Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Leite

Pecuária de Leite: Qual o tipo de bezerreiro ideal?

Quais as características de uma boa instalação para bezerros?

Deve ser de baixo custo, oferecer conforto para os animais e facilitar o manejo. Acredita-se que um dos principais fatores relacionados à alta taxa de mortalidade de bezerros jovens seja o uso de instalações inadequadas. E certos tipos de instalação exigem muita mão de obra, dificultando a execução das tarefas de rotina.

É importante salientar que há a opção de utilização de abrigos individuais, que estão substituindo o bezerreiro, principalmente, pela facilidade de manutenção de ambiente sombreado, seco e limpo, e pela possibilidade de ser mudado de local. Além disso, permite o fornecimento individual de leite, volumoso, concentrado e água.

O bezerreiro de alvenaria ou de madeira é a instalação mais indicada?

Não. Pois o abrigo individual é a instalação mais indicada para o manejo de bezerros. Entretanto, se a propriedade já possui um bezerreiro convencional de alvenaria ou de madeira, deve-se verificar se é bem ventilado (sem, contudo, permitir vento direto sobre os animais) e ensolarado. E deve-se evitar umidade no local, pois a umidade causa desconforto e favorece o aparecimento de doenças.

Esse tipo de bezerreiro pode funcionar satisfatoriamente se apresentar boas condições de higiene. É importante lembrar que, mesmo em ambiente sombreado, há necessidade de que o posicionamento da instalação favoreça a entrada de luz solar e ventilação para manter o ambiente em condições confortáveis para o animal.

Veja abaixo vídeo a respeito dos cuidados que devemos ter com os bezerreiros.

 

Fonte: Embrapa Gado de Leite e SmartGado

Related posts

Pinhalense entra no mercado do tratamento industrial de sementes

Revista Attalea Agronegócios

Pró-Genética e Pró-Fêmeas já têm calendário de eventos para 2019 em Minas Gerais

LeiteShow 2018 – a maior exposição de gado leiteiro do Estado de São Paulo

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário