fbpx
Revista Attalea Agronegócios
EVENTOS - DESTAQUES Irrigação

Novidades Netafim em irrigação por gotejamento na AgroBrasília 2022

O público que participar da 14ª AGROBRASÍLIA – Feira Agropecuária de Tecnologia do Planalto Central, a AgroBrasília, que acontece de 17 a 21 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, área rural no entorno de Brasília, terá acesso ao extenso portfólio da Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação.

Além de inúmeras soluções, um destaque são projetos que harmonizam sistemas de irrigação, especialmente em cultivos de grãos e fibras. Com expertise no assunto, a Netafim desenvolveu um método que, de forma personalizada para cada cliente, permite a utilização simultânea de dois sistemas de irrigação distintos, como os pivôs centrais e o gotejamento subterrâneo. A medida faz com que o produtor consiga irrigar as bordaduras dos pivôs, ou seja, 100% de sua área, além de otimizar as operações de plantio, manejo e colheita, possibilitando produzir até três safras em apenas um ano.

“Muitos produtores da região já irrigam, mas não por gotejamento e querem aumentar suas produções e diminuir os custos. O público da feira que visitar nosso estande pode ter acesso a detalhes de projetos que são realizados em qualquer relevo e tipo de solo. Tudo isso valoriza a propriedade e permite que esse agricultor tenha uma nova fazenda mesmo sem a necessidade de aumentar sua área e ainda utilizar a estrutura já montada na fazenda”, disse João Silva, especialista agronômico da Netafim.

Para os agricultores que ainda não são irrigantes e enfrentam instabilidades climáticas e baixa eficiência, a irrigação localizada pode significar um salto incrível nas produções já que o cultivo em sequeiro é muito arriscado e imprevisível, podendo trazer enormes perdas. O gotejamento subterrâneo permite que a água, os nutrientes e até mesmo defensivos agrícolas sejam aplicados através de um único sistema, chegando diretamente à raiz de cada planta, na quantidade exata e no momento certo. “A agricultura evoluiu muito com a chegada de diferentes tecnologias e manejos diferenciados. Contudo, o fator mais significativo para que tudo aconteça é o climático. Investir em irrigação potencializa todos os outros manejos utilizados, além de garantir a produção durante o ano inteiro, com eficiência em todo o processo”, explicou Willian Damas, gerente agronômico da Netafim.

No último ano no Brasil foi registrado o maior crescimento da história da indústria da irrigação com aumento superior a 400 mil hectares em áreas irrigadas e o país ainda tem potencial para irrigar até 500 mil hectares novos a cada ano.

De acordo com Ricardo Almeida, CEO da Netafim no Brasil e Mercosul, a empresa investe continuamente para dar suporte, e está pronta para atender o mercado nacional e mais do que isso, lançando continuamente novos produtos e soluções totalmente pensados para as mais diversas necessidades dos agricultores. “Participar de eventos como o AgroBrasília garante que mais pessoas busquem conhecimento e conheçam nossas importantes inovações. Além disso, hoje produtores e consumidores finais buscam produtos que respeitem as questões ambientais e isso vem ao encontro das características da irrigação por gotejamento, que oferece baixo consumo de água e de energia, aliado às altas produtividades”, destacou Almeida.

A AgroBrasília 2022 contará, também, com um fórum sobre soja, seminário de vitivinicultura, seminário de mulheres do agro e iniciativas voltadas à pecuária.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural

FONTE: Mariana Cremasco – Alfapress Comunicações
mariana.cremasco@alfapress.com.br

Related posts

25ª HORTITEC: Rivulis lança Mana Irrigation, monitoramento de lavoura por satélite

Revista Attalea Agronegócios

41ª EXPOINTER: CB Genetics levará genética Angus premiada a Esteio (RS)

Revista Attalea Agronegócios

Sementes forrageiras com inteligência em absorção de água são apresentadas ao produtor goiano

Deixe um comentário