Cafés EspeciaisEVENTOS - DESTAQUES

illycaffè divulga os cafeicultores finalistas do 33° Prêmio Ernesto Illy

Minas Gerais predomina com 38 produtores das regiões das Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas escolhidos entre as 760 amostras inscritas 

O 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso já tem seus 40 finalistas, que foram escolhidos minuciosamente após várias análises e testes às cegas realizados pela Comissão Julgadora da Experimental Agrícola do Brasil Ltda/illycaffè, responsável pela seleção e aquisição do café brasileiro para compor o exclusivo blend illy.

Minas Gerais, a maior região produtora do país, mais uma vez predomina na lista. Serão 38 produtores mineiros (das regiões das Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas) disputando a premiação com mais dois cafeicultores do estado de São Paulo. Os três melhores cafés brasileiros serão revelados na cerimônia de premiação, prevista para o março de 2024. O trio ganha a viagem ao exterior para participar do 9º Prêmio Ernesto Illy Internacional, quando será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados) e eleito o melhor café do mundo.

“A cada ano que passa nossa missão e responsabilidade aumentam à medida que contribuímos para a escolha daquele que pode se tornar o melhor café do mundo, como nesta edição de 2023, sem contar que essa disputa fica mais acirrada e a seleção dos 40 finalistas torna-se mais  difícil, já que os cafeicultores estão se aprimorando cada vez mais na produção de cafés de qualidade e com práticas agrícolas sustentáveis, alguns inclusive provenientes de agricultura regenerativa”, revela o presidente da Experimental Agrícola do Brasil Ltda e presidente da Comissão Julgadora, dr. Aldir Alves Teixeira.

Todos os anos, a equipe julgadora recebe amostras de diversas regiões do país e após inúmeras análises seleciona as 40 finalistas ao Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Nesta edição a empresa recebeu 760 amostras inscritas, enviadas das principais regiões produtoras de café arábica do país. Para selecionar as amostras finalistas, a Comissão Julgadora da premiação, composta por especialistas sênior em espresso da illycaffè, analisa quesitos como: cor, aspecto, seca, tipo, peneira, teor de umidade, torração e qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

Ainda durante a cerimônia do 33° Prêmio Ernesto Illy também serão revelados os vencedores regionais e os melhores classificadores que concorrem ao Prêmio Classificador do Ano. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diplomas.

Confira a lista dos 40 finalistas nacionais (a ordem alfabética não revela qualquer colocação):

ADOLFO HENRIQUE VIEIRA FERREIRAAGRO FONTE ALTAAGROPECUARIA DA PEDRAAGROPECUARIA VILA OSCARLINAALEXANDRE ARAUJO DE RESENDEANA LUIZA RESENDE PIMENTACANDIDO DE SORDI MACHADOCARLOS AFONSO MOREIRA SOARESCARLOS ALBERTO RIBEIRO DE ANDRADECARLOS ROBERTO DE MIRANDACLAUDIO NASSER DE CARVALHODECIO BRUXELEDIMAR DUTRA DE CASTROEDUARDO PINHEIRO CAMPOSELEN YUKA OKUYAMAFILIPE GUIDA DE OLIVEIRAFILOMENA ESTEFANIA DE MATTOS COUTOFLAVIO DA COSTA FIGUEREDOGERMANA PERES DE QUEIROZ FONSECAGUSTAVO BORIN BARTHOLO JOAO DE DEUS TRANQUILLINIJOSE HIROITI OKUYAMAJOSIANI MORAES DA SILVAJUCEMAR ALVES MOREIRALISIA BATISTA DE CASTROLUIZ ANTONIO TONINMABEL LIMA DE SOUSAMARCELO COCCO URTADOMARIA CACILDA CESTER ARROYOMATHEUS LOPES SANGLARDRAIMUNDO DIMAS SANTANARAIMUNDO DIMAS SANTANA FILHORENATO ASSIS MOREIRARODRIGO GRASSANOROSA MARIA MARTINS VITRALSANDRA LELIS DA SILVASAO MATEUS AGROPECUARIATANEA TERESA TONINTULIO MAMBRINIVERA MARIA AFFONSECA GARCIA CORREA 

Related posts

Rotam do Brasil reforça marca durante ANDAV 2019

Mario

Nutrição complementar via folha é fundamental para a agricultura no Cerrado

Mario

Casal de agricultores de Pedralva (MG) faz sucesso na produção de café orgânico

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais