Image default
CaféEVENTOS - DESTAQUES

Começa hoje o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras em Franca (SP).

A cidade de Franca (SP) será palco neste mês de outubro do maior evento brasileiro de pesquisa cafeeira. De 23 a 26 de outubro, nas dependências do Centro de Convenções do Hotel Dan Inn (Rua Alfredo Tosi, 1088, Núcleo Alpha, Franca/SP) acontecerá o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Um Dia de Campo será realizado no último dia do evento na Fazenda Experimental de Café “Alta Mogiana”, na zona urbana da cidade.

O evento tem como principal objetivo promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

Promovido pela Fundação PROCAFÉ, Consórcio Pesquisa Café/EMBRAPA Café, IAC – Instituto Agronômico (SAA-SP), UNIUBE – Universidade de Uberaba (MG) e UFLA – Universidade Federal de Lavras (MG), o 44º Congresso contará este ano com 415 trabalhos para publicação e, destes, selecionados 110 trabalhos para apresentação oral. Todos serão publicado em um livro dos anais e um CD próprio.

Além disso serão realizados, em fins de tarde três seminários, abordando os temas: “Adubação de Cafezais e Gestão de Água de Irrigação”, “Cobertura Vegetal nas Ruas da Lavoura de Café” e “Gestão de Propriedades Cafeeiras”.

Durante a abertura do evento será realizada uma apresentação sobre Atual Conjuntura Cafeeira, lançamento de duas novas variedades de café e, homenagens do Mérito Cafeeiro à personalidades ligadas ao setor cafeeiro. Ainda, será concedida a Homenagem à CO-OPADAP como Colaborada à Pesquisa do ano de 2018.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do evento acontecerá no dia 23 de outubro, a partir das 9 horas da terça-feira. Será promovido um debate sobre a atual conjuntura cafeeira. Em seguida, será realizado o lançamento de duas novas cultivares de café.

A tradicional sessão de homenagens também terá o seu espaço. Serão conferidas homenagens do ‘Mérito Cafeeiro’ em duas categorias: à personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira.

No mesmo dia, a partir das 14 horas, o espaço está reservado para a apresentação de 19 trabalhos de pesquisa. Já a partir das 17 horas, os participantes poderão conferir as novidades em irrigação na cafeicultura, no seminário: “Adubação de Cafezais e Gestão de Águas na Irrigação de Cafezais”.

Confira a relação de trabalhos a serem apresentados somente nesta terça-feira:-

1. PRAGAS DO CAFEEIRO

1.1. BICHO MINEIRO
• Eficiência no controle do Bicho Mineiro, com diferentes inseticidas em aplicações via drench. PALERMO JUNIOR, GONÇALVES, SILVA.
• Comportamento dos predadores Chrysoperla externa e Ceraeochrysa cincta consumindo Bicho-Mineiro Leudoptera coffeella. DAMI, ALVES, SILVA, OLIVEIRA, VACARI.
• Avaliação de dose, número e época de aplicação do produto via solo Spirit (flutriafol + dinotefuran) em associação com inseticidas foliares, Danimen (fenpropatrina) e Cartap (cartape) no controle do bicho mineiro em café do Cerrado Mineiro. SANTINATO, VILELA, SANTINATO, GONÇALVES, ECHARDT, ARCEDA.

1.2. OUTRAS PRAGAS E NEMATÓIDES
• Avaliação do controle de broca-do-café com o inseticida Verismo® (metaflumizone) com diferentes adjuvantes. MENDONÇA, MATIELLO.
• Estudo da eficiência de controle de inseticidas à broca-do-café. SAN JUAN, CAPATO, SULZBACH, ANDRADE, BOR-GES.
• Monitoramento da broca do café, com armadilha bio broca (cairomônio sintético) e correlação com a infestação de frutos. BENVENGA, GITZ.
• Preferência da Cochonilha-da-Roseta (Pseudococcidae) por espécies de cafeeiros (Coffea spp). SILVA, SANTA-CECÍLIA, PRADO.
• Primeira ocorrência de alta infestação de caracol em lavoura de café, em Minas Gerais. SOUZA, SILVA, CAMPOS, MATOS.
• Nematoides de galhas em lavouras cafeeiras da região do Cerrado Mineiro. TERRA, SALGADO, FANTOBENE.
• Controle de Meloidogyne exigua em cafeeeiro arabica com uso de nematicida biológico Quartzo. LIMA, COSTA, ARPINI.
• Disseminação de Planococcus citri) nas regiões produtoras de café robusta (cv. conilon) no estado do Espírito Santo. FORNAZIER, MARTINS, CHIPOLESCH, ZANUNCIO-JR, FORNAZIER, DORZENONI, FORNAZIER, BOTACIM, FERREIRA, ZANUNCIO.
• Avaliação do nematicida Nimitz 480 EC no controle de Meloidogyne exigua no cafeeiro. FARIA, UEBEL, LEMOS E BENETTI, MONTEIRO.
• Efeito de diferentes dosagens de Rizotec (Pochonia chlamydosporia pc-10) sobre o controle de nematoides e produção de cafeeiros. OTOBONI, ANSELMO, SOUZA, MARQUES, TEZOTTO, LIMA.

2. DOENÇAS DO CAFEEIRO

2.1. FERRUGEM
• Dose e parcelamento do fungicida Flutriafol no controle da ferrugem do cafeeiro. MATIELLO, LACERDA, PAIVA, BARTELEGA.
• Avaliação dos fungicidas Basf aplicados via canhão atomi-zador no controle de doenças em café Arábica. KROHLING, MATIELLO, MENDONÇA.
• Viabilidade de fertilizantes a base de cobre como preventivo a doenças do cafeeiro. SILVA, DIAS.
• Mancozeb em mistura com fungicidas no controle da Ferrugem, Cercosporiose e Mancha de Phoma do cafeeiro visando manejo de resistência, uniformidade na florada e maiores produtividades. PERARO, POZZA, KORIAMA, KAJIHARA, MEGDA, CALIARI, SOUZA, RAMOS.
• Associação de fungicida Epoxiconazole e Piraclostrobina com Aminofosfito de cobre ubyfol e adjuvante multifuncional disperse ultra para controle de ferrugem. SANTOS, COSTA, PRAZERES, OLIVEIRA, SILVA.
• Eficiência de três programas da Adama no controle das principais doenças do cafeeiro na região da Alta Mogiana. FARIA, UEBEL, LEMOS, J FILHO.
• Fungicidas cúpricos: definição, classificação, modo de ação e importância na cultura do cafeeiro. LOPES, JUNIOR, FONSECA, RAMOS.
• Efeito das aplicações de inseticidas e ou fungicida/inseticida de solo no viveiro, com posterior aplicação em campo para o controle de doenças e pragas e produtividade do cafeeiro. PAIVA, LACERDA, BARTELEGA, MATIELLO, FERNADES, CONTE.
• Glucona de cobre na substituição de hidróxido de cobre para auxilio no controle das doenças do cafeeiro – ferrugem e cercosporiose. SILVA, SANTINATO, SANTINATO, JÚNIOR.

4.5. QUALIDADE DO CAFÉ
• Efeitos da secagem lenta à sombra na qualidade da bebida do café. REIS, TEIXEIRA, TEIXEIRA.
• Cultivar de café “Arara”, campeã de qualidade. MATIELLO, ALMEIDA, DIAS, FRANCO.
• Avaliação da qualidade do café, da cultivar “Arara”, em condições da Bacia de Furnas, no Sul de Minas Gerais. MATIELLO, DIAS, PEREIRA.

17h00 – 18h30 – SEMINÁRIO – “Gestão da Água na Irrigação em Cafezais e Cobertura Vegetal nas Ruas de Cafezais”
Coordenador – André Fernandes.
Palestrantes – Prof E. Mantovani e A. Calegari

Related posts

AGRISHOW 2023: Confira as principais novidades e lançamentos dos expositores na feira

Mario

GAtec leva tecnologia em gestão agroindustrial para a Fenasucro

Mario

Roberto Vélez Vallejo: “Colômbia vai retirar seu café da Bolsa de Nova York”

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais