Bovinos de CorteEVENTOS - DESTAQUES

Mega Encontro Senepol presencial está de volta!

ABCB Senepol reunirá associados e criadores em Uberlândia para o principal evento da raça no País e um dos maiores do mundo.

Os pecuaristas de todo o país terão, de 27 de agosto a 7 de setembro, uma grande oportunidade de conhecer umas das raças que mais crescem na pecuária brasileira. O Mega Encontro Senepol, que será realizado em Uberlândia (MG), durante o Camaru 2022, é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). Trata-se do principal evento no calendário anual da entidade.

A expectativa para essa edição do Mega Encontro Senepol é muito grande – será o primeiro encontro nacional presencial depois de dois anos no formato virtual em razão da pandemia. O presidente da ABCB Senepol, Itamar Netto, observa que as edições virtuais atenderam aos objetivos, mas que a feira presencial tem uma série de atrativos, em especial o contato direto com os animais e também a interação com outros criadores e amigos produtores. Dessa forma, o evento cumpre seu papel como fomentador de negócios e como espaço de relacionamento e confraternização entre os associados e usuários da raça.

“Vamos resgatar esse formato de evento pelo qual há um clamor de grande parte da sociedade pecuária, de poder ir a uma feira e ver pessoalmente o que tem de novidades”, afirma Itamar Netto. O encontro terá palestras com temas de interesse dos criadores, entre eles o cruzamento de touro Senepol com fêmeas de outras raças, notadamente a Nelore. Serão mostrados os resultados dessa cruza, que o presidente da entidade define como fantásticos, por oferecer um bezerro de grande precocidade e qualidade.

O diretor de Marketing da associação, Giuliano Wassall, afirma que nesse período sem eventos presenciais da raça, muitos criadores ingressaram na entidade, especialmente das regiões Norte e Nordeste, áreas em franca expansão. O Mega Encontro será, portanto, a oportunidade de receber esses sócios pela primeira vez na “casa” da associação, que é Uberlândia. Wassall destaca que o Mega Encontro Senepol é o maior evento da raça no mundo, pelo número de animais expostos e de criadores reunidos.

Pesquisa

Outro tema importante a ser abordado no encontro é o incremento da pesquisa genômica no Senepol. “Hoje conseguimos encontrar pelo genoma os marcadores negativos que não interessam para a manutenção da raça Senepol, como as manchas brancas, o pelo longo ou a musculatura dupla”, explica o presidente Itamar Netto.

O estudo do genoma é dinâmico e constante e tem contribuído para o melhoramento genético da raça, aumentando a acurácia das DEPs (diferença esperada na progênie) e, consequentemente, permitindo a realização de acasalamentos mais assertivos que produzem animais superiores a cada geração. Numa realidade mundial de demanda crescente de alimentos, será preciso produzir cada vez mais e em menos tempo. “Somente através da pesquisa é que vamos conseguir avançar com resultados muito significativos”, diz o presidente.

A evolução alcançada pela raça permite ter um animal meio sangue pronto para o abate, no caso do cruzamento com fêmea Nelore, com 16 meses de idade, peso de 18 arrobas e um acabamento de carcaça excelente. Isso torna a carne do Senepol muito saborosa, não ficando nada a dever para nenhuma outra proteína animal do mercado.

“O cruzamento do Senepol com outro animal, Nelore por exemplo, vai resultar num bezerro meio sangue de grande qualidade e precocidade, de maciez da carne e de uma docilidade encantadora”, destaca Itamar Netto. O Senepol é uma raça muito tranquila, calma. E sem estresse, o animal tem como se desenvolver mais rápido e de agregar grande conversibilidade alimentar. Assim, ele come menos e converte mais, o que gera uma economia de escala e melhores resultados aos criadores.

Evento com transmissão online

Giuliano Wassall acrescenta que o evento será também virtual, com a programação de cursos e palestras transmitidos via Youtube. Esse é um legado do aprendizado adquirido durante a pandemia, quando só era possível realizar eventos online. “Sabemos que nem todos têm condições de vir participar de um evento presencial”, justifica Wassall. Os criadores que estão em regiões muito distantes e não terão como ir à feira poderão assistir todos os conteúdos virtualmente. “Queremos levar esse conhecimento para o maior número possível de criadores da raça.”

O diretor de Eventos da ABCB Senepol, Alberto Zerlotini, afirma que o Mega Encontro terá como novidade um curso de cortes de carne e churrasco com o digital influencer, açougueiro e churrasqueiro Vitão Vieira, além da programação de palestras técnicas voltadas tanto para criadores iniciantes quanto para aqueles com mais tempo de raça. O lounge da associação terá degustação de carne de Senepol e será ponto de apoio para dois leilões que acontecerão durante o evento.

Zerlotini ressalta que os criadores estão ansiosos pela volta das exposições. “O evento sempre foi marcado pelo encontro de criadores de todo o país. Muitos passam a se conhecer pessoalmente e com isso há troca de experiência e realização de negócios.”

FONTE: Riba Velasco – Grupo Publique
(11) 97083-7862 – riba@publique.com 

Related posts

[Josilaine Lima] – Confinamento estratégico na recria

Mario

UPL lança nova tecnologia para manejo da Ferrugem-do-Café durante a FEMAGRI

Mario

Agricultura SP prorroga vacinação contra a Febre Aftosa até 31 de dezembro

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais