EVENTOS - DESTAQUESMeio Ambiente

Instituto Agronômico (IAC) promove 15º Seminário sobre Conservação do Solo e Proteção de Recursos Naturais

Nos dias 16 e 17 de abril de 2024, o Instituto Agronômico (IAC), a CATI e a APTA-Regional vão promover a realização do 15º Seminário sobre Conservação do Solo e Recursos Naturais” com objetivo de comemorar o Dia Nacional da Conservação do Solo, 15 de abril.

Data criada pela Decreto-lei n.º 7.876, de 13 de novembro de 1989 para homenagear ao americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881 – 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos e uma referência para os conservacionistas. A data é motivo para desenvolver um pensamento reflexivo e crítico sobre a importância da correta utilização do solo e dos recursos ambientais.

O evento tem como público alvo profissionais ligados à área de ciências agrárias e ambientais, além de administradores, gerentes, professores, estudantes e agricultores.

O encontro será gratuito, sendo coordenado pelos pesquisadores Isabella Clerice De Maria e Afonso Peche Filho com o apoio da Fundag. O programa de atividades contempla atividades em dois dias. No dia 16 de abril a programação é dividida em duas etapas, de manhã é a abertura em sequência quatro apresentações.

O engenheiro Leandro do Prado Wildner da EPAGRI–SC vai abordar a Difusão de Tecnologia em Conservação do Solo; em sequência o pesquisador Sebastião Wilson Tivelli da APTA Regional de São Roque apresenta os resultados da Rede Agroecológica Regional: Pesquisa e a Difusão. Após o intervalo o extensionista Antoniane Arantes de Oliveira Roque da CATI aborda sobre Capacitação Técnica e Ações de Conservação do Solo na Extensão Rural. Fechando o período da manhã o consultor Dr. Solismar Venszke Filho apresenta Novas Tecnologias relacionadas com a Microbiologia a Serviço da Conservação do Solo.

Após o almoço a programação contempla um painel com a participação de três entidades de agricultores: Ricardo Ralisch representando a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), Pablo Hardoim representando o GAAS – Grupo de Agricultores Sustentáveis e Araci Kamiyama representando os produtores do Instituto Brasil Orgânico. No dia 17 pela manhã, finalizando o evento, será ministrado na Fazenda Santa Elisa do IAC um minicurso com o tema“ Diagnóstico Conservacionista”.

O evento vem consolidar as iniciativas do IAC em organizar, difundir e aperfeiçoar as boas práticas agrícolas voltadas para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

Mais informações e inscrições poderão ser obtidas no IAC com a pesquisadora Isabella Clerice De Maria pelo e-mail isabella.maria@sp.gov.br e no Centro de Engenharia e Automação /IAC – Jundiaí (SP), pelo telefone 11 997014448, com Afonso Peche Filho ou Sônia Elisabete Pereira pelos e-mails afonso.peche@sp.gov.br ou sonia.pereira@sp.gov.br

Related posts

Semana Internacional do Café 2019 terá três campeonatos para profissionais

Mario

UPL leva biossoluções e linha para proteção vegetal à Agrishow, em Ribeirão Preto (SP)

Mario

Governo de São Paulo lança o AGRO EXPO INTERNATIONAL

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais