Image default
NOTÍCIASPeixes e PescadosPolítica Agrícola

MAPA publica norma para peixe salgado e peixe salgado seco

O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Instrução Normativa n° 1, aprovando o Regulamento Técnico que fixa a identidade e as características de qualidade que deve apresentar o peixe salgado e o peixe salgado seco.

Segundo a auditora fiscal federal agropecuária, Fernanda Michalski, do DIPOA – Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, “a IN vai facilitar a comercialização desses dois tipos de peixes, principalmente, o bacalhau importado da Noruega”.

O novo regramento auxiliará o Serviço de Inspeção no combate à fraude econômica, na padronização dos critérios de julgamento das características de identidade, qualidade e inocuidade do produto e agilizará o registro dos produtos importados. Acelerar essa tramitação representava em torno de 15% das solicitações ao DIPOA. O tempo era de 30 dias em média. Agora, o procedimento será simplificado e automático.

Os estabelecimentos nacionais que produzem este tipo de pescado também terão seus processos de registro agilizados. Aqueles que já possuem produtos registrados têm o prazo de 180 dias para atualização do registro. A IN passou a vigorar a partir da sua publicação no último dia 18.

FONTE: Coordenação geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

Related posts

CNA mostra impactos da reforma tributária para culturas como soja e milho

Mario

BIF 2019: Maior evento voltado à atração de investimentos da América Latina reuniu representantes de 56 países

Mario

Carne de cordeiro, uma ancestralidade à moda brasileira, explica pesquisador do IZ

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais