fbpx
Revista Attalea Agronegócios
Eventos EVENTOS - DESTAQUES NOTÍCIAS Política Agrícola

Governo Federal lança Jornada das Águas para fomentar desenvolvimento

No município de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, o casal Silmar de Castro Mota e Vicente Paulo Costa Melo unem a produção do tradicional queijo canastra com a sustentabilidade. Donos de uma pousada rural há mais de 20 anos, eles fizeram um reflorestamento e preservação ambiental do terreno ao longo de sete anos antes de se dedicarem a produção dos queijos que faz parte da quarta geração da família. Atualmente, eles produzem 12 peças por dia do queijo Santuário do Mergulhão, vendido para empórios e comércios da  região e premiado três vezes pelo Mondial du Fromage, na França.  Integrantes da Associação de Produtores de Queijo Canastra, eles tiveram apoio do Sebrae para profissionalizar a comercialização.  

“Era a ajuda que nós precisávamos neste setor de queijaria, porque não tínhamos prática, apesar de fazer parte da nossa família. O Sebrae veio para agregar, inclusive a identidade visual foi desenvolvida com o apoio do Sebraetec”, contou a produtora.  

Nesta segunda-feira (18), o queijo Santuário do Mergulhão integrou a Mostra de Produtos Locais, realizada no lançamento da Jornada das Águas, em São Roque de Minas. Ao lado de outros produtores da região, eles foram selecionados para fazer parte da Rota da Integração que começou por Minas Gerais e irá passar por outros nove estados brasileiros para fortalecer as cadeias produtivas regionais, visando o desenvolvimento por meio do avanço do ambiente de negócios e do incentivo a potenciais empreendedores.  

A iniciativa do Sebrae integra uma série de ações que fazem parte da Jornada das Águas, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em quatro eixos de atuação: Infraestrutura – com obras que levarão água aos moradores das regiões mais secas do país; Sustentabilidade, com ações de saneamento básico, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água; Desenvolvimento econômico e social – com apoio à organização de arranjos produtivos locais e Melhoria da governança – com a modernização de normativos estruturantes para o setor.  

“É uma alegria imensa do Sebrae participar da Rota da Integração e da Jornada das Águas que começa aqui na Serra da Canastra, na terra do Queijo da Canastra, do Selo Arte e nascente do Rio São Francisco”, celebrou o presidente do Sebrae, Carlos Melles, ao participar do evento de lançamento das iniciativas ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Ministério do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.  

Na ocasião, o ministro Rogério Marinho destacou que em Minas Gerais nasce o Rio São Francisco, que integra o país. Segundo ele, a Jornada das Águas representa a solidariedade que deve haver entre os estados brasileiros. “Queremos deixar um legado de respeito e responsabilidade com o Meio Ambiente, mas, sobretudo, com as pessoas que devem estar integradas no processo de desenvolvimento”, declarou.  

Durante a cerimônia, o presidente Bolsonaro antecipou que deve resolver nesta semana a extensão do Auxílio Emergencial e o preço do Diesel. Segundo ele, as soluções não são fáceis, mas o governo tem obrigação de buscar resolver os problemas do país. Ele destacou que apesar do desemprego, o emprego formal no país tem crescido. “Sabemos da questão do desemprego, mas devemos destacar que o emprego formal, com carteira assinada tem crescido. Terminamos 2020, ano da pandemia com mais empregos do que 2019”, ressaltou.  

A Jornada das Águas, lançada em Minas Gerais, passará ainda por Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe. 

FONTE: Sebrae – sebrae@maquina.inf.br

Related posts

Solução garante o máximo aproveitamento de nutrientes e defensivos nas pulverizações agrícolas

Revista Attalea Agronegócios

Projeto Cafeicultura de Rondônia realiza Seminário Regional

Revista Attalea Agronegócios

Meliponicultura: Sindicato Rural de Franca realiza curso em parceria com Prefeitura

Revista Attalea Agronegócios

Deixe um comentário