto nestes períodos de instabilidade climática. O foco da empresa é voltado para a parte nutricional, fisiológica e proteção de plantas, ofertando produtos adquiridos por meio de matérias primas de qualidade e elevada tecnologia.

Através disto, apresentamos um trabalho conduzido na propriedade Fazenda São Lucas da Agropecuária Labareda na região da Alta Mogiana, em que tivemos a oportunidade de conduzir dois talhões de uma lavoura cafeeira com o tratamento completo do nosso portifólio. O tratamento contempla produtos focados em aplicação foliar sendo nutricionais, fisiológicos, proteção e tecnologia de aplicação, e tratamento de solo com foco em nutrição e proteção das plantas por meio dos produtos biológicos. O investimento deste tratamento completo no início da safra passada foi de 3,0 Sc. ha-1 pelo produtor.

Os resultados foram disponibilizados pela equipe técnica da fazenda, Guilherme Oliveira Lopes (Técnico Agrícola) e Leandro Lombardi (Gerente Geral) com autorização do proprietário Gabriel Afonso Mei e Lucas Mei e são apresentados em forma de dados na tabela 1 a seguir:

Tabela 1. Dados de produção de uma Fazenda São Lucas (Labareda Agropecuária), Região da Alta Mogiana, onde o tratamento completo AGRO ALTA foi conduzido.

É possível observar que tanto no talhão 46 (T. 46), quanto no talhão 47 (T. 47), os maiores incrementos produtivos foram observados na área em que foi conduzido o tratamento completo do portfólio AGRO ALTA. Os dados serão melhor expressos a seguir no gráfico da figura 1.

Figura 1. Representação gráfica das produtividades entre padrão fazenda e tratamento Agro Alta da Tabela 1. (Fonte: Equipe técnica do grupo Labareda (2021)).

A área conduzida com os produtos do portifólio completo da AGRO ALTA apresentou incremento de produtividade de 12,5 Sc. ha-1 e 15,8 Sc. ha-1 nos talhões 1 e 2, respectivamente, em relação ao padrão fazenda. Este resultado demonstra um incremento de produtividade de 9,5 e 12,8 Sc. ha-1 além das 3 Sc. ha-1 investidas pelo produtor no tratamento. Considerando uma média história de preço da saca de café nos últimos 10 anos de R$ 458,52 reais (Figura 2).

Figura 2. Gráfico representativo do preço médio da saca de café nos últimos 10 anos. Fonte: Cooxupé (2021).

Acreditamos que uma lavoura bem nutrida com produtos de elevada tecnologia, valor agregado e matéria prima de qualidade pode favorecer a expressão do maior potencial produtivo das plantas. Além disto, os cafeeiros que recebem nutrientes de forma balanceada no momento em que mais necessitam, são plantas mais sadias, apresentando menor pressão de pragas, doenças e tolerância a períodos de adversidades climáticas, como consequência são mais produtivas e vigorosas, o que proporciona a maior longevidade do cafezal.

O planejamento nutricional da lavoura, bem como a proteção das plantas de forma sustentável por meio dos produtos biológicos, e os cuidados com a construção de um perfil de solo mais rico, são fatores determinantes para elevar os incrementos produtivos. Logo teremos o início do período chuvoso, trazendo consigo a esperança e o entusiasmo de produzir mais e de maneira consciente, cuide bem de sua lavoura, garanta já o tratamento AGRO ALTA com biológicos Lallemand, solo Primaz e foliares Compo-Expert, o melhor para sua lavoura, seu bolso e eficiência comprovada.

Venha conhecer nossas lojas em Ribeirão Corrente (SP) ou Pedregulho (SP) e ter um bate papo com um de nossos consultores. Aguardamos todos os produtores para melhor atendê-los.

Related posts

Conheça os ganhadores do 30º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável para Espresso!

Revista Attalea Agronegócios

Dia Especial da Lavoura Cafeeira mostra assistência técnica a povos indígenas

Revista Attalea Agronegócios

COOPAMA recebe estudantes chilenas em intercâmbio

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário