Cafés Especiais

Grupo 3corações lança Programa de Verificação para aquisição de grãos de Cafés Especiais 85+

COFFEE VERIFIED® nasce com os novos cafés da linha Rituais Cafés Especiais 85+ pontos e assegura a garantia de qualidade, rastreabilidade, valorização e conformidade.

O Grupo 3corações, uma das maiores empresa de cafés do Brasil, tem o compromisso de impulsionar constantemente iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável na cadeia do café. Com a atualização de sua matriz de materialidade, em 2023, o Grupo incorporou temas críticos como gestão de fornecedores, fortalecimento da cadeia, bem como questões ambientais que abrangem a gestão da água, de resíduos e de biodiversidade. Segundo Pedro Lima, Presidente do Grupo 3corações “é grande a responsabilidade que temos com as pessoas, com o produto que oferecemos e com o desenvolvimento do setor cafeeiro no Brasil e no mundo”.

Neste contexto, a 3corações acaba de anunciar o novo Programa de Verificação para aquisição de cafés especiais 85+. Com este programa, a empresa se compromete a garantir que, nos próximos anos, a origem dos grãos adquiridos seja completamente rastreada e assegurada, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade no setor cafeeiro.

Esta iniciativa faz parte da Agenda ESG da 3corações e fortalece o seu comprometimento com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva do café. O Programa COFFEE VERIFIED® solidifica os compromissos que permeiam a trajetória do Grupo 3corações há mais de 60 anos através de quatro pilares: qualidade, valorização, rastreabilidade e conformidade, complementa Pedro Lima.

A primeira linha fruto do Programa acaba de ser lançada, com os novos cafés especiais Rituais 85+ pontos. O alto padrão de qualidade é assegurado uma vez que os cafés possuem 85+ pontos e são assinados por Silvio Leite, um dos profissionais mais renomados do mundo no universo de especiais. A valorização ocorre, pois, os grãos são adquiridos diretamente com o produtor e com remuneração acima do preço de mercado. Como os cafés Rituais são fruto de DIRECT TRADE, a rastreabilidade é uma consequência que chega até as embalagens que são personalizadas uma por uma com foto e nome do produtor, origem, fazenda, características do café, contam com selo “Eu Reciclo” em que a cada produto vendido, uma outra embalagem é reciclada, assegurando, assim, a cadeia de compensação ambiental.

conformidade nos âmbitos sociais, ambientais e de governança é o principal ponto do Programa de Verificação COFFEE VERIFIED®, que será conduzido em parceria com a AGROTOOLS, empresa referência com maior plataforma líder de tecnologia avançada para o agronegócio, que utiliza bases públicas ou publicamente acessíveis conforme gerenciadas e disponibilizadas por suas fontes para realizar monitoramento espacial em tempo real a partir de dados e geoprocessamento. A AGROTOOLS possui o maior banco de dados do agronegócio do mundo, portanto esta parceria proporciona a confiabilidade necessária através de uma empresa isenta que entrega soluções digitais seguras para o monitoramento mensurável, reportável, verificável e escalável.

“Essa parceria entre AGROTOOLS e 3corações representa um marco que impulsiona a eficiência e a sustentabilidade no agronegócio. Isso se torna possível devido à inovação tecnológica, aliada ao engajamento em fomentar esse ecossistema através de duas empresas com compromisso notório em prol do meio ambiente cada vez mais sustentável”, destaca Rafael Gomes, COO e CIO da AGROTOOLS.

O Programa adota um protocolo com critérios passíveis de monitoramento digital e implementa os processos junto à Agrotools para garantir que a originação dos grãos de cafés especiais 85+ estejam em cumprimento com as leis estabelecidas na legislação brasileira. A verificação é feita utilizando dois documentos: o CPF/CNPJ do produtor de café e o CAR (Cadastro Ambiental Rural) da propriedade. Serão analisados os critérios chamados de “lista” para identificar algum tipo de não conformidade atrelado diretamente ao produtor e com o CAR será analisado critérios de polígono para verificar que a origem dos grãos fornecidos para a 3corações esteja em plena concordância com a legislação ambiental vigente e nos padrões de sustentabilidade.

Após a Verificação, um diagnóstico de sustentabilidade é emitido e o produtor de Cafés Especiais 85+ pontos é qualificado em três categorias, são elas: apto, quando as verificações dos critérios de lista e polígonos não apresentam qualquer restrição; apto com ressalvas, quando as verificações dos critérios de lista e polígonos não apresentam qualquer restrição porém são identificados pontos de melhorias, neste caso um plano de ação será sugerido ao produtor para que seja ser apresentadas no prazo adequado; e inapto, quando as verificações dos critérios de lista e polígonos apresentam qualquer não conformidade com o presente protocolo.

Com o Programa COFFEE VERIFIED® o Grupo 3corações inicia sua própria verificação dos Cafés Especiais. Para isso, a 3corações somará outras exigências aos critérios detalhados no Protocolo vigente com objetivo de aumentar a robustez do Programa, que exigirá coletas de dados à campo, aplicação de questionários e/ou assinaturas de documentos autodeclaratório dos produtores.

Sobre o Grupo 3corações

O Grupo 3corações, empresa líder do segmento de cafés no Brasil, possui um portfólio completo em todas as categorias de cafés: desde tradicionais, especiais, cápsulas, solúveis, instantâneos, até cafés prontos para beber. É reconhecida como líder absoluta nas categorias torrado e moído, bem como em cappuccinos.

Além da marca nacional 3 Corações, o grupo detém mais de 30 marcas de cafés, entre elas: Santa Clara, líder no norte e no nordeste, as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus, Cruzeiro, entre outras. Também comercializa filtros, porta filtros e acessórios.

A empresa é referência em inovação com a solução exclusiva TRES®️, que conta com um portfólio de máquinas de café e multibebidas, e oferece mais de 40 sabores entre cafés espressos, bebidas cremosas, chás e cafés filtrados em cápsulas.

Além de proporcionar diferentes experiências e possibilidades de consumo de cafés, o grupo também atua no segmento de refresco em pó (Frisco e Tornado), achocolatado (Chocolatto), temperos e derivados de milho (Claramil, Dona Clara e Kimimo).

Em 2020, ingressou em novos segmentos como leites vegetais e isotônicos naturais, fruto da joint venture com a Positive Brands, detentora das marcas A Tal da Castanha, Jungle, Plant Power, entre outras.

Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), 9 Plantas Fabris, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa Integradora e a Escola de Serviços e Sabores.

Está presente em mais de 400 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial próprias. O grupo 3coracoes também exporta café para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos.

Related posts

INPI reconhece Denominação de Origem para cafés da Canastra (MG)

carlos

Presidente da ACIAM participa de evento de cafés em Alto Caparaó (MG)

Mario

Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares (ES) chega à fase de degustação

Mario

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais