Powered by Rock Convert
Revista Attalea Agronegócios
Bovinos de Leite

Girolando: avaliação genômica das vacas e sumário de touros será lançado durante Megaleite

A divulgação dos sumários ocorre às 19h30, no auditório do IMA, no Parque da Gameleira.

O Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando lança nesta quarta-feira (19), durante a Megaleite, a Avaliação Genômica de Vacas/2019 e o Sumário de Touros (Resultado do Teste de Progênie/2019).

O Programa comemora muitos avanços em relação à 2018. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Cláudio Panetto, a base de dados passou de 166 mil para 204 mil lactações, ou seja, um aumento de aproximadamente 38 mil lactações.

“Tivemos também os primeiros touros da raça com PTA Leite acima de 1.000 kg, ou seja, a capacidade de o touro transmitir para suas filhas esse potencial de produção”, afirma o pesquisador.

A genômica aumentou sua importância na pré-seleção de touros jovens para o teste de progênie com a inclusão da PTAG no índice de classificação final.

“Pela primeira vez tivemos a publicação da PTAG (PTA genômica) no Sumário de Touros”, diz Panetto. Quanto ao sumário de vacas, a publicação da PTAG de fêmeas passou a ser para animais até 36 meses de idade. Panetto prossegue: “As centrais de inseminação passaram a utilizar a PTAG na contratação de touros jovens, ou seja, nosso trabalho está causando impacto diretamente no mercado de sêmen”.

Isso representa uma melhoria da qualidade do sêmen dos touros que estará disponível no Brasil. Também ocorreu um grande impacto na seleção de fêmeas pelos criadores, com mais de três mil animais genotipados pelo Clarifide Girolando.

O teste de progênie da raça Girolando começou a ser realizado em 1997, resultado de uma parceria da Girolando com a Embrapa Gado de Leite. No ano de 2007, foi implantado o Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG), o que permitiu não somente a interação com os programas já existentes na Associação, como o serviço de registro genealógico, o teste de progênie e o serviço de controle leiteiro, mas também a criação do sistema de avaliação linear (SALG).

A parceria de sucesso que une a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando) e a Embrapa Gado de Leite em prol da raça Girolando é parte fundamental da grande revolução que vem ocorrendo na cadeia produtiva do leite brasileira.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o Resultado do Teste de Progênie/2019 é um marco na história de sucesso da raça. Parte deste sucesso é creditada à disponibilização do serviço Clarifide Girolando no mercado, fruto da parceria público-privada entre a Embrapa Gado de Leite, Girolando, CRV Lagoa e Zoetis.

O Clarifide Girolando é a primeira ferramenta de seleção genômica em bovinos leiteiros desenvolvida no Brasil e a única no mundo para a raça Girolando. Seu uso pelos produtores deverá resultar na aceleração do progresso genético dos rebanhos nacionais, pelo aumento das acurácias dos valores estimados e pela diminuição do intervalo de gerações, levando a aumentos da produção, da produtividade e da eficiência dos rebanhos leiteiros.

FONTE: Rubens Neiva – Embrapa Gado de Leite
rubens.neiva@embrapa.br

Related posts

[Glayk Humberto e Vânia Mirelle] – Impactos da nutrição sobre a reprodução de vacas leiteiras

Revista Attalea Agronegócios

Roterdã terá a primeira fazenda de pecuária flutuante do mundo

Revista Attalea Agronegócios

STF acata pleito da ASBIA e determina retomada da técnica inseminação artificial bovina na Paraíba

Deixe um comentário