Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Leite

Pecuária de Leite: Qual o tipo de bezerreiro ideal?

Quais as características de uma boa instalação para bezerros?

Deve ser de baixo custo, oferecer conforto para os animais e facilitar o manejo. Acredita-se que um dos principais fatores relacionados à alta taxa de mortalidade de bezerros jovens seja o uso de instalações inadequadas. E certos tipos de instalação exigem muita mão de obra, dificultando a execução das tarefas de rotina.

É importante salientar que há a opção de utilização de abrigos individuais, que estão substituindo o bezerreiro, principalmente, pela facilidade de manutenção de ambiente sombreado, seco e limpo, e pela possibilidade de ser mudado de local. Além disso, permite o fornecimento individual de leite, volumoso, concentrado e água.

O bezerreiro de alvenaria ou de madeira é a instalação mais indicada?

Não. Pois o abrigo individual é a instalação mais indicada para o manejo de bezerros. Entretanto, se a propriedade já possui um bezerreiro convencional de alvenaria ou de madeira, deve-se verificar se é bem ventilado (sem, contudo, permitir vento direto sobre os animais) e ensolarado. E deve-se evitar umidade no local, pois a umidade causa desconforto e favorece o aparecimento de doenças.

Esse tipo de bezerreiro pode funcionar satisfatoriamente se apresentar boas condições de higiene. É importante lembrar que, mesmo em ambiente sombreado, há necessidade de que o posicionamento da instalação favoreça a entrada de luz solar e ventilação para manter o ambiente em condições confortáveis para o animal.

Veja abaixo vídeo a respeito dos cuidados que devemos ter com os bezerreiros.

 

Fonte: Embrapa Gado de Leite e SmartGado

Related posts

MAPA estuda medidas para minimizar impactos do fim do antidumping na produção de leite em pó

Criação do poder central na indústria de laticínios da China pela inovação e remodernização da cadeia global de conhecimento da Yili

Chega ao Brasil primeiro anti-inflamatório não esteroidal à base de ácido tolfenâmico, para bovinos e suínos

Deixe um comentário