Lucas Lancha de Oliveira investiu em assistência técnica e tecnológica da Coopercitrus para transformar sua produção.
Lucas Lancha Oliveira, produtor de cana-de-açúcar de Ituverava (SP), conseguiu elevar sua produtividade média de 99 para 116 toneladas de cana por hectare (TCH) na última safra, com o apoio da Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais. A cooperativa ofereceu assistência técnica e tecnológica em todas as etapas da produção, desde a análise de solo até a colheita.
Lucas, que vem de uma família tradicional na produção de café, assumiu há quatro anos uma propriedade de cana que estava arrendada. Ele decidiu investir em um manejo eficiente, com o objetivo de extrair o máximo potencial da área de 1.200 hectares.
Para isso, contou com o protocolo de manejo da Coopercitrus, que envolve nutrição, tratos culturais e a implementação de tecnologias como o Geofert, um sistema de análise de solo georreferenciada. Além disso, ele utilizou aplicação de insumos através de drone, que permite a aplicação de insumos nas doses certas e sem desperdícios.
Entre as inovações que trouxeram excelentes resultados, o produtor rural destaca a aplicação de maturador para aumentar o teor de açúcar por hectare (TAH) e o uso do inibidor de florescimento para garantir a qualidade da cana. Ele também reduziu o consumo de água e de defensivos, graças à agricultura de precisão.
Satisfeito com a parceria, o produtor elogia o trabalho da cooperativa. “A Coopercitrus me trouxe muito conhecimento, nos apresentando muitas novidades que eu não sabia que existiam. Com o auxílio da cooperativa, fui aplicando na área, e hoje a Coopercitrus tem sido um braço importante na nossa jornada de trabalho”, afirma.