Bovinos de LeiteEVENTOS - DESTAQUES

Megaleite 2023: seminário técnico sobre queijos artesanais e reunião da Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite 

Os eventos na Megaleite 2023 foram promovidos pela Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais.

O segundo dia de realização do Festival do Queijo Artesanal de Minas, dentro da programação da Megaleite 2023, contou com o Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas,  na última sexta-feira (9), realizado pelo Sistema Agricultura em parceria com o Sebrae Minas e o Sistema Faemg. Além disso, a manhã da sexta também foi marcada pela reunião da Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite, com a presença de servidores do Governo de Minas e de representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva. Os eventos aconteceram no Expominas, em Belo Horizonte.  

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Caio César Coimbra, faz um balanço positivo do encontro técnico sobre os queijos artesanais, que aconteceu entre 8h e 18h e reuniu um público de aproximadamente 140 pessoas.  

“O seminário aconteceu como parte do Festival do Queijo Artesanal e discutiu, principalmente, a simplificação das regras para a regularização de queijarias e formas de dar o protagonismo aos municípios, para que eles consigam treinar suas equipes para regularizarem os estabelecimentos produtores. A geração de emprego e renda e a agregação de valor aos produtos são o foco do Governo do Estado e foram também nesse evento”, avalia Caio.  

Os painéis incluíram palestras sobre concessão do Selo Arte, arcabouço legal para produção e comercialização do Queijo Minas Artesanal (QMA), programas de autocontrole para queijarias, efeito da temperatura de coagulação e aproveitamento do QMA para a elaboração de requeijão em barra, além de mesas redondas.  

“Estiveram presentes diversos técnicos servidores dos serviços de inspeção municipal e estadual, extensionistas da iniciativa privada e governamental, que se dedicaram a debater temas importantes para o setor dos queijos artesanais. Ficou latente que ainda existem diferentes interpretações de novas legislações publicadas para regulamentar esse setor, o que demonstra a necessidade de mais ações de nivelamento dos entendimentos desses dispositivos legais”, analisa o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Chaves Figueiredo.

Câmara Técnica 

Na manhã da sexta, representantes de diversos segmentos da cadeia produtiva do leite estiveram reunidos com o secretário adjunto da Seapa, João Ricardo Albanez, o presidente e o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda e Luiz Fernando Reis, na Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite (CTBL).

Na ocasião, foram discutidas estratégias para o enfrentamento a desafios do setor, como questões tributárias, a tramitação de projetos de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a importação do produto e iniciativas junto ao Governo Federal voltadas ao apoio ao setor, assim como a  atualização do Plano Setorial da Câmara Técnica, com a definição de ações para a cadeia. 

A Megaleite acontece no Parque de Exposições da Gameleira até este sábado (10) e tem o patrocínio do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). 

Reunião da Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite (CTBL) na Megaleite 2023

Related posts

6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado será realizado no dia 25 de novembro em Patrocínio (MG).

Mario

Allflex avança no mercado brasileiro e traz nova plataforma de monitoramento

Mario

Semana Internacional do Café 2018: Concurso Coffee of The Year 2018 bate recorde!

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais