Produtores rurais de Cruzeiro do Sul (AC) estão recebendo capacitação para se especializar nas novas tecnologias utilizadas no estudo de solo oferecidas na cidade. As palestras estão sendo feitas através de um Termo de Cooperação Técnica entre prefeitura do município e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
As palestras foram ministradas no auditório de Centro de Referência de Ensino e Inovações. Ao menos 40 produtores participaram das palestras e receberam orientações e informações sobre as novidades que a Embrapa está trazendo para a cidade. Entre elas, a utilização de termografia infravermelha para estudo do solo.
Efrau Ferreira, chefe da EMBRAPA no Acre, diz que o objetivo é fortalecer a economia local.
“Estamos discutindo o cultivo da pimenta do reino, o levantamento de solo, técnica de mapeamento, que é muito importante para avaliação de recursos naturais e para a saúde humana, que é a termografia. Através do levantamento de solo, vamos priorizar as culturas adequadas para o tipo de solo que temos aqui, para aquecer a economia do município”, explicou.
O secretário municipal de Agricultura, Genilson Maia, disse que os produtores serão cadastrados para participar do programa.
“Estamos finalizando o zoneamento agrícola do município que visa desenvolver o setor na cidade. As capacitações de técnicos e produtores e a fusão de tecnologias a EMBRAPA está nos ajudando. Estamos lançando o PROCAP que é o (Programa de Fortalecimento de Culturas Prioritários) que visa trabalhar com quatro culturas que são: o café, a pimenta do reino, guaraná e açai”, complementou.