Image default
Bovinos de Leite

Leite: Cada um com os seus problemas

BRUNO LIMA
Zootecnista, analista de mercado Bolsa do Leite
https://www.facebook.com/bolsadoleite/

 

Produtores de leite do mundo todo enfrentam dois anos de incertezas quanto a custos e consumo.

Durante a última semana, publicamos diversas notícias que demonstram isso: “Setor Argentino Enfrenta Profunda Crise, USDA Solicita Prioridade para Produtores de Leite na Política Agrícola Americana em 2019, Produtores uruguaios se reúnem com o presidente Tabaré Vasquez”, dentre outras.

É um claro sinal que a crise de consumo é mundial e que o desequilíbrio com o aumento de produção e o descompasso com os custos crescentes tem causado uma crise global na produção primária.

Temos acompanhado em nossos levantamentos que mesmo com queda de produção nas fazendas, está difícil emplacar vendas e preços no mercado interno. Mais um forte sinal da recessão no consumo de leite.

Teve início em 2018 um governo no Brasil que defende como pauta econômica geral o livre mercado e o liberalismo. Esse pensamento é positivo em setores que estão mais maduros e preparados que a pecuária de leite. Não existe uma válvula de saída de leite para que a balança comercial seja capaz de se equilibrar.

Portanto nesse momento, o produtor de leite brasileiro precisa de interferência governamental, até que se prepare para um futuro competitivo. O Brasil está em posição privilegiada em relação a outros países do mundo, principalmente do Mercosul, e nesse momento precisamos achar uma forma mais educada de falar para os outros países que querem nos vender leite: “CADA UM COM OS SEUS PROBLEMAS.”

Related posts

Búfalos: Pesquisas do IZ torna a Agricultura de SP referência internacional

Mario

Virbac lança o único anti-inflamatório com ação de 8 dias

Mario

Vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa começa em Minas em 1º de maio

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais